quarta-feira, 31 de outubro de 2007

FALSAS NOTICIAS SOBRE A ACADEMIA


Foi publicado no jornal “a bola” que já havia projecto para a Academia de Futebol do Sporting Clube de Braga e inclusive já havia terreno, ora acabo de ouvir o presidente do meu clube e o próprio presidente da câmara de Braga na rádio que desmentirão todas a notícias que vinham naquele jornal, por isso as notícias são totalmente falsas.

INTERNET GRÁTIS NOS AUTOCARROS


Agora, os passageiros que fazem o percurso entre Porto e Guimarães ou Braga a bordo de um autocarro terão mais com que se entreter: navegar de graça na Internet. A empresa de transportes rodoviários Arriva quer, adiantou o responsável Manuel Oliveira, equipar uma parte significativa da sua frota de 240 viaturas com antenas capazes de assegurar ligação sem fios à Internet. A iniciativa "pioneira no país" já está disponível em quatro autocarros, em regime experimental, devendo a curto prazo ser estendida a mais viaturas da Arriva. Os estudantes dos pólos universitários do Grande Porto e do Minho são o principal público-alvo - afinal, são eles os que fazem dos gadgets electrónicos os seus objectos inseparáveis (é, pelo menos, o que nos diz o senso comum). "Acreditamos que os jovens serão aqueles que aderirão mais rapidamente, mas o serviço foi pensado para todos os passageiros", esclareceu Manoel Oliveira, que preferiu não adiantar mais pormenores antes da apresentação pública do projecto, no âmbito de uma viagem inaugural entre Porto e Braga agendada para hoje de manhã. Para usufruir do novo serviço, basta que o passageiro tenha consigo um computador portátil ou um PDA com dispositivo wireless. Só foi possível chegar a tamanha simplicidade, refere Manuel Oliveira, graças à tecnologia desenvolvida pelos parceiros da Arriva nesta aventura digital sobre rodas: a Optimus, a AMI Informática e a Net Dominium. Engana-se quem pensa que é necessário instalar uma grande parafernália para, num autocarro em andamento, assegurar uma conexão estável à Internet. De acordo com a mesma fonte, basta afixar uma antena - "um aparelho muito pequenino" - na cobertura do veículo. Quer isto dizer que, nas últimas semanas de ajustes técnicos, o leitor poderá ter andado num dos autocarros equipados sem sequer ter dado conta disso. fonte: publico. É de louvar que haja empresas que invistam nas novas tecnologias, até que esta iniciativa servirá também para atrair novos passageiros, é pena que a cp não adira também a esta iniciativa, isto poderá ser o princípio de uma revolução nos transportes públicos.

terça-feira, 30 de outubro de 2007

"JORGE COSTA DEIXOU O S.C.BRAGA"


Comunicado da S.A.D. do Sporting de Braga:


"Após o jogo com a Naval, o presidente António Salvador, reuniu-se com o técnico e depois de uma pequena conversa, comunicou-lhe a decisão, imediatamente aceite e entendida pelo treinador.
As exibições menos conseguidas e os resultados verificados, nada condizentes com os objectivos e pergaminhos do clube, estiveram na base desta decisão.
No entanto, a SAD do S. C. Braga não pode deixar de agradecer o brio profissional e a dedicação ao clube demonstrada por Jorge Costa durante o tempo em que serviu o S. C. Braga.
O trabalho da equipa foi entregue provisoriamente aos técnicos-adjuntos."


Quem será o novo treinador do Sporting Clube de Braga??

FARTO DE IMCOMPETÊNCIA


Sempre pensei que os clubes ficam e os treinadores passavam, não percebo porque é que aquele senhor ainda lá está, um treinador que nem sabe o que faltou há equipa para ganhar no jogo de ontem não é treinador para o Braga, também não percebo a teimosia do presidente em manter Jorge Costa como treinador, já devia ter sido despedido há muito tempo, quantos mais desaires vão ser precisos para Jorge Costa ser despedido???

segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ESTUDO DE MOBILIDADE PARA BRAGA


O estudo está a ser desenvolvido pelos Transportes Urbanos e pelo departamento de Sociologia da Universidade do Minho e é apoiado pela Direcção Geral de Transportes.A fase dos inquéritos de rua começou na passada sexta-feira e a administração dos TUB pede a colaboração de quem for abordado para responder às perguntas.Através do estudo de mobilidade, os Transportes Urbanos de Braga querem saber se a oferta está de acordo com a procura e saber qual o perfil do utilizador dos transportes públicos, vamos ver qual será a resposta dos bracarenses, espero que isto seja o princípio da revolução do sistema de transportes na nossa cidade.

CARTOON DA SEMANA


domingo, 28 de outubro de 2007

UNIVERSIDADE RICA DO MINHO


Fiquei espantado quando hoje (domingo) li num diário da nossa praça que a nossa Universidade do Minho gastou oitenta e oito mil euros num campo de golfe, o primeiro campo universitário de golfe em Portugal e segundo diz essa noticia foi pago por receitas próprias da universidade, os serviços de acção social da U.M. argumentaram tratar se de um projecto inovador, desculpem lá INOVADOR??? , não sei onde está a parte inovadora visto que em Portugal há tantos campos de golfe, dizem também que será para testar um robô mecânico que fará a recolha das bolas de golfe no dito campo, não haveria maneira de fazerem um contrato programa com um campo de golfe da região (ex: ponte de lima), e aí testariam as suas máquinas de recolha de bolas de golfe???, há uns tempos atrás tivemos o reitor da U.M. a queixar se de que “não haveria dinheiro para pagar os ordenados dos professores” mas parece que afinal há dinheiro que chegue e sobra na U.M., até já têm campos de golfe!!!, e porque este blog não é só para escrever mal de tudo e todos venho louvar isso sim o projecto de pôr os universitários a andar de bicicleta no percurso das residências para a U.M.

sábado, 27 de outubro de 2007

SUGESTÃO PARA O FIM DE SEMANA


COMPANHIA NACIONAL DE BAILADOPROGRAMA PRIMAVERA
PASSO CONTÍNUO MAURO BIGONZETTITHE VERTIGINOUS THRILLOF EXACTITUDE WILLIAM FORSYTHETREZE GESTOS DE UM CORPO OLGA RORIZDUALIDADE GAGI KISMAILIAN
30 anos de CNB, 4 coreografias exemplares: “Passo Contínuo”, de Bigonzetti, que a Companhia Aterballetto estreou em 2005, com música original de Antongiulio Galeandro; “The Vertiginous Thrill of Exactitude”, de Forsythe, sobre o último andamento da Nona Sinfonia de Schubert, estreada pelo Frankfurt Ballet em 1996; “Treze Gestos de um Corpo”, de Roriz, cuja estreia absoluta, pelo Ballet Gulbenkian, teve lugar há exactamente 20 anos, com música de António Emiliano; e “Dualidade”, de Ismailian (arménio residente em Portugal), que integra temas de Amália Rodrigues e de Wim Mertens.
27 OUT SÁBADO 21H30 SP
www.cnb.pt25euros20euros M/3

BRAGA DESNORTEADA


Publico aqui uma crónica do jornalista do Jornal de Notícias Elmano Madaíl que achei interssante:
Braga anda a ser notícia, nos últimos dias, pelas piores razões, levando a crer que se trata de urbe disfuncional. O que é injusto. Embora padeça das dores do crescimento acelerado, a cidade reflecte, nos episódios que os jornais reportaram, as metástases que vão matando o país. Simplesmente, o acaso e a geografia quiseram que se concentrassem todos, e a um só tempo, no mesmo local. A verdade, porém, é que a demagogia de mau gosto quase terrorista, a estupidez que capitaliza a passividade de cidadãos deprimidos e mal formados, e a barbárie dos meninos mimados que pululam nas universidades não são um exclusivo bracarense. Longe disso.

Demagogia terrorista
Nem sempre os fins, por mais nobres que sejam, justificam os meios. A nobreza, porém, escasseia, e as boas intenções são o combustível do Inferno. O prudente adágio ficou provado com a publicidade abjecta que a União Distrital das Instituições Particulares de Solidariedade Social de Braga (UDIPSSB) publicou em dois diários bracarenses. Nela, a frase alarmista "Pode ser o seu filho!" - sim, exclamativa, como é uso dos boçais, que julgam fazer-se ouvir melhor gritando - acompanha a foto de um menino cheio de hematomas, que a UDIPSSB diz tratar-se do Rui, de 7 anos, e que terá sido insultado e agredido por frequentar o prolongamento de horário na sua escola, organizado pelas Associação de Pais e Junta de Freguesia. Ilegais, garante a UDIPSSB. Todavia, o Rui não existe e a situação, segundo a Segurança Social de Braga, nunca ocorreu - é inteiramente inventada para ilustrar a mensagem da UDIPSSB "Escolha para o seu filho um ATL legal e de confiança", que será, claro, um dos sócios da UDIPSSB. Ora, se a UDIPSSB tem conhecimento de alguma destas ilegalidades, deveria, antes de apelar ao instinto protector dos pais, antes de explorar os seus medos e temores, antes de lhes infundir o terror, denunciar tais casos às autoridades competentes. O que ainda não fez. E depois explicar às pessoas que são donos de um negócio, e que o negócio já conheceu melhores dias. E que, por detrás da estrídula retórica, o objectivo último desta campanha infame é cativar clientes. Porque o descaramento tem limites, principalmente quando apela à delação de casos de ATL ilegais contactando a UDIPSSB, que não tem quaisquer competências fiscalizadoras. Melhor seria que fizessem publicidade, sim, mas exaltando as virtudes dos seus serviços. E, já agora, fiscalizar os próprios associados. Denunciando os prevaricadores. Provavelmente, não lhes faltarão motivos para se preocuparem.

Estupidez caucasiana
Uma cidadã guineense, Djariatú Fatú Lopes Mané, foi insultada e quase agredida fisicamente por um imbecil, num parque infantil em frente à igreja dos Congregados, em pleno centro de Braga. A PSP foi chamada ao local e, segundo a queixosa, mostrou-se complacente com a besta agressora, André B., muito para lá do aceitável. André B. deveria ter sido preso imediatamente, por tentativa de homicídio simbólico porque tentou negar a igualdade do outro enquanto indivíduo, desumanizando-o, ensaiando a sua morte cívica. Mas, provavelmente, a PSP deixou André B. ir em paz por ser inimputável.
Barbárie mimada
As universidades nasceram com o intuito de promover a excelência, de criar elites intelectuais que, dotadas de competências superiores e treinadas na exigência do raciocínio complexo, consigam ver mais longe do que a mediania. Mas, conforme demonstrou a peleja absurda que envolveu, anteontem, estudantes universitários do Porto e de Braga, é difícil alcançar tais objectivos quando a perspectiva desses meninos mimados, e a quem tudo é permitido, se tolda tantas vezes com a bebedeira frequente para que julgam estar licenciados. A culpa não é deles é de quem se ri e aplaude, alarve, o espectáculo grotesco do corolário etílico por altura da Queima das Fitas. Patrocinada pelas cervejeiras, que são quem mais mima tão doutos clientes.

Resgate cultural
No meio desta anomia, safam- -se o circo e a bola. Razão teriam os romanos que, para pacificar o Império, concediam ao povo o pão do sustento e o circo do contento. O pão já vai faltando num distrito que acumula desempregados, mas a dimensão circense está bem e recomenda-se em Bracara Augusta o Sporting de Braga lá arrancou um resultado satisfatório na Europa e o Theatro Circo tornou- -se paradigma cultural para o país. Sem alarde.

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

minhoactual.TV


Muita gente fala que Braga devia ter uma televisão própria, que se deveria desmarcar do Porto, do centralismo de Lisboa. Mas ninguém faz nada. Nem cria uma televisão, nem vê a que já existe, esta mensagem está no blog Mesa da Ciência associo me ao mesmo para dar a conhecer a unica televisão dedicada ao Minho o "minhoactual.TV" , para que mais gente vá á pagina do minhoactual.TV saber notícias da nossa região.

O HEROI

BOLTON-1/BRAGA-1
71' - Lance polémico na área Bolton. Andy O'Brien entra em carrinho sobre Zé Manuel, isto era penalti, enfim só o arbitro não viu.
foto:record

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

BBBBBRRRRRRAAAAAGGGGGAAAAAA

COM RAÇA E DETERMINAÇÃO O GRANDE SPORTING CLUBE DE BRAGA GANHA.
FORÇA BRAGA.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

THEATRO CIRCO DE PARABÉNS


Faz esta semana um ano que reabriu o Theatro Circo, espaço que esteve encerrado para obras de remodelação durante quase uma década. O primeiro aniversário é assinalado com a actuação da Companhia Nacional de Bailado. Muita satisfação é o sentimento que sobressai nas palavras de Paulo Brandão, que destaca a grande adesão ao longo dos meses e não apenas nas primeiras semanas. Fonte: d.m. Por detrás desta grande sala de espectáculos está uma grande equipa, e todas as equipas têm um capitão e esse capitão chama se Paulo Brandão, ele tem muito mérito pois fez do Theatro Circo uma sala de espectáculos de referência de renome nacional e internacional, conseguiu por Braga no mapa no que toca á cultura, sempre com bons espectáculos, as assistências essas setenta mil pessoas num ano é obra, vêm de todo lado até do país vizinho, espero que o Sr. Paulo Brandão fique por muito tempo e que continue a tornar a bela sala de espectáculos do Theatro Circo numa sala de sonhos, divertimento, alegria, e encanto.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

CARTOON DA SEMANA


PARQUE NATURAL PENEDA - GERÊS


Durante dois dias uma das partes mais bonitas do Minho, do nosso belo Gerês ardeu, o fogo lavrou entre a freguesia de Vilar da Veiga e o miradouro da Pedra Bela (tão bem conhecido) e transformou setenta hectares de mato e pinheiros mansos do único parque natural do país em cinzas, além do azar houve sorte visto que as chamas pouparam os espécimes únicos da fauna e flora locais daquele parque cuja importância ecológica é bastante reconhecida, o incêndio só pode ter sido ateado pois o mesmo só começou a lavrar ao fim da tarde quando já nem sequer havia muito calor mas as autoridades estão a investigar e espero que apanhem o culpado e o castiguem com uma pena exemplar. Esta triste notícia acontece após alguns dias o Parque Nacional Peneda - Gerês ter comemorado o seu 10º aniversário como Parque Transfronteiriço Gerês - Xurés (PTGX). Mais se informa que os governos de Portugal e Espanha preparam uma candidatura conjunta do (PTGX) á Unesco com vista a que o Parque Natural se torne Património da Humanidade. Fica aqui uma foto da bela paisagem do Gerês tirada do Miradouro da Pedra Bela.

domingo, 21 de outubro de 2007

RACISMO ATÉ QUANDO???


Djariatú Fatú Lopes Mané estava com o filho Rui, de três anos, num parque infantil em pleno centro de Braga, em frente à igreja dos Congregados. Vigiando as brincadeiras do petiz, alarmou-se quando os pais de outra criança forçaram o Rui a sair do baloiço, para que o filho deles ocupasse o equipamento. "Vi o meu filho a ser arrancado pelo senhor, caindo no chão com o lábio superior a sangrar. Corri em auxílio, perguntando o porquê de tal barbaridade. Ele respondeu "O meu filho está no seu país e tem todo o direito de estar no baloiço que o seu filho está a ocupar indevidamente".Djariatú ficou mais perplexa quando a mãe e a avó da outra criança embarcaram no insulto. "Chamaram-me preta, macaca e prosseguiram 'Vai para a tua terra. Estás em Portugal atrás de comida. Em África passavas fome e vivias no mato'", diz a guineense. Fonte: j.n.
È preciso ter muita lata para tirar uma criança do baloiço á força, magoa-la, e no fim dizer todas aquelas barbaridades á sua mãe, mas que mentalidade tem as pessoas em pleno séc. XXI esse senhor que fez isto, que também é pai, devia ter vergonha na cara pois deu um péssimo exemplo ao seu filho, fico mais indignado, quando isto que aconteceu, se passou na minha cidade Braga. Como disse uma personagem da nossa praça “isto é um país de doidos”.

MOSTEIRO DE TIBÃES


O Mosteiro de São Martinho de Tibães, em Braga, vai apresentar uma candidatura ao Quadro de Referência Estratégico Nacional para a execução da segunda fase das alas Norte e Ponte, onde serão implementadas as valências museológicas e museográficas. Este anúncio foi feito ontem pela directora, no final de uma visita às obras de recuperação e reabilitação do Noviciado, Ala Sul e Claustro do Refeitório, empreitada orçada em 3,5 milhões de euros e que deve ficar concluída em Setembro de 2008. Fonte: d.m.

sábado, 20 de outubro de 2007

APOIAR OS SEM ABRIGO


Num destes dias fui passear pela avenida da liberdade abaixo e quando cheguei ao pé do hotel de turismo resolvi atravessar para o outro lado da avenida através da passagem inferior, desci as escadas e quando cheguei ao túnel propriamente dito deparei me com um cheiro horrível, uma imensa escuridão, resto de fogueiras. Num dos topos do túnel estavam cartões, cobertores pertencentes a quem ali costuma dormir, este fenómeno parece que está a crescer infelizmente em Braga, debaixo da “arcada” também costumam ficar algumas dessas gentes sem casa, sem família, e ninguém para lhes dar calor humano, com este fenómeno a crescer em Braga é pena que não haja uma associação para ajudar os sem abrigo na nossa cidade, há vários instituições de solidariedade mas nenhuma abrange este “doença” que tende a crescer. Deixo aqui uma mensagem a AGERE que diariamente faz limpeza às ruas, porquê deixar para trás as ditas passagens inferiores, com o hotel de turismo perto, os turistas que passam por ali devem ficar com uma má imagem de Braga.

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

AR DO NORTE COM FRACA QUALIDADE




As palavras de Carlos Lage, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N), enunciam a fraca qualidade do ar que respiramos, especialmente nas grandes aglomerações habitacionais e alarmam ainda mais quando a OMS faz saber que, todos os anos, e devido a problemas de saúde motivados pelos efeitos da poluição atmosférica, morrem três milhões de pessoas.Os motivos para este decréscimo e agravamento da qualidade do ar é, afinal, um mal que dura há alguns anos e o motivo é identificável por todos: “O carro é, sem dúvida, um dos principais poluidores das cidades, mas é uma máquina miraculosa que, infelizmente, ainda ninguém consegue deixar”, sustenta Lage. As indústrias são também outra das preocupações, mas “infelizmente, ainda não existe legislação em Portugal que vigie os efeitos dos cheiros na sociedade”. O Metro do Porto é um excelente exemplo da melhoria da qualidade na emissão dos serviços, e a STCP substituiu os autocarros movidos a gasóleo por novos equipamentos a gás natural”.(fonte: primeiro de Janeiro)
O Sr. Carlos Lage tem toda a razão quando afirma que o grande mal para a fraca qualidade do ar no norte é os carros, concordo com o Sr. Carlos Lage, mas para reduzirmos a poluição do ar é preciso ter bons transportes públicos, é preciso que haja parques de estacionamento grátis nas periferias das cidades para que as pessoas possam deixar o carro fora da cidade e apanhem o autocarro para o seu emprego, os autocarros tem que estar bem conjugados com outros transportes para que os habitantes dessas cidades larguem o carro.
Outro aspecto que gostaria de frisar foi a afirmação do Sr. Carlos Lage que diz “a STCP substituiu os autocarros movidos a gasóleo por novos equipamentos a gás natural”, é pena que os Transportes Urbanos de Braga e outras empresas do Norte não possam fazer o mesmo com toda a sua frota e porque será? Porque os apoios dados pelo estado a estas empresas são uma desigualdade enorme, se todas estas empresas tivessem apoios justos dados pelo estado deixariam de circular centenas autocarros velhos e sem condições para circularem.

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

"JOÃO ROBY" FILHO DA TERRA





João Borges de Faria Machado Pinto Roby de Miranda Pereira nasceu no solar de Infias em Braga a 30 de Dezembro de 1875. Filho primogénito de uma família de sete irmãos, frequentou o curso secundário no liceu de Braga e depois no colégio de Nossa Senhora da Glória no Porto, com um aproveitamento admirável (tanto em Ciências como em Letras evidenciou notáveis aptidões intelectuais sendo um dos seus principais centros de interesse a História de Portugal onde podia encontrar narrativas dos seus antepassados). Outra faceta curiosa e definida na mentalidade de João, foi sem dúvida a decidida disposição para a Marinha o que desde os verdes anos se manifestou quer nas suas brincadeiras quer nas leituras escolhidas e que veio a transformar-se em insofismável vocação.
Concluído brilhantemente o curso liceal, João dirige-se a Lisboa onde se matricula na Escola Politécnica a fim de tirar as indispensáveis cadeiras de preparatórios.
É a 7 de Novembro de 1890, ainda com 14 anos que vê realizado o sonho de entrada na Escola Naval, com a patente de aspirante de 2ª classe.
De todos os recém-alistados João era o mais franzino fisicamente o que por singular capricho do destino a este facto ficou devendo a mudança do nome com o qual se imortalizou.
A 3 de Novembro de 1894, foi promovido a aspirante de Marinha de 1ª classe.
Não se contentando com os lugares para que era nomeado na Metrópole ofereceu-se por diversas vezes voluntário para servir em África, que na altura era alvo de repetidas injúrias à nossa Soberania.
Em 1895 já como guarda-marinha prestou serviço na lancha-canhoneira Lacerda, pertencente à Esquadrilha de lanchas em Lourenço Marques. Em 1896, como subalterno da companhia de desembarque de Marinha, tomou parte activa da guerra dos Namarrais, acompanhando João de Azevedo Coutinho na célebre coluna de ataque no combate de Mugenga. Em 1898 é nomeado Chefe do Estado-Maior da Esquadrilha Fluvial de apoio à coluna de Marinha para Maganja da Costa. Ainda nesse ano exerceu interinamente o cargo de Intendente do Governo e Agente Consular do Niana, numa altura em que nessa região nos achávamos em difíceis condições. Aí distingue-se com bravura nas campanhas do Angoche e revela bem o seu temperamento de jovem herói, de rija têmpera, a quem o prestígio do seu país e o brio profissional são as únicas coisas que lhe merecem cuidado.
Em 1904 após três anos de permanência em África, aproxima-se a oportunidade de vir à metrópole descansar e refazer-se de violentas e demoradas operações militares.
Estava então habilitado à promoção a primeiro-tenente, que o aguardava em Lisboa. João Roby morre num trágico desastre de Umpungo: dos 499 homens, 254 morreram e desapareceram, dos quais 16 oficiais. Ninguem conseguiu reconhecer os restos mortais de João Roby, que aos 28 anos terminava a sua carreira heróica ao serviço da Pátria.
Possuia diversas condecorações, todas ganhas na linha de fogo, destacando-se as Medalhas de prata da Rainha D. Amélia, comemorativas das diferentes operações: Cavaleiro da Ordem de Torre e Espada; Oficial da Ordem de Torre e Espada.
Assim permanecerá sempre ao lado dos maiores e mais brilhantes vultos da História de Portugal o nome de João Roby.

Em cima encontra-se uma foto actual do navio da Marinha de Guerra Portuguesa

com o seu nome, F 487 N.R.P. "JOÃO ROBY"



quarta-feira, 17 de outubro de 2007

"AUTO BARCA DO INFERNO" NO THEATRO CIRCO


Companhia de Teatro de Braga leva hoje ao palco do Teatro Circo uma nova encenação do Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente.Destinada, em particular, aos alunos do terceiro ciclo do ensino básico, a peça além do divertimento tem também um lado pedagógico explicou Rui Madeira.A estreia do Auto da Barca do inferno, de Gil Vicente, está marcada para as 21h30.
Fica aqui uma breve história sobre a "Barca do Inferno".
O Auto da Barca do Inferno é uma complexa alegoria dramática de Gil Vicente, representada pela primeira vez em 1517. É a primeira parte da chamada trilogia das Barcas (sendo que a segunda e a terceira são respectivamente o Auto da Barca do Purgatório e o Auto da Barca da Glória).
Os especialistas classificam-na como moralidade, mesmo que muitas vezes se aproxime da farsa. Ela proporciona uma amostra do que era a sociedade lisboeta das décadas iniciais do século XVI, embora alguns dos assuntos que cobre sejam pertinentes na actualidade.
Diz-se "Barca do Inferno", porque quase todos os candidatos às duas barcas em cena – a do Inferno, com o seu Diabo, e a da Glória, com o Anjo – seguem na primeira. De facto, contudo, ela é muito mais o auto do julgamento das almas.
Cada personagem discute com o Diabo e com o Anjo para qual das barcas entrará. No final, só os Quatro Cavaleiros e o Parvo entram na Barca da Glória (embora este último permaneça toda a ação no cais, numa espécie de Purgatório), todos os outros rumam ao Inferno. O Parvo fica no cais, o que nos transmite a ideia de que era uma pessoa bastante simples e humilde, mas que havia pecado. O principal objectivo pelo qual o fica no cais é para animar a cena e ajudar o Anjo a julgar as restantes personagens, é como que uma 2ª voz de Gil Vicente.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

RECONHECIMENTO E MÉRITO



Eva Filipa Santos, estudante de Mestrado do Instituto de Educação e Psicologia, venceu o prémio D. Dinis 2006, atribuído pelo Banco Montepio. A entrega deste prémio na Área de Ciências da Educação decorreu a 9 de Outubro, em sessão presidida pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
O Prémio agora atribuído refere-se à dissertação de mestrado elaborada pela estudante, intitulada: "Processos de liderança e desenvolvimento curricular no 1º ciclo do Ensino Básico - um estudo de caso".
Eva Filipa Marinho Direito dos Santos concluiu, na Universidade do Minho, a licenciatura em Ensino Básico - 1º ciclo (2003), do Instituto de Estudos da Criança, e o Mestrado em Educação - Área de especialização em Desenvolvimento Curricular (2007), do Instituto de Educação e Psicologia desta Universidade. É autora do livro "Eu, professora, me confesso: diário de uma professora principiante", das Edições Asa.
Os Prémios D. Dinis visam apoiar jovens licenciados inscritos em cursos de Mestrado nas Áreas das Ciêcias da Educação, Filosofia ou Agronomia.

TAMBÉM HÁ ALDEIAS PARA ALÉM DA CIDADE



Estes dias li numa destas pesquisas que costumo fazer nos outros blogues e li um comentário em que dizia que o Mesquita Machado (MM) só era eleito por causa das pessoas das aldeias mais afastadas da cidade, até posso concordar com isso mas não totalmente, (MM) se faz isso é estratégia dele e isso não há nada a fazer, mas uma coisa não se esqueçam que Braga é constituida por outras freguesias sem ser as da cidade, e que acerca de quinze ou vinte anos só tinham caminhos de cabras, não tinham saneamento, água canalizada eram poucas a freguesias as que tinham e pouco mais, o Sr. Eng.(MM) viu nisso uma arma para ser eleito por muitos mandatos, os habitantes dessas freguesia queriam melhores condições de vida e o (MM) deu a essas pessoas melhores condições de vida, mas atenção o Eng. não deu nada do bolso dele, mas as gentes vêem obra feita e que pensam vamos votar neste Sr. que ele é que faz alguma coisa pelas nossas gentes, mas agora podem ir a essas zonas e dizem sim senhor isto aqui está muito bonito, haviam de ter passado á vinte anos e logo viam, o que aquilo era...

Lembrem se que á aldeias, gentes nessas aldeias, não animais a pastar no monte.

Mas também vos digo está na hora de mudar, sangue novo precisa se.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

NUM PAÍS DE DOIDOS




domingo, 14 de outubro de 2007

CONTINUA A SALVAR (SALVADOR) II


Como sócio do Enorme Sporting de Clube de Braga começo a ficar com alguma preocupação, pois estou a ver que António Salvador(A.S.) não quer continuar, Monsenhor Eduardo Melo Presidente do Conselho Geral do Sporting de Braga tenta convencer (A.S.) a ficar, espero que seja bom conselheiro e que convença esse grande homem do dirigísmo de futebol português a ficar, nos jornais de hoje diz que (A.S.) só não continua porque a nossa digníssima Câmara de Braga não quer apoiar o Sporting de Braga na construção de uma academia para o seu futebol, ora pergunto eu, que moral tem Mesquia Machado quando não quer apoiar este projecto quando a oposição até está de acordo, temos que ver que uma academia não é um centro comercial Sr. Mesquita, mas sim onde se vão formar jovens com talento, jovens para o futuro bracarense, não se percebe esta politíca da Câmara de Braga. Esperar para ver mas uma coisa desejo, CONTINUA A SALVAR (SALVADOR).

ABC SEMPRE A SOMAR




O ABC derrotou esta tarde o madeira SAD, por 29-22, em jogo da quinta jornada do Campeonato da Liga de andebol disputado no Pavilhão Flávio Sá Leite, em Braga. Com esta vitória, a equipa bracarense isolou-se no comando do campeonato profissional de andebol.
Parece que os clubes de lisboa e porto nem ao calcanhares do grande ABC chegam.

sábado, 13 de outubro de 2007

NINGUÉM PODE ESQUECER QUE EXISTE ISTO: POBREZA



DIA MUNDIAL DA POBREZA.
HOJE E NO AMANHÃ FAÇAM ALGUMA COISA PARA ACABAR COM ISTO.
PARA QUANDO O ANTÍDOTO PARA ESTE MAL.





sexta-feira, 12 de outubro de 2007

TODOS AO "CIRQUE" NO THEATRO CIRCO













Dia 13 de Outubro, o "Cirque" sobe ao palco.

VERGONHOSO




Não vai há muito tempo chegava a fazer muitas viagens para lisboa uma boa parte delas fiz de autocarro, em muitas dessas viagens tinha que estar á espera do autocarro que vinha de Ponte de Barca, e numa dessas esperas pensei como pode a terceira maior cidade do país ter uma Central de Camionagem tão vergonhosa e com estas condições tão degradantes, ia á casa de banho parecia um pandemónio tudo sujo até perdia vontade de ir á dita casa de banho, não há salas de espera junto aos cais de embarque para os passageiros, a não ser uma só para passageiros da renex, informação com placar's sobre as partidas e as chegadas praticamente não existe, os autocarros não têm cais suficientes e ficam aglomerados uns em cima dos outros ás vezes fora da central, as lojas que estão junto ao cais de embarque fazem dos passeios montra para exporem os seus produtos, lixo pelo chão não falta, o piso onde andam os autocarros, está sempre com sujidade de óleo dos mesmos autocarros velhos e a cair de podre, já não falo das condições de segurança, não se vê um polícia quando chegam os estudantes ás quatro da manhâ provenientes de todo país e que se dirigem para a Universidade do Minho deixando á vontade quem quiser roubar, num sítio onde passam milhares de pessoas penso que justificava lá ter algum agente.
Segundo sei a Transdev a maior operadora da C.C. já tem feito diligências junto da Câmara de Braga com vista a reforçar a segurança e higiene, mas a autarquia refere que essas questões são da responsabilidade do Governo, e agora pergunto eu?

PONTO-1-Será que a câmara de Braga também não tem responsabilidades de fazer pressão sobre o governo para se resolver a situação, não vejo isso?
PONTO-2-Já não se justifica ter um Central de Camionagem no centro da cidade.

PONTO-3- Deve se construir uma nova de acordo com a dimensão da cidade?

PONTO-4-Essa nova central de Camionagem deveria ficar na periferia da cidade, e articulada com os outros meios de transportes e a pensar já numa possivel ligação ao futuro(metro/eléctrico).

quinta-feira, 11 de outubro de 2007

ACABAR COM A "CASA DA ORGE" PORQUÊ???


Maximinos vai assistir, a curto prazo, à destruição de um dos imóveis mais simbólicos da freguesia, a chamada "Casa da Orge", um palacete do século XVIII, em avançado estado de abandono, que vai dar lugar a uma torre habitacional de oito andares, cujo projecto foi já aprovado pela Câmara Municipal de Braga. Tanto a Junta de Freguesia como a paróquia de Maximinos insurgem-se contra a demolição daquele exemplar de casa apalaçada, depois de, há anos, terem tentado a sua aquisição, hoje propriedade da imobiliária "Habimoreira", com sede em Braga.

fonte:j.n.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

UM HOMEM DE PRINCÍPIOS 1928-1967


Nascido em 14 de junho de 1928 na cidade de Rosário, Guevara foi o primeiro dos cincos filhos do casal Ernesto Lynch e Celia de la Serna y Llosa.

Em 1947, Ernesto entra na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, motivado em primeiro lugar por sua própria doença, desenvolvendo logo um especial interesse pela lepra.

Em 1952, realiza uma longa jornada pela América do Sul com o melhor amigo, Alberto Granado, percorrendo 10.000 km em uma moto Norton 500, apelidada de 'La Poderosa'. Observam, se interessam por tudo, analisam a realidade com olho crítico e pensamento profundo.

No Peru, trabalhou com leprosos e resolveu se tornar um especialista no tratamento da doença. Che saiu dessa viagem chocado com a pobreza e a injustiça social que encontrou ao longo do caminho e se identificou com a luta dos camponeses por uma vida melhor. Mais tarde voltou à Argentina onde completou seus estudos em medicina. Foi convocado para o exército, porém, no momento estava incompatibilizado com a ideologia peronista. Não admitia ter de defender um governo autoritário. Portanto, no dia da inspeção médica, tomou um banho gelado antes de sair de casa e na hora do exame teve um ataque de asma. Foi considerado inapto e dispensado.

Já envolvido com a política, em 1953 viajou para a Bolívia e depois seguiu para Guatemala com seu novo amigo Ricardo Rojo. Foi lá que Guevara conheceu sua futura esposa, a peruana Hilda Gadea Acosta e Ñico Lopez, que, futuramente, o apresentaria a Raúl Castro no México.

Com o clima tenso na Guatemala e perseguido pela ditadura, Che foi para o México. Alguns relatos dizem que corria risco de vida no território guatemalteco, mas essa ida ao México já estava planejada. Lá lecionava em uma universidade e trabalhava no Hospital Geral da Cidade do México, onde reencontrou Ñico Lopez, que o levou para conhecer Raúl Castro. Raúl, que se encontrava refugiado no México após a fracassada revolução em Cuba em 1953, se tornou rapidamente amigo de Che. Depois, Raúl apresentou Che a seu irmão mais velho Fidel que, do mesmo modo, tornou-se amigo instantaneamente. Tiveram a famosa conversa de uma noite inteira onde debateram sobre política mundial e, ao final, estava acertada a participação de Che no grupo revolucionário que tentaria tomar o poder em Cuba.

Sem a barba e a boina tradicionais, disfarçado de economista uruguaio, Che Guevara entrou na Bolívia em novembro de 1966. A ele se juntaram 50 guerrilheiros cubanos, bolivianos, argentinos e peruanos, numa base num deserto do Sudeste do país. Seu plano era treinar guerrilheiros de vários países para começar uma revolução continental. Guevara foi capturado em 8 de outubro de 1967. Passou a noite numa escola de La Higuera, a 50 quilômetros de Vallegrande, e, no dia seguinte, por ordem do presidente da Bolívia, general René Barrientos, foi executado com nove tiros numa escola na aldeia de La Higuera, no centro-sul da Bolívia, no dia seguinte à sua captura pelos rangers do Exército boliviano, treinados pelos Estados Unidos.

DIA MUNDIAL DO SELO


Como sou coleccionador, faço questão de dar a conhecer o dia mundial do selo aqui fica uma breve história sobre o selo.

O primeiro selo foi o selo negro de um penny (one penny black), surgido na Inglaterra em 6 de Maio de 1840. A idéia foi de Sir Rowland Hill, membro do Parlamento do Reino Unido, para que fosse o remetente a pagar a tarifa, pois antes da criação do selo, o destinatário é que a pagava, criando um enorme número de devoluções.

Em Portugal, os primeiros selos postais são lançados em 1853, com a efígie da rainha D. Maria II, com cunho de Francisco de Borja Freire. Os primeiros selos, emitidos no dia 1 de Julho tinham valor facial de 5 e 25 réis. No dia seguinte, é emitido o selo de 100 réis, e no dia 22 do mesmo mês é posto à venda o selo de 50 réis. Portugal torna-se assim no 45º país a adoptar o selo postal.
A primeira
série comemorativa é emitida Portugal em 1894, por ocasião do 5º centenário do nascimento do Infante D. Henrique.

FORÇA BRAGA


Bayern Munique, Bolton, Estrela Vermelha e Aris de Salónica são os adversários do Sp. Braga na Taça UEFA, temos que acreditar, o grupo não é assim difícil como parece, mas a ver vamos, nestes jogos é preciso deixar tudo em campo.

BOAS EXIBIÇÕES PRECISAM-SE


O nosso enorme Sporting clube de Braga venceu o Nacional por 1-0, com um golo de Roland Linz na transformação de uma grande penalidade (86m).


Mas esta exibição não agradou a ninguém, Jorge Costa disse que os jogadores deram aquilo que tinham, mas acho que algo vai mal no Sp. Braga, e esse mal penso que será o treinador mas espero que o Braga continue a ganhar isso sim é que é mais importante.
foto:a bola

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

PARA QUANDO-II


Em declarações á rádio Antena Minho disse e passo a citar que "as obras do novo hospital de Braga devem começar em meados do próximo ano afirmou hoje o ministro da saúde na inauguração das novas instalações da escola ciencias da saúde da Universidade do Minho.Correia de Campos diz que as negociações das parcerias publicas e privadas devem estar concluidas no proximo ano e por isso as obras começam em 2008 devendo o novo hospital central de Braga ficar concluido dois anos depois,ou seja, em 2010.Correia de Campos assistiu também á entrega de diplomas aos primeiros cinquenta novos médicos formados na escola de ciencias da saúde da Universidade do Minho e sublinhou ser necessário criar 2000 vagas nos cursos de medicina", PERGUNTO PARA QUANDO PASSAR DAS PROMESSA PARA O TERRENO???, francamente já andamos nisto á muito tempo.


Resta nos esperar para ver.

fonte:a.m.

domingo, 7 de outubro de 2007

ABC SEMPRE A SOMAR


O professor Jorge Rito consegui levar a equipa do ABC a mais uma vitória desta feita na Taça EHF, a equipa do ABC consegui controlar sempre o jogo e venceu o Maccabi Rishon Le Zion, de Israel, por 29-21, sendo assim o ABC passa á terceira ronda da Taça EHF.

PARABÉNS AOS SENHORES DOUTORES




A Universidade do Minho vai homenagear os seus primeiros licenciados em medicina esta segunda feira, dia que vai contar com a presença do Ministro da Saúde para inaugurar as novas instalações da Escola de Ciências da Saúde.
Fico orgulhoso que a minha cidade forme médicos para a vida profissional mas também para o dia-a-dia, pessoas que vão andar por Portugal inteiro e talvez no mundo a salvar vidas. Dou os parabéns aos que saem já médicos mas também aos que agora entram para se formar, estes que agora entram têm um aliciante, pois vão estrear as novas instalações da Escola de Ciências da Saúde será de certeza um factor motivante.
Quanto às actividades da Escola são as seguintes: Ensino médico, de pós-graduação e educação médica continua, bem como de investigação biomédica e de prestação de serviços á comunidade.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

"ISTO É UM PAÍS DE DOIDOS"



Onde será que eu já ouvi isto!!!

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

GRANDE BRAGA


BRAGA-4-wender/jorginho/linz/hussain

HAMMARBY-O


Figura do jogo-hussain

FORÇA BRAGA


Vamos, só temos que marcar um golo.

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

GRANDE ABC



O ABC venceu o Porto por 28-31, a equipa de Braga esteve em desvantagem até ao intervalo mas no reatar do jogo acabou por ganhar a uma equipa do Porto que não teve argumentos para discutir o jogo com o ABC.

AMBULÂNCIAS PRECISAM-SE


Mais uma vez voltou a acontecer o que já parece normal, um homem com setenta anos foi atropelado numa passadeira por um autocarro, hora quando solicitado apoio médico por parte das pessoas que estavam por ali, o Centro de Orientação de Doentes Urgentes do inem (codu) do Porto (que já tem uma vasta experiência nestes tipo de acontecimentos), mandou para o local uma ambulância da corporação dos bombeiros de Famalicão que estava a pelo menos 20 km, hora segundo disse um responsável do codu do porto disse que as ambulâncias que estavam nas imediações estavam todas ocupadas. Diga se que a situação já não é nova, já que por diversas vezes tiveram que vir ambulâncias de concelhos vizinhos para socorrer cidadãos de Braga, além disso já houve vítimas de acidentes que esperaram longos minutos para ser socorridos. Gostava perguntar como é que em Lisboa e no Porto não falta ambulâncias do inem, até a PSP tem ambulâncias do inem, também fico estupefacto com o consentimento dos nossos dirigentes da nossa cidade que nem dizem nada, á que bater o pé falar, ou só sabem aparecer nas inaugurações??? Estou para ver se alguém fala de alguma coisa.

PRÓS E CONTRAS



Comissão Regional de Licenciamento da Grande Área Metropolitana do Minho reúne, esta quarta-feira, para apreciar dez projectos de grandes superfícies - hipermercados e centros comerciais-que se pretendem instalar no distrito de Braga, quatro dos quais são no concelho de Braga.Da ordem de trabalhos da reunião, que decorre a partir das três da tarde, na Associação de Municípios do Vale do Cávado, está a decisão sobre os pedidos de intalação, para Braga, das propostas comerciais Fórum Theatrum de Braga, em S.Vicente, apresentado pela FDO Imobiliária; e do Dolce Vita Braga, na freguesia de Dume, apresentado pela Cibergradual Investimentos Imobiliários, cuja apreciação tinha sido adiada.Para Braga, vão ser também apreciados os pedidos para estabelecimento de comércio a retalho não-alimentar da Decathlon, previsto para a Avenida do estádio, em Dume; e de comércio a retalho misto do Jumbo, inserido no espaço comercial Espaço Braga, no sopé da pedreira de Montariol, em S.Vicente.De sublinhar, que a Associação Comercial de Braga, ao fim de três anos de participação activa, abandonou Comissão Regional de Licenciamento da Grande Área Metropolitana do Minho.(fonte:a.m.)

Pergunto á comunidade de blogge's-Será isto benéfico para Braga e Minho??, estas superficies não acabarão de vez com o comércio tradicional??, mas á que ter em conta que isto vai trazer muito emprego para uma região que já está crucificada com tanto desemprego e isto poderá ser uma forma de evitar uma catástrofe em forma de bola de neve, a ver vamos mas há que ter em conta os prós e os contras.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

SILÊNCIO QUE A RECUPERAÇÃO VAI COMEÇAR!!

Hoje foi dado um passo importante com vista á recuperação da fachada da Basílica dos Congregados só espero que não haja percalços (falta de verbas), Braga tem que proteger o patrimóno porque se não o fizer não sei como vai atair turistas, o nosso presidente deve estar atento a isso não é só fazer estádios e piscinas , tem de haver verbas para recuperar edifícios que tanta fama dão a Braga, aqui fica uma breve história acerca desta Basílica.
A Igreja dos Congregados foi construida durante o séc. XVI, mas foi só terminada no séc. XX, tendo sido benzida em 1717 embora faltando construir as torres e colocar estátuas nos nichos respectivos das fachadas. As imagens de S.Martinho e de S.Filipe de Nery da fachada principal só foram colocadas em 1964. Ao lado fica o convento dos Congregados, um edificio Barroco construido durante a parte final do séc. XVII. A Congregação do Oratório foi expulsa em 1834, e desde então este convento teve váriadas utilizações desde Biblioteca, Liceu e actualmente serve a Univesridade do Minho como Instituto de Estudos das Crianças.
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §