quinta-feira, 30 de outubro de 2008

BRAGA, CIDADE DA CULTURA, TODOS OS DIAS!!!


DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE

Escultura de Isaque Pinheiro
Organização: Museu Nogueira da Silva
Local: Galeria da Universidade Museu Nogueira da Silva
Data: 1 de Novembro (Sábado) a 3 de Dezembro (Quarta feira)
--------------------------
Está patente na Galeria da Universidade - Museu Nogueira da Silva, de 1 de Novembro a 3 de Dezembro de 2008, uma exposição de escultura de Isaque Pinheiro.“Na produção de Isaque Pinheiro coexistem características (ou traços) da noção greco-romana de arte (tekhné /ars); a noção estética que se delineia entre a Renascença (séc. XV) e o Iluminismo (séc. XVIII) e, finalmente, de alguns repertórios temáticos e narrativos essenciais da contemporaneidade (…)”.“Narrativas visuais (obras que não resultam mais da pesquisa formal precisa, típica da modernidade, já que o seu sentido é semântico e, por isso, transborda a auto-referência das formas puras); suportes (não mais restritos à pintura, à escultura e ao desenho) e materiais (couro, louça, fita adesiva…) não convencionais e a exploração da potência poética de objectos familiares do quotidiano (capacetes, malas, roupas…), feita não por meio da apropriação, mas pela fabricação controlada pelo artista e a sua combinação (edição) específica em cada trabalho, são indicadores do vigor contemporâneo da obra de Isaque Pinheiro”.
#
-CONFERÊNCIAS

Wood Science for Preservation of Cultural Heritage
Organização: Manuel Filipe M. Costa - Laboratório de Microtopografia - Departamento de Física, Escola de Ciências - UM
Local: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Data: 5 de Novembro (Quarta feira) a 7 de Novembro (Sexta feira)

-------------------------
Conferência organizada no âmbito da acção COST IE0601 “Wood Science for Conservation of Cultural Heritage" com o apoio da European Society for Wood Mechanics.O Património Cultural Europeu inclui uma grande quantidade de objectos feitos total ou parcialmente de madeira, por exemplo, painéis, pinturas, esculturas, instrumentos musicais, móveis e equipamentos, ferramentas, veículos ou estruturas de madeira.A Madeira é um material peculiar, de origem biológica, altamente variável, susceptível à deterioração física, química e biológica, higroscópico, inchando e encolhendo devido às variações de temperatura e humidade; o seu comportamento de envelhecimento ainda não é bem conhecido. A Ciência da Madeira tem desenvolvido muito nas últimas décadas, e só recentemente começou a ser aplicado para a conservação das obras de madeira.Esta Acção COST visa melhorar a conservação (incluindo o estudo, conservação e restauro preventiva), de objectos do Património Cultural Europeu em madeira (WCHOs), através do fomento de investigação multidisciplinar e interacção entre investigadores em diversas áreas da ciência da madeira, conservadores de obras de madeira e outros cientistas de áreas relacionadas.
#
-FEIRAS

Feira do Disco – CD e Vinil de Braga
Local: Avenida Central
Data: 31 de Outubro (Sexta feira) a 2 de Novembro (Domingo)
--------------------------
Esta, que é já a sexta edição do evento em Braga, é uma boa oportunidade para iniciar ou completar a discografia de cada um, bem como, trocar ou vender os discos que já não ouve.Milhares de discos em formato Vinil ou CD estarão à venda. Antiguidades, novidades, edições especiais ou outras raridades fonográficas. Este é um evento que se destina a todos, desde quem procura um CD recente e que o poderá encontrar a um preço de amigo, ao mais específico que procura em Vinil/CD géneros musicais como: Clássica, Jazz, Étnica, Country ou Blues. Não deixando de estare representados o Pop, Rock, Hard and Heavy, Punk, etc.
#
-MÚSICA

Sean Riley & The Slowriders
Organização: Alla Scala - Espaço Cultural
Local: Alla Scala - Espaço Cultural
Data: 1 de Novembro (Sábado)
Horário: 22.00h
-------------------------
O Café Concerto Alla Scala apresenta, dia 1 de Novembro de 2008, Sean Riley & The Slowriders.«A força de Sean Riley & the Slowriders resulta da perfeita junção do próprio Sean Riley (voz e guitarra) com Bruno Simões (baixo) e Filipe Costa (órgão, harmónica e bateria). Em conjunto foram autores de temas que prometem alcançar um lugar honroso, graças a um lirismo notável e uma melodia envolvente, que leva logo ao reconhecimento de traços musicais inspirados em alguns dos melhores songwritters mundiais, casos de Bob Dylan, Leonard Cohen e Jonnhy Cash»
#
-TEATRO

O Segundo do Fim
Organização: Teatro Universitário do Minho
Local: Auditório de Bolso do Teatro Universitário do Minho
Data: 4 de Outubro (Sábado) a 8 de Novembro (Sábado)
Horário: Quarta a Sábado às 21:30h
---------------------------
O Teatro Universitário do Minho – TUM volta aos palcos com mais um espectáculo inédito “O Segundo do Fim” da autoria de João Negreiros. É neste ambiente repleto de simbolismo que as personagens se adequam e agem em sintonia com os elementos naturais como a Lua, o Sol, a água, o calor, o vento e o frio. Esta peça possui uma forte componente política, utilizando a heterogeneidade das personagens para recriar o medo, a subordinação, o poder, a hipocrisia e a revolta de quem vive num mundo que, reconhecidamente, não lhe é familiar. Um texto arrebatador, uma encenação de grande qualidade e interpretações surpreendentes marcam 20 noites bracarenses durante o mês de Outubro de 2008.Os mais apaixonados podem trazer as letras para casa. As Edições TUM lançam o segundo volume da colecção de dramaturgia com as obras “O segundo do fim”/”Os de sempre” do mesmo autor.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

MAIS DO MESMO...


E de repente, o nosso 1º deixou se descair e falou de uma medida (a pensar nas eleições é certo) para aumentar o poder de compra dos portugueses, no próximo orçamento de estado, ora a associação das PME veio a publico dizer que se esse aumento se concretizasse, (…)a associação determinará junto dos seus associados a não renovação dos contratos a termo(…), pois, coitados dos senhores empresários, que querem que o pobre fique mais pobre, enquanto que eles querem ficar mais ricos á conta da exploração de muitos trabalhadores, os operários tem de abdicar do salário e contar os “trocos” todos os meses, enquanto que o patrãozinho não pode abdicar do seu “topo de gama” e das mordomias diárias, em prol do pobre que tem de esticar o dinheiro de cada vez que puxa da carteira, a corda acaba sempre por partir pelo lado mais fraco…

FUTEBOL Á QUARTA...

# Muda - se os tempos, muda - se as vontades...

Como é que de uma semana para a outra o Braga passa de um futebol enfadonho para um futebol como não se tem visto praticar em Portugal?... Enfim, vá-se lá saber o porque?
Mas o que vai, lá vai e o que interessa é o presente, o que tem sido (semana transacta) muito bom para o Braga. Uma vitória sobre os ingleses do Portsmouth por 3 – 0 no estádio AXA a contar para a Taça UEFA, o que significou um grande passo para uma boa fase de grupos e atingir os objectivos nesta prova, isto já para não falar da excelente partida que o braga realizou nessa noite europeia.
Para dar continuidade a este bom resultado o Braga recebeu em casa uma das sensações deste campeonato, o Est. Amadora que tem feito um excelente início de campeonato. Tinha assim o Braga pela frente um adversário nada fácil, mas sem que nada o prevê-se o Braga goleou o Est. Amadora por 5 – 0 e realizou mais uma grande exibição sem que desse a mínima hipótese ao adversário de sequer responder, fizesse que o Estrela também teve o azar do lado deles logo no inicio da partida com um auto golo e uma bola de oferta dada pelo guarda redes Nelson o que vez com que o Braga ganha-se um animo maior para arrancar para uma grande exibição e o efeito contrario nos jogadores do Estrela.
De destacar ainda que os autores dos golos foram todos diferentes, o que demonstra que se praticou um futebol muito colectivo deixando-se as individualidades de parte, sublinhe-se a exibição de Renteria que não marcou mas que lutou muito e fez jogar de igual modo.Assim se espera que continue o futebol do Braga que só dignifica o futebol Português e enche de orgulho os seus sócios e fiéis seguidores. foto: bracara legion


Carlos Lobo

terça-feira, 28 de outubro de 2008

NUM PAÍS EUROPEU, QUE PENSA EM "TGV", AINDA EXISTEM LINHAS DE COMBOIO DE 3º MUNDO...

---------------------------
(...)do relatório concluiu-se que há 18 anos que não são substituídas e algumas têm já 40 anos, já que, segundo o documento, "a sua idade varia entre 1968 e 1990".
Os pareceres apontam também falhas às automotoras do Metropolitano de Superfície de Mirandela, que fazem o percurso ao serviço da CP, há uma década, referindo-se "às desadequadas características do material circulante".
Dos estudos técnicos feitos à automotora acidentada, conhecida como LRV, ressaltam problemas nas rodas, falta de lubrificação e pouco amortecimento
(...)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

A MAIOR GOLEADA DESTA ÉPOCA...

A mesma velocidade na taça UEFA e na liga sagres...Imagens dos golos no braga blog/vídeos.
foto: público

O CENTRO HISTÓRICO, ESTÁ NA MODA!!!


Quando vamos a passear pela cidade e vemos o centro histórico ao completo abandono, pensamos que não á ninguém, que possa fazer alguma coisa a não ser a câmara municipal, enganamos nos redondamente, o Semanário Sol dá a conhecer um homem que tem feito muito pelo “nosso” centro histórico, de seu nome José Filipe Pereira, e quem é este senhor, este senhor é director das lojas Cardoso da Saudade, este soberano é “dono” de quase toda a Rua do Anjo, em pleno centro histórico e que se prepara para adquirir, mais um conjunto de casas contíguas às suas lojas, é também dono do antigo edíficio dos correiros, onde diz que vai abrir uma loja dedicada ás grandes marcas internacionais, loja que pretende abrir em 2010, conclusão, se este senhor faz e muito, pelo centro histórico, porque será, que aqueles que tinham obrigação de o fazer, não o fazem ???

sábado, 25 de outubro de 2008

QUANDO SE TRABALHA BEM, OS RESULTADOS APARECEM…


150000
pessoas passaram no Theatro Circo em dois anos, desde a reabertura em 2006, o que dá uma média de 6250 visitantes por mês, cada vez mais uma sala de referência a nivel nacional, á que dar o mérito a Paulo Brandão, programador do Theatro Circo, que recentemente viu o seu orçamento reduzido, mas que mesmo assim apresentou bons resultados, Samuel Silva jornalista do Público, dá a conhecer um estudo da Universidade do Minho, pedido pela administração do Theatro Circo, escreve se também que, Paulo Brandão quer aproveitar a passagem por Guimarães da Capital Europeia da Cultura, para marcar uma posição da sala de espectáculos bracarense, durante o evento.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

"DIAS DE APERTO", ALI PARA OS LADOS DA "PRAÇA DO MUNICÍPIO"...

BRAGA, CIDADE DA CULTURA, TODOS OS DIAS!!!


DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE

Os Lusíadas (Reposição)
Organização:
Companhia de Teatro de Braga
Local: Pequeno Auditório do Theatro Circo de Braga
Data: 25 de Outubro (Sábado)
Horário: 21.30h
Data: 26 de Outubro (Domingo)
Horário: 16.00h
Data: 28 de Outubro (Terça feira) a 30 de Outubro (Quinta feira)
Horário: 21.30h
-------------------------------
Os Lusíadas, a partir do clássico homónimo de Luís de Camões, são a nova produção que a CTB estreau no passado dia 10 de Junho de 2008 Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e que vai estar em reposição, nos dias 21, 22, 23, 25, 28, 29 e 30 (21h30) e 26 (16h), no Pequeno Auditório do Theatro Circo. Proporcionando uma Viagem no tempo, no Universo da língua e da literatura Portuguesa, a 97ª produção da CTB reflecte a leitura da obra poética de Camões realizada pelos olhos de Alexej Schipenko – encenador, dramaturgo, guitarrista, animador de um grupo de rock e um dos mais radicais autores russos – que, depois de A Vida Como Exemplo e Praça de Touros prossegue a relação de trabalho com a CTB.
#
-CONFERÊNCIAS

Roadshow Global Investment Challenge
Organização: Escola de Economia e Gestão - UM
Local: Anfiteatro 1.01. Escola de Economia e Gestão - UM
Data: 29 de Outubro (Quarta feira)
Horário: 10.00h
-----------------------------

Decorrerá na Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho o Roadshow Global Investment Challenge, no próximo dia 29 de Outubro de 2008. A apresentação terá aproximadamente a duração de 1 hora. Esta apresentação tem como principal objectivo ser um meio de aprendizagem e conhecimento dos mecanismos das bolsas de valores através da sua experimentação. A participação é aberta ao público e gratuita e consiste em gerir cem mil euros virtuais na constituição de um portfolio de acções (de títulos cotados nas praças europeias da NYSE Euronext).
#
-EXPOSIÇÕES

Natureza em Risco
Organização: Quercus - Núcleo de Braga
Local: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Data: 28 de Outubro (Terça feira) a 28 de Novembro (Sexta feira)
---------------------------------
De 28 de Outubro a 28 de Novembro de 2008, o Museu D. Diogo de Sousa apresenta a exposição de Ilustração Científica "Natureza em Risco - Fauna e Flora Ameaçada de Portugal".Paralelamente decorrerão actividades lúdico-pedagógicas. Esta é uma iniciativa da Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza, da autoria de Nuno Farinha (Biólogo, Ilustrador Científico e Designer).Natureza em Risco representa uma viagem iconográfica pelo preocupante e cada vez mais urgente tema das espécies ameaçadas, com particular destaque para aquelas que em Portugal, por causas diversas, se encontram hoje em diferentes categorias de risco. Este percurso temático é feito através da actividade de Ilustração Científica, sob a forma de desenhos realizados em diversas técnicas artísticas.O risco assume assim nesta exposição uma natureza dual. Por um lado define a linha, a pincelada, o traço do lápis que inicia o desenho e que quando combinado múltiplas vezes acaba por estruturar e formar uma ilustração pormenorizada. Por outro lado representa a ameaça, o perigo, a eminência de extinção, pairando sobre o mesmo animal ou planta que os (outros) riscos ilustram.E é sobre estas naturezas simultaneamente ilustradas e ameaçadas, que o risco desta exposição trata!...Temas:Biodiversidade, Extinção, Moluscos e Crustáceos, Peixes, Anfíbios, Répteis, Aves, Mamíferos, Flora.
#
-LIVROS

A Lâmpada de Aladino (Apres. Livro)
Organização: Livraria Centésima Página
Local: Livraria Centésima Página
Data: 27 de Outubro (Segunda feira)
Horário: 14.00h
----------------------------
Sessão de autógrafos e apresentação do livro 'A Lâmpada de Aladino', de Luís Sepúlveda, da Porto Editora, dia 27 de Outubro de 2008 pelas 14.00 horas.«A Lâmpada de Aladino constitui o esperado regresso de Luis Sepúlveda ao território da ficção. Ao longo das histórias que compõem este livro reencontramo-nos com esse território de sentimentos que fizeram do autor um dos nomes mais apreciados da literatura da América Latina.Enquanto os nomearmos e contarmos as suas histórias, os nossos mortos nunca morrem, diz a certa altura um personagem. Foi precisamente para resgatar do esquecimento momentos, lugares e existências irrepetíveis que Luis Sepúlveda escreveu A Lâmpada de Aladino, uma lâmpada de onde surgem, como por arte de magia, treze contos magistrais.
#
-MÚSICA

Quarteto de Vasco Agostinho
Organização:
Pedro Remy Cabeleireiro & Espaço Cultural
Local: Pedro Remy Cabeleireiro & Espaço Cultural
Data: 25 de Outubro (Sábado)
Horário: 22.00h
---------------------------
O espaço cultural Pedro Remy, em Braga, realiza um concerto de jazz no dia 25 de Outubro de 2008, pelas 22h com o quarteto do guitarrista Vasco Agostinho. Vasco Agostinho - Guitarra, Jeff Davis - Vibrafone, Demian Cabaud – ContrabaixoBruno Pedroso - BateriaA música, sobretudo a improvisada, reflecte a essência do próprio músico que a interpreta, quer a solo, quer em grupo. E para isso contribuem factores por vezes tão subtis como aqueles que originam os próprios sonhos, que apesar de tantas vezes distantes da razão, são sempre o perfeito reflexo dum estado d’alma.
#
-TEATRO

O Segundo do Fim
Organização: Teatro Universitário do Minho
Local: Auditório de Bolso do Teatro Universitário do Minho
Data: 4 de Outubro (Sábado) a 8 de Novembro (Sábado)
Horário: Quarta a Sábado às 21:30h
---------------------------
O Teatro Universitário do Minho – TUM volta aos palcos com mais um espectáculo inédito “O Segundo do Fim” da autoria de João Negreiros. É neste ambiente repleto de simbolismo que as personagens se adequam e agem em sintonia com os elementos naturais como a Lua, o Sol, a água, o calor, o vento e o frio. Esta peça possui uma forte componente política, utilizando a heterogeneidade das personagens para recriar o medo, a subordinação, o poder, a hipocrisia e a revolta de quem vive num mundo que, reconhecidamente, não lhe é familiar.
#

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

UM BOM LIVRO, É SEMPRE UMA BOA COMPANHIA...


Introdução:

Pássaros Feridos é a saga vigorosa e romântica de uma família singular, os Clearys. Começa no princípio deste século, quando Paddy Cleary leva a mulher, Fiona e os sete filhos do casal para Drogheda, vasta fazenda de criação de carneiros, propriedade da irmã mais velha, viúva autoritária e sem filhos; e termina mais de meio século depois, quando a única sobrevivente da terceira geração, a brilhante actriz Justine O’ Neill, muitos meridianos longe das suas raízes, começa a viver o seu grande amor.
Personagens maravilhosas povoam este livro: o forte e delicado Paddy, que esconde uma recordação muito íntima; a zelosa Fiona, que se recusa a dar amor porque este, um dia, a traiu; o violento e atormentado Frank e os outros filhos do casal Cleary, que trabalham de sol a sol e dedicam a Drogheda a energia e devoção que a maioria dos homens destina às mulheres; Meggie, Ralph e os filhos de Meggie, Justine e Dane. E a própria terra: nua, inflexível nas suas florações, presa de ciclos gigantescos de secas e cheias, rica quando a natureza é generosa, imprevisível como nenhum outro sítio na terra.
#

Um pouco da história...

“…No dia 8 de Dezembro de 1915, Meggie Cleary completou o seu quarto ano de vida. Depois de retirar os pratos do pequeno-almoço, a mãe, sem proferir palavra, enfiou-lhe um embrulho de papel pardo debaixo do braço e mandou-a sair. Meggie
foi acocorar-se atrás da moita de tojos que crescia ao pé do portão da frente
e começou a puxar o papel com impaciência, mas os seus dedos eram desajeitados e
o embrulho grosso; o cheiro dele, muito leve, lembrava o da loja de Wahine,
donde concluiu que o que se achava dentro do pacote, fosse lá o que fosse, tinha
sido milagrosamente comprado e não fora feito em casa nem oferecido.
Uma coisa linda e vagamente dourada principiou a surgir a um canto; ela puxou o
papel mais depressa, descascando o embrulho como se descascasse uma banana, em tiras compridas e irregulares.
- Agnes! Oh, Agnes! - exclamou com amor, pestanejando para a boneca deitada num ninho de trapo. m milagre, com efeito. Só uma vez em toda a sua vida Meggie estivera em Wahine em Maio, havia muito tempo, por ter sido uma menina boazinha. Encarrapitada na charrette, ao lado da mãe, muito bem comportada, sentira-se tão emocionada que não vira quase nada e lembrava-se de menos ainda. Excepto Agnes, a linda boneca sentada no balcão da loja, que vestia uma saia-balão de cetim cor-de-rosa, com folhos de renda cor de creme. Ali mesmo, naquele momento, baptizara-a com o nome de Agnes, o único que conhecia suficientemente elegante para uma criatura sem par como aquela. Entretanto, nos meses que se seguiram, o seu desejo de possuir Agnes não se nutria de esperança alguma, Meggie não tinha bonecas e não sabia que as meninas e as bonecas haviam sido feitas umas para as outras…”

--------------------
Titulo: Pássaros Feridos
Ano de Edição/ Reimpressão: 2005
Autor: Colleen McCullough
Editora: Difel
Idioma: Português
N.º de Páginas: 624

FUTEBOL Á QUARTA...


# SEMANA NEGRA...

Falta querer a este Braga que temos esta época, uma bela equipa, bom treinador, apoio dos adeptos mas falta querer dos jogadores em entrar em todos os jogos com vontade de vencer. Como é possível o Braga ter a melhor equipa dos últimos anos e ter um início de época como este (mau)?
Foi uma exibição muito pouco conseguida a que o Braga consegui-o no jogo da Taça de Portugal com o Chaves, falta de agressividade de vontade, correm pouco e nem os que saem do banco conseguem melhor. Valeu-lhes um penalty muito perto do fim para salvar a ma exibição. Mas passaram a próxima eliminatória da Taça.
Para quinta feira diante o Portsmouth espero que se salve também o resultado como diante o Chaves, adivinha-se um jogo bem difícil onde o braga vai ter que jogar bem aguerrido para tentar levar de vencida a força física dos ingleses, esqueça-se as rivalidades e vingue-se o Vit. Guimarães. Para finalizar apenas quero lembrar e criticar a exibição de Portugal diante a Albânia, exibição fraquíssima e como se não basta-se ainda temos meninos que tem a mania que são estrelas e ate já podem mandar vir com o publico que sempre os apoiou e defendeu, assim Sr. Professor não vamos lá. Estará na altura de rever estatutos dentro da nossa selecção????
foto: d.m.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

ABC VAI Á ROMÉNIA...


O ABC vai defrontar a equipa da Roménia , o HCM Constanta na Terceira Eliminatória da Taça das Taças. O 1º Jogo será disputado no Fim-de-semana 15/16 de Novembro e o 2º Jogo será a 22/23 de Novembro.

MULHER DE ARMAS!!!


Se há alguma mulher de armas em Portugal, actualmente, essa mulher chama se Ana Gomes, recentemente premiada como sendo a eurodeputada activista do ano, esta senhora tem se pautado com a tomada de posições firmes em certos temas bastantes polémicos, Ana Gomes tem sido muito batalhadora no que toca ao apuramento de responsabilidades no caso dos voos da CIA, que passaram pelo nosso país, não olhando á posição tomada pelo seu partido na proposta de lei dos casamentos de homossexuais, anunciou publicamente que era favorável aos casamento de pessoas do mesmo sexo, como também a adopção de crianças por parte dos mesmos, na véspera da votação na Assembleia da Republica, Ana Gomes disse e passo a citar (…) acho lamentável que o meu partido, numa questão de Direitos Humanos e de consciência, não desse liberdade de consciência e tivesse evocado razões de oportunidade (…), enfim uma pessoa sensata e inabalável, mulher de causas…

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

CULTURA, QUE NASCE DEBAIXO DAS BANCADAS!!!


O velhinho 1º de Maio foi hoje notícia não pelo futebol, mas sim pelos novos sons que lá aparecem, não gritos dos adeptos, mas sim os gritos de guitarras, baterias, e novas melodias que nascem, esta foi talvez, a melhor medida deste mandato de Mesquita Machado, no fundo, esta reconversão do estádio 1º de Maio serviu para estimular as bandas de garagem que pelo concelho se espalhavam, com as boas condições que foram criadas, os resultados estão á vista, surgem novas bandas e algumas delas já com reputação no panorama musical, graças aos novas bandas que ali se formam, o velhinho 1º de Maio ganhou nova vida…

MINHO PROFUNDO...


Parece que as coisas ali para os lados do Lima andam um pouco agitadas, segundo algumas notícias vindas a publico, os presidentes de câmara de Viana do Castelo e Valença andam de costas voltadas, mas Defensor Moura parece crer andar em “conflito” com todos aqueles que não se alinhem com ele nas suas ideias, a mais recente “guerra” tem a ver com a localização da estação de comboio de alta velocidade (CAV ou TGV, como queiram chamar) e de uma plataforma de logística, estas duas estruturas irão ficar localizadas em Valença, ora Defensor Moura presidente de Viana do Castelo, criticou a localização das ditas estações, conclusão, quando já não basta a falta de dinheiro que assola a nossa região, estes senhores ainda se põem com guerrinhas, ao invés de se unirem e captar mais investimentos para uma região bastante deprimida, causa disso, falta de investimento do poder, centralizado em Lisboa, isto quando o distrito de Viana do Castelo está em penúltimo lugar no ranking nacional dos últimos três anos, no que diz respeito às verbas destinadas pelo PIDDAC. foto: joker44

sábado, 18 de outubro de 2008

QUE A VITÓRIA DOMINE OS JOGOS DESTAS TRÊS GRANDES EQUIPAS...

Taça de Portugal - 3ª eliminatória
---------------
Grupo Desportivo de Chaves 0 - 1 Sporting Club de Braga /Meyong
resultado final
#


Taça das Taças
--------------
Abc 28 - 25 Zubri
resultado final

#

pré-eliminatória da Taça CERS
--------------
Hoquei clube de Braga 10 - 4 Coutras
resultado final

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

MINISTRO RUI PEREIRA APANHADO COM A BOCA NO "TROMBONE"…

Depois de José Sócrates, mais um governante foi apanhado por um microfone que julgava desligado. O ministro Rui Pereira é hoje uma atracção, por causa de umas indiscrições sobre Carla Bruni e Sarkozy...

O SUCESSO DO "MAGALHÃES"...


Digam o que disserem o computador “Magalhães” é já um caso de sucesso, nas escolas ainda não está comprovado, mas no que toca a marketing o caso é de sucesso, vejamos, tivemos o caso caricato em que se viu Hugo Chavez atirar o “Magalhães” para cima de uma secretária sendo de seguida gabado (o computador) por ainda se encontrar ligado, depois, que o “aparelho” não estava protegido, e que as crianças podiam procurar a palavra rata ou vagina sem qualquer impedimento, outro episodio, á pouco tempo o “Magalhães” causou mais uma polémica, pois que, os computadores eram de “borla” mas a internet alguém tinha de a pagar, e a factura foi parar às câmaras municipais de todo o país, mas a mais recente, faz parte do processo de formação que a fornecedora dos processadores pediu, a mando do Ministério da Educação, resultado temos os professores a fazer figuras de verdadeiros comediantes, tudo isto sempre com o Magalhães ao barulho, mas atenção, pois na composição desta “máquina”, apenas trinta por cento é verdadeiramente português…

OBJECTOS INDESEJADOS NOS JARDINS...


Será um cofre? Um Ovni? Um Multibanco? Um forno? Bem, o que é certo é que jaz num jardim da Rua Aníbal Esmoriz, junto à Avenida Antero de Quental, em Braga, desde quinta-feira passada. Faz hoje nove dias…
fotos: mário relvas

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

"O VERDADEIRO" GEORGE W. BUSH!

W
O vídeo abre com uma das históricas e embaraçosas frases de Bush filho (interpretado por Josh Brolin) e segue mostrando as figuras principais do governo atual, como a secretária de Estado Condoleezza Rice (Thandie Newton) e o vice-presidente Dick Cheney (Richar Dreyfuss).Com roteiro de Stanley Weiser (Wall Street - Poder e Cobiça), o filme tem ainda no elenco Elizabeth Banks (que vive a primeira-dama Laura Bush), James Cromwell (Bush pai), Ellen Burstyn (Barbara Bush), Ioan Gruffudd (Tony Blair), Rob Corddry (Ari Fleischer), Scott Glenn (Donald Rumsfeld) e Jeffrey Wright (Colin Powell).A Lionsgate lança o filme nos EUA no dia 17 de outubro, duas semanas antes da eleição presidencial, em 4 de novembro.

BRAGA, CIDADE DA CULTURA, TODOS OS DIAS!!!


DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE

Fast Forward - Film Festival 2008
Organização: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Local: Theatro Circo (exibição dos filmes) e Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Data: 17 de Outubro (Sexta feira) a 18 de Outubro (Sábado)
Horário: Exibição dos filmes às 21h45

----------------------------------
O Fast Forward Portugal – Film Festival é um festival de curtas metragens em que os concorrentes são convidados a realizar um filme em menos de 24 horas. O filme em formato digital deverá ter até três minutos e respeitar o tema entregue no início do Festival a cada equipa. Partindo do tema, cabe às equipas escrever, filmar e editar o trabalho final até ao dia seguinte. A exibição dos filmes das várias equipas e a escolha dos vencedores será feita nessa mesma noite.O festival Fast Forward nasceu em Chicago nos EUA e realiza-se actualmente também em Dublin (Irlanda) e em Braga (1ª edição em 2006; 2ª edição em 2007). O primeiro passo para participar neste festival é juntar uma equipa capaz de escrever, filmar, editar e, claro, dar a cara no filme. Não há limite de concorrentes mínimo nem máximo por equipa. Feita a selecção da equipa é necessário proceder à inscrição no Festival.
#

-CONFERÊNCIAS

Forúm As vacinas
Organização: Semente-Centro Macrobiótico de Braga
Local: Semente-Centro Macrobiótico de Braga
Data: 18 de Outubro (Sábado)
Horário: 16.00h

----------------------------------
Quais as vantagens e desvantagens da vacinação?
A vacinação não é obrigatória. Há muitas desvantagens associadas à vacinação.Nesta sessão de esclarecimento organizada pelo Semente, dia 18 de Outubro de 2008, estarão presentes profissionais de saúde para esclarecer todas as dúvidas.
Entrada gratuita.
#

-EXPOSIÇÕES

Maravilhas do Mundo Antigo e Novas Maravilhas
Organização: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Bibliopólis)
Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (Bibliopólis)
Data: 1 de Outubro (Quarta feira) a 31 de Outubro (Sexta feira)
Horário: 2ª e Sáb.: 9h30-12h30; 14h00-18h003ª a 6ª: 9h00-20h00
--------------------------------------
Exposição de alguns dos trabalhos tridimensionais que retratam as Sete Maravilhas do Mundo Antigo e As Novas Sete Maravilhas elaborados pelos turmas do 7º e 8º anos. Organização: Grupo de professores de História do 3º ciclo da escola E.B. 2/3 de Real.
De 1 a 31 de Outubro na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva
#

-LIVROS

Exposição Bibliográfica - Trindade Coelho
Organização: Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Local: 2º piso da Biblioteca Geral da Universidade do Minho
Data: 13 de Outubro (Segunda feira) a 24 de Outubro (Sexta feira)
Horário: 2ª a 6ª: 9.00h - 20.00h
--------------------------------------
Encontra-se patente no 2.º piso da Biblioteca Geral da Universidade do Minho em Gualtar (Braga) uma exposição bibliográfica comemorativa do centenário da morte do escritor, magistrado e político português Trindade Coelho. São dadas a conhecer nesta exposição as principais obras da autoria de Trindade Coelho. Uma biografia complementa a exposição.
#

-MÚSICA

Trovas - Festival de Tunas Femininas
Organização: Gatuna - Tuna Feminina da Univ. do Minho
Local: Auditório do Parque de Exposições de Braga
Data: 18 de Outubro (Sábado)
Horário: 21.30h
-----------------------------------------
O XIII Trovas vai ter lugar no dia 18 de Outubro de 2008, pelas 21h30m, no Auditório do Parque de Exposições de Braga com entrada livre.
Integrado no programa do festival, está incluido o Desfile de Tunas Femininas da Cidade de Braga, que decorrerá na tarde do dia 18 de Outubro pelas ruas do centro da cidade.
As tunas concorrentes são:- Atituna - Tuna Feminina da Faculdade de Psicologia e Ciencias da Educação da Universidade do Porto- TFIST - Tuna Feminina do Instituto Superior Técnico- TUNAFE - Tuna Feminina de Engenharia da Universidade do Porto- A Feminina - Tuna Feminina da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa- Tuna Feminina da Associação Académica da Universidade de Aveiro
Participação especial: Azeituna - Tuna de Ciências da Universidade do Minho.
#

-TEATRO

O Segundo do Fim
Organização: Teatro Universitário do Minho
Local: Auditório de Bolso do Teatro Universitário do Minho
Data: 4 de Outubro (Sábado) a 8 de Novembro (Sábado)
Horário: Quarta a Sábado às 21:30h
-------------------------------------
O Teatro Universitário do Minho – TUM volta aos palcos com mais um espectáculo inédito “O Segundo do Fim” da autoria de João Negreiros. É neste ambiente repleto de simbolismo que as personagens se adequam e agem em sintonia com os elementos naturais como a Lua, o Sol, a água, o calor, o vento e o frio. Esta peça possui uma forte componente política, utilizando a heterogeneidade das personagens para recriar o medo, a subordinação, o poder, a hipocrisia e a revolta de quem vive num mundo que, reconhecidamente, não lhe é familiar. Um texto arrebatador, uma encenação de grande qualidade e interpretações surpreendentes marcam 20 noites bracarenses durante o mês de Outubro de 2008.
#
-MUSEUS

Arqueologia Experimental
Organização: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Local: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Data: 19 de Outubro (Domingo)
Horário: 11.30h–12.30h
-------------------------------------
Os Serviços Educativos do Museu D. Diogo de Sousa, em parceria com a FNAC em Braga, promove, dia 19 de Outubro de 2008, uma sessão de 'Arqueologia Experimental' dedicada à Cerâmica manual, formas e decorações, produção de formas e decoração de peças cerâmicas.
Público-alvo: Famílias.
informação cultural, via: braga.com.pt

quarta-feira, 15 de outubro de 2008

VENHA A MÁQUINA DE CALCULAR, MAIS UMA VEZ...

Se havia alguém que merecia aplausos, esse alguém era “o povo” que afluiu em massa e nunca deixou de apoiar a nossa selecção, de repudiar as palavras de Ronaldo para o público, Portugal nunca fez por merecer o apoio. foto: record

FUTEBOL Á QUARTA...


# DESIGUALDADE OU IGUALDADE?!

È com desilusão que o povo Português vê as nossas selecções nacionais não conseguirem praticar um futebol aceitável para a quantidade e qualidade disponível pelas nossas excelentes escolas de futebol. Nem consagrados (AA) nem aspirantes a consagrados (Sub-21) mostram o que tem de melhor, nos jogos dos AA assiste-se a muita qualidade junta e depois prevalece o individual em vez do colectivo, aos críticos de Scolari agora vejam as diferenças.
Nos jogos com Scolari no comando das tropas a equipa todos os jogadores tinham na cabeça que ninguém é melhor que o outro e qualquer um pode decidir o jogo com uns toques de génio e ai praticava-se um futebol bom em que todos os jogadores não tinham medo de assumir a bola e tentar fazer o melhor e ALGO MAIS do que simplesmente passar a bola a este ou aquele que se acha melhor, enfim, todos sabiam ou mesmo estavam cientes que alguém acredita que eles também conseguiam. Agora a era Queirós, os dois primeiros jogos da fase de apuramento ao mundial 2010 Portugal faz dois bons jogos em que ganha um e perde outro mas nesse mesmo jogo faz uma boa exibição mas tem azar nos minutos finais, em ambos os jogos os jogadores assumem a vontade de fazer ALGO MAIS e o resultado é só ver quem foram os marcadores dos golos, qualquer um marca ou pode marcar porque todos jogam sem haver a obrigação de jogar a bola sempre pra este ou para aquele. Agora veja-se o terceiro jogo (Portugal - Suécia), Ronaldo volta a selecção e faz-se uma festa e tudo o que é meio de comunicação social dá cobertura ao regresso de Ronaldo como se os jogadores que representaram Portugal nos jogos anteriores tivessem deixado uma péssima imagem de Portugal e só Ronaldo nos poderia salvar desta “desgraça”, mas não, Portugal até fez boas exibições e não se viu o Sr. Queirós louvar os que já lá estavam nem tão pouco lembram que não á salvadores da pátria mas sim no conjunto se ganha jogos, não é apenas um jogador (melhor do mundo) que resolve. Teve de ser o Ronaldo a louvar os colegas dizendo que não era ele sozinho, que vencia um jogo, tiro o meu chapéu a Ronaldo. Como se não basta-se Queirós ainda resolve meter a equipa a jogar para Ronaldo, se não veja-se o que os jogadores “restantes” fizeram, quando tinham a bola era para Ronaldo que se viravam e endossavam a bola sem nem se quer tentar ALGO MAIS de maneira a tentar enganar o adversário ao menos, e depois o Ronaldo com três homens sempre em cima também não poderia fazer muito mais do que fez, aquela de que todos tão ao mesmo nível já não existia em campo e não me parece que tenha sido o Ronaldo a dizer para todos lhe darem a bola, Ronaldo é jogador de grande nível e sabe que no conjunto é que está a força.
Resultado?!.....Portugal nem um golo marcou porque Queirós fez o que o treinador da Suécia previu que ele fosse fazer, mandar entregar a sempre a bola a Ronaldo que ele resolve lá uma maneira de marcar. Então de quem é a culpa de este resultado? Da equipa?


Por: Carlos Lobo

terça-feira, 14 de outubro de 2008

SERVIÇO PÚBLICO DA TANGA IV...


Escrevo (mais uma vez), para alertar para a falta de serviço público da nossa RTP, estava eu, estes dias a ver as noticias e reparei que as redacções da televisão pública, de Lisboa e Porto, cada uma, á sua maneira, promove os atletas que participaram nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008, não sei se é porque têm origens nas mesmas cidades ou arredores, ou pertencem aos grandes clubes que lá moram, fiquei espantado quando vejo uma reportagem sobre um atleta do Porto (cidade) que participou na competição de Pequim, e que agora imaginem lá, vem para a universidade! (Universidade do Minho), será isto motivo para uma reportagem da televisão pública? Mais desapontado fiquei, quando atletas de canoagem, como Emanuel Silva e Teresa Portela, que foram eleitos “ATLETAS DO ANO”, pela respectiva federação, nem sequer foram noticiados, será que por não serem atletas das duas grandes cidades, será por não serem atletas de grandes clubes, então, porque será ???
#
Fica aqui a minha homenagem, e um muito obrigado por tudo aquilo que fizeram nos Jogos Olímpicos de Beijing 2008.

domingo, 12 de outubro de 2008

A "INÚTIL" ESCREVEU ASSIM, A MIGUEL SOUSA TAVARES:

É do conhecimento público que o senhor Miguel de Sousa Tavares considerou'os professores os inúteis mais bem pagos deste país.' Espantar-me-ia uma afirmação tão generalista e imoral, não conhecesse já outras afirmações que não diferem muito desta, quer na forma, quer na índole. Não lhe parece que há inúteis, que fazem coisas inúteis e escrevem coisas inúteis, que são pagos a peso de ouro? Não lhe parece que deveria ter dirigido as suas aberrações a gente que, neste deprimente país, tem mais do que uma sinecurae assim enche os bolsos? Não será esse o seu caso? O que escreveu é um atentado à cultura portuguesa, à educação e aos seus intervenientes, alunos e professores. Alunos e professores de ontem e de hoje, porque eu já fui aluna, logo de 'inúteis', como o senhor também terá sido. Ou pensa hoje de forma diferente para estar de acordo com o sistema?
#
O senhor tem filhos? - a minha ignorância a este respeito deve-se ao facto de não ser muito dada a ler revistas cor-de-rosa. Se os tem, e se estudam, teve, por acaso, a frontalidade de encarar os seus professores e dizer-lhes que 'são os inúteis mais bem pagos do país.'? Não me parece... Estudam os seus filhos em escolas públicas ou privadas? É que a coisa muda de figura!Há escolas privadas onde se pagam substancialmente as notas dos alunos, que os professores 'inúteis' são obrigados a atribuir. A alarvidade que escreveu, além de ser insultuosa, revela muita ignorância em relação à educação e ao ensino. E, quem é ignorante, não deve julgar sem conhecimento de causa. Sei que é escritor, porém nunca li qualquer livro seu, por isso não emito julgamentos sobre aquilo que desconheço. Entende ou quer que a professora explique de novo?
#
Sou professora de Português com imenso prazer. Oxalá nunca nenhuma das suas obras venha a integrar os programas da disciplina, pois acredito que nenhumdos 'inúteis' a que se referiu a leccionasse com prazer. Com prazer e paixão tenho leccionado, ao longo dos meus vinte e sete anos de serviço, a obra de sua mãe, Sophia de Mello Breyner Andersen, que reverencio. O senhor é a prova inequívoca que nem sempre uma sã e bela árvore dá são e belo fruto. Tenho dificuldade em interiorizar que tenha sido ela quem o ensinou a escrever. A sua ilustre mãe era uma humanista convicta. Que pena não ter interiorizado essa lição! A lição do humanismo que não julga sem provas! Já visitou, por acaso, alguma escola pública? Já se deu ao trabalho de ler,com atenção, o documento sobre a avaliação dos professores? Não, claro que não. É mais cómodo fazer afirmações bombásticas, que agitem, no mau sentido, a opinião pública, para assim se auto-publicitar.
#
Sei que, num jornal desportivo, escreve, de vez em quando, umas crónicas e que defende muito bem o seu clube. Alguma vez lhe ocorreu, quando o seu clube perde, com clubes da terceira divisão, escrever que 'os jogadores de futebol são os inúteis mais bem pagos do país.'? Alguma vez lhe ocorreu escrever que há dirigentes desportivos que 'são os inúteis' mais protegidos do país? Presumo que não, e não tenho qualquer dúvida de que deve entender mais de futebol do que de Educação. Alguma vez lhe ocorreu escrever que os advogados 'são os inúteis mais bem pagos do país'? Ou os políticos? Não, acredito que não, embora também não tenha dúvidas de que deve estar mais familiarizado com essas áreas. Não tenho nada contra os jogadores de futebol, nada contra os dirigentes desportivos, nada contra os advogados. Porque não são eles que me impedem de exercer, com dignidade, a minha profissão. Tenho sim contra os políticos arrogantes, prepotentes, desumanose inúteis, que querem fazer da educação o caixote do (falso) sucesso para posterior envio para a Europa e para o mundo. Tenho contra pseudo-jornalistas, como o senhor, que são, juntamente com os políticos,'os inúteis mais bem pagos do país', que se arvoram em salvadores da pátria, quando o que lhes interessa é o seu próprio umbigo.
#
Assim sendo, sr. Miguel de Sousa Tavares, informe-se, que a informaçãozinha é bem necessária antes de 'escrevinhar' alarvices sobre quem dá a este país, além de grandes lições nas aulas, a alunos que são a razão de ser doprofessor, lições de democracia ao país. Mas o senhor não entende! Para si,democracia deve ser estar do lado de quem convém.
Por isso, não posso deixar de lhe transmitir uma mensagem com que termina um texto da sua sábia mãe: "Perdoai-lhes, Senhor Porque eles sabem o que fazem."
#
AnaMaria Gomes
Escola Secundária de Barcelos

sábado, 11 de outubro de 2008

««VAYANSE AL CARAJO, YANQUIS DE MIERDA»»

Hugo Chávez, mandou fechar todos os restaurantes McDonald's na Venezuela, esse que é, um grande ícone do imperialismo americano...

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

O SENHOR DA PAZ...

Martti Ahtisaari antigo presidente da Finlândia foi galardoado com Prémio Nobel da Paz de 2008
#
Talvez o prémio mais importante que a Academia Nobel distribui pelo mundo, nestes que são dos tempos mais preocupantes a nível da paz no mundo, com vários conflitos espalhados pelo globo.

"RUÍNAS OCULTAS"...


Parece que as recentes descobertas da antiga Bracara Avgvsta, estão a “querer tramar a vida de alguém”, e por isso ocultar a descoberta é a solução para se ganhar tempo, tempo esse suficiente para esconder (arrasar) tudo, ou seja, o necessário para se ter obra pronta, para cortar a fita antes das eleições, esta descoberta é uma séria candidata, a ser um achado oculto, tipo um que já existe na capital do nosso país, em que só se pode visitar as ruínas romanas uma vez no ano, porque a entrada para os “vestígios” está em plena rua onde passam milhares de carros por dia, Braga é uma séria candidata a ter as “Ruínas Ocultas” abertas uma vez por ano.
foto: britalar

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

BRAGA, CIDADE DA CULTURA, TODOS OS DIAS!!!


DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE
-MÚSICA

Peixe:Avião - 40.02
Organização: FNAC
Local: FNAC
Data: 10 de Outubro (Sexta feira)
Horário: 22.00h
-------------------------------
Os bracarense Peixe:Avião actuam ao vivo, dia 10 de Outubro no Fórum Fnac de Braga.Sobre esta banda que começa a destacar-se no panorama musical naciona, Adolfo Luxúria Canibal diz que: «Há muito – demasiado – tempo que não somos surpreendidos por uma obra musical. Nada de espantar, porquanto os milagres e o sublime só acontecem muito raramente… Mas quando temos o privilégio de viver um momento desses, como é o caso com a audição de 40.02 de peixe:avião, só podemos regozijar-nos e espalhar a boa nova pelos quatro cantos da terra».
#
-DANÇA


Ausência + Ícones
Organização: Theatro Circo de Braga
Local: Sala Principal do Theatro Circo de Braga
Data: 10 de Outubro (Sexta feira)
Horário: 21.30h
--------------------------------------
Realizam-se dia 10 de Outubro, no Theatro Circo de Braga, os espectáculos de dança Ausência, pela Fábrica de Movimentos e Ícones de de Victor Hugo Pontes. Os espectáculos inserem-se na iniciativa O Corpo e a Imagem: visões interiores , promovida pelo Serviço de Gastrenterologia do Hospital de São Marcos.
Ausência:
A bailarina dança manipulando um cenário constituído por casas, que se mostram como contornos desenhados num quadro negro. Entra e sai dessas casas, sem portas nem paredes, altera-lhes a ordem, inverte-lhes o sentido num bailado com o espaço que ela própria cria. Este solo é uma coreografia feita de maturidades, físicas e gestuais, de vivências sensoriais e de magias subtis. Desenvolve-se num cenário que tem corpo, ocupa espaço, mas é descarnado como um vazio, pois os seus limites são quase linhas. As paredes, os muros, os planos não existem, são apenas sugeridos. A música original propicía os desencontros e as arritmias dos corpos, presentes e ausentes, e viagens a tempos anteriores. “Ausência (memória descritiva)” é uma criação reveladora da memória de um adulto que, no limite, nos remete para as histórias infantis e para os sonhos fantásticos no que estes têm de limiar com a angústia e a memória.(Fonte: Fábrica de Movimentos)
#
-LIVROS

A Panqueca Doce (Anim. Livro)
Organização: Fazer Acontecer - Ideias Com Lugar
Local: Culturminho
Data: 11 de Outubro (Sábado)
Horário: 15.30h
-----------------------------------
"Roendo Histórias", uma iniciativa da Associação Fazer Acontecer, apresenta, dia 11 de Outubro de 2008, pelas 15:30h, na Livraria Culturminho, "A Panqueca Doce", um delicioso conto russo transformado num animado jogo de sombras.
#
-EXPOSIÇÕES

Egipto - Pátria e Mistérios
Organização: Associação Nova Acrópole
Local: Associação Nova Acrópole
Data: 10 de Outubro (Sexta feira) a 12 de Dezembro (Sexta feira)
Horário: 4ª a 6ª: das 19h00 às 21h00
---------------------------------
A Associação Cultural Nova Acrópole apresenta, de 10 de Outubro a 12 de Dezembro de 2008, a exposição temática: 'Egipto - Pátria e Mistérios'.A inauguração realiza-se dia 10 de Outubro às 21.00h. Entrada Livre.
#
-TEATRO

Respeitável Público
Organização: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Local: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Data: 16 de Outubro (Quinta feira)
Horário: 21.30h
----------------------------------
Dramaturgia “Respeitável Público” de Fábio Torres, dia 16 de Outubro de 2008 no Museu D. Diogo de Sousa.Leitura encenada por William Gavião, inserida na 4ª edição do Projecto “Salve a Língua de Camões”, de intercâmbio de dramaturgias em língua portuguesa, que contempla a colaboração de cinco países da lusofonia, uma iniciativa do Teatro Reactor, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos.A democratização da palavra através da difusão de textos de autores que vivem no Brasil, S. Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola e Moçambique, adaptados em leituras encenadas.No início da sessão estabelece-se, via internet, um diálogo entre actores, público e, do outro lado do Atlântico, abaixo da linha do Equador, o autor.
#
-POESIA

Portugal Formoso
Organização: Sindicato de Poesia
Local: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Data: 14 de Outubro (Terça feira)
Horário: 22.30h
------------------------------------
Inserido no IV Aniversário da Velha-a-Branca, o Sindicato de Poesia apresenta, dia 14 de Outubro de 2008, uma conferência (Recital) de Imprensa: "Portugal Formoso", comunicando que «comunicando que Portugal foi a razão por que um dia morreu meu irmão mas também é coração a bater nesta canção».
1. assim falou zaratrusta – richard strauss
2. lugar onde – ruy belo – marta catarino
3. portugal – alexandre o’neill – manuela martinez
4. portugal futuro – ruy belo – gaspar machado
5. pátria – sophia de melo breyner – fernando coelho
6. a portugal – jorge de sena – antónio durães
7. no país dos sacanas - jorge de sena – marta Catarino
8. portugal – miguel torga – manuela martinez
9. as amoras – eugénio de andrade – gaspar machado
10. – fernando coelho
11. portugal – jorge sousa braga – antónio durães
12. portugal no coração – ary dos santos/pedro osório – os amigos

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FUTEBOL Á QUARTA...


#EM BOM CRESCIMENTO...
Como referi na semana passada o Braga venceu sem grandes problemas em Bratislava o Artmedia por 2 – 0 e consequentemente qualificou-se para a fase de grupos da Taça UEFA, e acima de tudo com esta vitória conseguiu ganhar força anímica para o duelo com os rivais de Guimarães onde brindou os seus adeptos que o acompanharam a um campo tradicionalmente difícil com uma grande exibição. O resultado de 0-0 não expressa o que se passou na realidade dentro das quatro linhas de jogo onde o Braga deu um bom banho de bola (de bem jogar) ao Vit. Guimarães em que criou inúmeras oportunidades de golo em que só foi pena não terem sido concretizadas com o mesmo engenho e qualidade com que ela (bola) chegava á frente de ataque bracarense. Apenas neste aspecto a exibição do Sporting de Braga pecou, mas de golos vive o futebol e de vitorias vivem os clubes portugueses este é um aspecto que Jorge Jesus e a sua respectiva equipa técnica tem que abordar de forma a melhorar o aproveitamento da equipa no numero de oportunidades de golo criadas em golos.
Melhorando este aspecto e mantendo a qualidade de futebol praticada no ultimo jogo da liga este Braga tem qualidade suficiente para andar lá por cima na tabela da liga e lutar pelo (seu) lugar nas competições Europeias como nos tem habituado nestes últimos anos.

#
GRUPO E da TAÇA UEFA, Milan, Heerenveen, Braga, Portsmouth e Wolfsburgo, na minha opinião julgo não ser um mau grupo visto que são todas equipas que estão ao nível do Braga exceptuando o poderoso AC Milan, mas também é sabido que por vezes as equipas ditas “mais pequenas” por vezes “matam-se” em campo e fazem umas surpresas. Quem sabe!!??..
De referir a boa sorte que o Braga teve ainda no sorteio visto que começa a fase de grupos em casa frente ao Portsmouth e depois á terceira jornada recebe na pedreira o Wolfsburgo que julgo virem a ser jogos muito importantes para o sucesso nesta fase.
Só me resta desejar Boa Sorte nesta renhida luta por um lugar de acesso a fase seguinte da Taça UEFA.
Por ultimo deixo aqui o meu voto de confiança em Eduardo para que Queiroz lhe de uma “oportunidadezita” na baliza da Selecção Nacional num destes jogos de qualificação, acho que já é merecida. Uma BOA SORTE também para a nossa selecção para estes jogos que ai vêm.


Por: Carlos Lobo

CRISE SOCIAL AGRAVA - SE EM BRAGA...


Braga tem sido uns dos distritos mais afectados com o desemprego, falências atrás de falências criam uma crise social sem precedentes na região, desde o Vale do Ave passando pelo Vale do Cávado, são mais as que fecham portas do que as que abrem, segundo dados da “Coface Portugal” o distrito de Braga foi o terceiro mais afectado, com a insolvência de 78 empresas. Ainda por estes dias, Associação de Empresas do Parque Industrial de Celeirós se queixava da falta de espaço para as novas que aí se quisessem instalar, ora se não se cria condições para que novas empresas possam nascer, vamos começar a ter graves problemas sociais, e os mesmos agrupam um sem fim de outros problemas, tais como, assaltos, alcoolismo, toxicodependência, prostituição, que os nossos políticos não durmam, ou então quem sofre é a sociedade…

INFELIZMENTE CENAS DESTAS, AINDA ACONTECEM EM PORTUGAL…

{Agressões em Guimarães} in: o jogo
#
{Autocarro apedrejado & Um adepto agredido em guimarães} in: record
#
{Adepto bracarense agredido no derby minhoto} in: maisactual.pt
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §