quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O chá das três da tarde.

Cavaco-Sócrates
Apelidar as turras, entre Cavaco e Sócrates, de guerra, é um exagero, pois fosse a fazer jus ao termo, e teríamos um país virado de pantanas, sem a estabilidade necessária para Portugal sobreviver a mais esta crise, que desta vez não é financeira e nada devida á crise mundial. “O chá das 3”, de amanhã entre Cavaco e Sócrates, em mais este episódio da novela mexicana, como Louça apelidou o caso das escutas, á uns dias, será mais uma encenação para pôr os jornalistas a adivinhar, e comentadores a deambular sobre os assuntos discutidos entre os dois homens fortes da nação. Este caso em nada abona o país, nem a credibilidade do Sr. Presidente da Republica. Cavaco, parece estar a perder o fio á meada, mal aconselhado, e fragilizado com todo este caso, tem feito discursos, nada esclarecedores para os portugueses. Se a intenção do actual Presidente da Republica, era a de recandidatar se ao cargo, as hipóteses de vitoria numa futura candidatura, são cada vez mais escassas, e a ser verdade, será o primeiro Presidente da Republica a não cumprir os dois mandatos.

Desapareceu de Braga, a alma da Saboaria e Perfumaria Confiança.

logofabricaconfiança

©fábrica confiança

aspas2
Desde 1 de Julho que toda a produção de sólidos, quer da linha Confiança, quer da linha Ach. De Brito, está a ser feita nas instalações de Fajozes, em Vila do Conde. Também desde essa altura que já não há funcionários nas instalações de Braga, são transportados diariamente para Vila do Conde. in: público
aspas1
Um das mais antigas empresas da indústria bracarense, e na qual trabalharam alguns dos nossos avós, acabou de vez, a Saboaria e Perfumaria Confiança fundada em Braga, a 12 de Outubro de 1894, por Silva Almeida e Santos Pereira, abandonou de vez as suas origens, para se fundir com a empresa portuense Ac. Brito. Actualmente a fábrica laborava num espaço na zona industrial de Sobreposta, tendo abandonado as instalações já muito antigas, localizadas, em S. Victor. Desaparece assim, uma empresa que nos anos 40, chegou a empregar 1500 pessoas, sendo á altura, a maior empregadora da região, mas que nos últimos anos, e fruto de um processo de reestruturação profunda, dava emprego a 30 trabalhadores. Desaparece uma marca que estava em crescimento, e que actualmente, se espalhava pelo mundo, países como a Finlândia, Japão, ou Nova Zelândia, recebiam produtos “made in Braga”.
Para vermos como funcionava esta indústria da Saboaria e Perfumaria, vamos ter de esperar, que o espaço cedido pela Câmara Municipal de Braga (antiga estação de C.F.), seja transformado em Museu. Quanto ao antigo espaço, na freguesia de S. Victor, ideias não faltam, mas falta é quem tome decisões, principalmente do lado camarário, que tem aqui uma oportunidade de guardar um edifício da história industrial bracarense.
____________________
{actualização} - Está em marcha uma petição lançada pelo bisneto do fundador, com o intuito de salvar as antigas instalações da Saboaria e Perfumaria Confiança, da asfixia do betão vivida no nossa cidade, uma iniciativa de louvar, mas triste por ter que ser os cidadãos a fazer o trabalho do executivo camarário.

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Era Sócrates | parte 2 !

ps - vence legislativas 09
Alguns, já sabiam que José Sócrates, iria renovar o lugar de primeiro-ministro, outros ainda, tinham a esperança de ver Ferreira Leite retornar a um governo, mas agora encabeçado pela líder PSD. Já o Bloco de Esquerda e Partido Popular, ansiavam saber qual dos dois, iria ocupar o ultimo lugar deste pódio político, já a CDU ficou em último, mas até tem razões para sorrir, pois viu subir o número de votantes e deputados. No que toca a discurso pós eleições, nos partidos perdedores, pode dizer se que num ponto foi unânime, todos sublinharam, que foram eles que retiraram a maioria absoluta ao governo, já nas felicitações, quase todos os partidos, felicitaram José Sócrates, mas Francisco Louça, ignorou a vitória do PS nas legislativas, preferindo, ficar a lançar as canas de fogo-de-artifício, por mais este bom resultado. Nota se pelos resultados, que os portugueses, estão de costas voltadas para os dois maiores partidos, não lhes vendo capacidades para endireitar o país que está sempre em crise, ou na banca rota, daí, terem resultados muito fracos, em comparação com eleições anteriores. Com este facto pode se ver, que os portugueses estão fartos de ver as mesmas caras no parlamento, a nossa política precisa de renovação, precisa que se tire a fama de que um deputado quando vai para a cadeira em Lisboa, não se esqueça dos que o elegeram, é necessário uma politica de proximidade, entre o cidadão votante e o deputado eleito, e que façam muito mais pelos distritos que representam. Falta ainda falar, sobre as possíveis remodelações no governo, que em breve tomara posse:
  • Ana Jorge - Aguentou se muito bem quando entrou para a pasta da saúde, substituindo Correia de Campos, á altura muito conturbado, pelos sucessivos encerramentos de serviços de saúde espalhados pelo país, deve continuar a pertencer á equipa de Sócrates.
  • Maria de Lurdes Rodrigues – Escusado será dizer que esta senhora, estará já de malas aviadas, pois é contestada, pela maior parte da comunidade estudantil, evitando assim que se desperdice mais ovos por esse país fora.
  • Santos Silva – Para o homem que gosta de malhar na oposição, o futuro não é “cor-de-rosa”, mas este elemento, parece ser um homem da confiança do Primeiro-ministro.
  • Jaime Silva – Este senhor, deve em princípio, seguir no mesmo avião, que a ministra da educação, pois que, ele de agricultura não vê nada, não deve gostar muito dos animais da quinta, e os animais, também não gostam muito dele.
  • Mário Lino – O homem dos equívocos, cada obra que lançava ou inaugurava, era uma gafe, não tem perfil, portanto, “jamais”o Mário Lino ficará no governo.
  • Teixeira dos Santos - Mostrou competência, e arcaboiço para aguentar com duas pastas, de tal forma, que, pergunto, para quê gastar mais dinheiro noutro ordenado, deixar estar como está.
  • Pinto Ribeiro – Tirem no, da pasta da Cultura, que ele não sabe o que anda lá a fazer, e “contratem” um homem para apostar forte na área, que Sócrates disse que devia ter investido mais.
  • Alberto Costa – O estado da Justiça, no antes e passados os quatro anos, é a que está tudo igual, portanto, uns patins, para este senhor.
  • Luís Amado – Este é também um dos intocáveis, de José Sócrates, mas no entanto, o homem dos Negócios Estrangeiros, já disse que está cansado, se vier a confirmar se a exoneração do cargo, o país perde um homem, que se mexe bem por esse mundo fora.

Estas eleições ficam definitivamente marcadas, pelo caso das “escutas no Palácio de S. Bento”, com Cavaco Silva a sair muito mal desta novela, ele que devia ser o árbitro, desta espécie de jogo, que é o governo e a oposição, acaba por interferir na campanha eleitoral, ainda que indirectamente, mas de uma forma que pouco abona a favor da credibilidade politica. Amanhã, saberemos, que pensará, ou mesmo, o que fará Cavaco Silva, quando falar ao país, mas a imagem do Presidente da República, desgasta se e muito com este caso.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

6 - jogos / 6 - batalhas vencidas / 18 pontos = 1º lugar

SPORTING CLUBE DE BRAGA  2009 - 2010  LIGA SAGRES / olhanense 0 - 1 sp. braga, por: record
Olhanense – Sporting Clube de Braga, jogo de reencontros, pois desde da época 1950/51 que as mesmas, não se encontravam para o campeonato, e onde a equipa bracarense nunca tinha ganho. Um jogo que teve duas partes distintas, a primeira, em que foi a mais disputada pelas duas equipas, mas sempre com um maior domínio de jogo, por parte da equipa bracarense, onde houve duas oportunidades claras de golo para cada equipa onde a barra e o poste foram protagonistas, destaque ainda para a expulsão do guarda-redes da equipa algarvia por falta sobre Alan dentro da área, que originou o penalti falhado por Meyong. Com mais um em campo o domínio na segunda metade do jogo, foi ainda mais evidente, com os jogadores treinados por Jorge Costa, a estacionarem literalmente o “autocarro”, onde evidenciava o total domínio dos Gverreiros do Minho. E quando já nem jornalistas do canal de desporto, acreditavam na vitória (se é que eles queriam que o Braguinha ganhasse), eis que surge Hugo Viana a centrar para Alan que finalizou da melhor forma, conquistando assim no último minuto, os três pontos que mantém os jogadores de Domingos Paciência, invictos no campeonato, com a liderança reforçada e á espera dos resultados, dos seus mais directos adversários, existe garra, vontade, união, espírito guerreiro, entre todos os jogadores. Com a constante ignorância da imprensa, o Sporting Clube de Braga, vai ganhando jogos, como será quando eles se virarem para a gente?

quinta-feira, 24 de setembro de 2009

«A escrever Braga, desde 24 de Setembro de 2007»

Hoje, o braga blog, completa 2 anos, com alguns números, que para um blogue desconhecido impressionam, 936 artigos de opinião, que até agora, foram vistos 47841 visitantes, em que os mesmos percorreram 92711 páginas, com as hiperligações disponibilizados no blogue, um orgulho para mim. Este não é um blogue da moda, que faz trinta por uma linha (nem anda por aí a hastear bandeiras, para aparecer nas televisões) para que as suas visitas aumentem, mas que no fundo, é feito com afecto, esforço, dedicação, em que Braga, é o combustível que faz mover este espaço que poderia ser mais activo na luta dos interesses da “nossa” bela cidade e os motivos são muitos, mas a falta de tempo e disponibilidade, obriga me a abdicar dessas “lutas”. A todos que diariamente visitam o braga blog, um muito obrigado, espero os mais vezes, de mim tentarei corresponder às vossas expectativas, este que é um espaço de opinião que critica e louva o que for preciso “seja ele fulano ou sicrano”. Durante os próximos dias, este espaço sofrerá algumas alterações, que espero que sejam para melhor, convido - vos acompanhar as mudanças e a dar a vossa opinião.
De Braga, por Braga, com muito gosto.

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Falam, falam, mas não fazem nada"…

dsc02133q
António José Seguro defendeu a conclusão de um anel ferroviário entre as quatro cidades do quadrilátero urbano - Braga, Barcelos, Guimarães e Famalicão -, mas construído em articulação com a futura estação do TGV em Braga, o que constituirá um factor decisivo para o desenvolvimento regional.No último dia da Semana Europeia da Mobilidade, os candidatos a deputados do PS por Braga dedicaram a jornada à questão dos transportes. A comitiva socialista embarcou no comboio em Braga, depois de uma curta viagem de autocarro até à estação, e, pelo caminho, ouviu Carlos Sá, da Associação Comboios XXI, defender o investimento no comboio. in: antena-minho.pt
____________________

Chegam as eleições legislativas, e todos os candidatos a deputados, tentam conseguir ou renovar o “tacho” no Parlamento, regressam da capital e aterram no distrito que lhes é confinado pelo partido, prometem e dizem que vão lutar por esta e aquela causa, para no fundo ficarem bem vistos e conseguirem colocação na Assembleia da República, esta maneira de ver as coisas, faz lembrar o caso de António José Seguro, á muitos anos que se fala numa linha de comboio entre Braga e Guimarães, onde os avanços para que este projecto se concretizasse, são praticamente inexistentes. Não houve dinheiro para o comboio, arranjou se para uma auto-estrada, que além de ser uma das mais caras do país, vem continuar a incentivar o uso do automóvel particular. De certeza que todos os minhotos concordam com as ideias de António José Seguro, agora o que todos os Minhotos não querem é que o deputado do Partido Socialista se esqueça de lutar pelas ideias, que muito bem defende.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

A campanha eleitoral, está muito, muito quente !

a campanha eleitoral, está muito, muito quente...

O afecto, que todos nós temos pelo ABC.

autocarro abc
"O ABC somos todos nós!" Este é o slogan que desde há algum tempo vai sendo utilizado pelo clube de Braga, como forma a traduzir o espírito que rodeia este histórico do andebol nacional.
E foi precisamente levando esta ideia à letra que um grupo de jogadores, adeptos e dirigentes conseguiu "fazer" um autocarro para a equipa principal. Uma "obra" caseira que não envergonha. O veículo foi emprestado, por tempo indeterminado, por um sócio que prefere manter o anonimato, mas depois foi necessário puxar pela imaginação e tornar o autocarro, que não é novo, num "elemento privilegiado de promoção do ABC e, ao mesmo tempo, de demonstração daquilo que o clube é, por todos os cantos onde vamos e onde encontramos sempre gente que gosta do clube e de andebol", explica o presidente Luís Teles.
"Uns arranjaram o vinil para a decoração, outros conceberam o desenho, outros ainda deram a mão-de-obra, e assim conseguimos melhorar em muito a logística de transporte do clube", refere o dirigente, orgulhoso por "estar num clube onde este espírito se vai mantendo, apesar das dificuldades".
Sem gastar verbas significativas, fundamental em tempo de crise, os academistas, com criatividade, melhoraram as condições de uma equipa que não tem tido vida fácil...
in: ojogo.pt

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Contradições, de um aspirante a "Special Two…"

«Não tive nada a ver com a organização da equipa do Sp. Braga»
A frase é de Jorge Jesus, na véspera da estreia do Benfica no acesso à Liga Europa. O treinador respondia a António Salvador, presidente do clube minhoto, que tinha responsabilizado o antigo treinador pelo atraso no planeamento da época, numa alusão ao arrastar do processo da saída de Jesus para a Luz.
Nessa altura, o treinador disse que se recusava a servir de escudo para os maus resultados (o Sp. Braga falhou o acesso à fase de grupos da Liga Europa).
Passado algum tempo, e cinco jornadas da liga de futebol, premiadas, só com vitórias, coroadas com o 1º lugar do campeonato, o discurso muda, para isto:
«Os jogadores do Sp. Braga foram escolhidos por mim»
O sucesso do Sp. Braga no arranque do campeonato não surpreende Jorge Jesus. O agora treinador do Benfica lembra que os jogadores do líder da prova foram praticamente escolhidos por si e que antes de se mudar para a Luz tinha-lhes dito que iriam lutar pelo titulo nesta época.
«Não me surpreende. Naquele onze só o Viana é que não estava lá no ano passado, todos os jogadores foram escolhidos por mim e já lhes tinha dito que íamos jogar para ser campeões neste ano, eles são testemunhas. O Sp. Braga está a fazer um excelente trabalho, nada disto me surpreende»
in: maisfutebol.iol.pt

MUSICATECA (10) | black eyed peas - " i got a feeling", live in: chicago.

domingo, 20 de setembro de 2009

Abram alas, para deixar passar o líder…

SPORTING CLUBE DE BRAGA  2009 - 2010  LIGA SAGRES / sp. braga 1 - 0 f.c.porto, por: maisfutebol
O Sporting Clube de Braga, continua líder, após esta vitória diante o F.C.Porto, conseguindo assim, bater o seu próprio recorde de arranque no campeonato que era de quatro vitórias e um empate, tornando as cinco vitórias consecutivas no melhor arranque de sempre na história do clube da capital minhota. Num belo jogo protagonizado pela equipa de Domingos, a vitória foi de certo modo, merecida, neste jogo houve duas pessoas que se evidenciaram, Alan e Eduardo, o primeiro porque fez o golo que deu a vitória, o segundo, pelas duas grandes defesas que confirmaram o triunfo, de referir que estes dois atletas fizeram hoje, respectivamente 30 e 27 anos, mas á que realçar que toda a equipa está de parabéns, pela grande exibição protagonizada hoje, na actual equipa dos Gverreiros do Minho é notória a entre ajuda de todos os elementos da equipa, Hugo Viana continua a ser um senhor no meio campo, nem se dando por ele, mas a peça fundamental ou o motor da equipa é mesmo Alan, ele é uma seta apontada á baliza, coroando mais uma bela exibição com mais um golo, de referir o grande ambiente criado pelos milhares de adeptos bracarenses. O Sporting Clube de Braga, fica assim, sentado no sofá á espera do desenrolar da jornada, em que é líder isolado, tem feito bem á equipa de Domingos Paciência a repetitiva ignorância por parte da imprensa nacional. Próxima jornada o Braguinha, desloca se a Olhão.

sábado, 19 de setembro de 2009

Sala de espectáculos, é diferente de uma sala de comícios !

theatro circo, por: theatrocirco.com
Mesquita Machado fez hoje um apelo aos Partidos Políticos para que não escolham Teatro Circo para comícios.O autarca bracarense diz que há outras salas em Braga onde é possível ter as mesmas actividades politicas evitando desse modo a utilização de um espaço que custou milhões de euros a ser recuperado e que vocacionado para outro tipo de iniciativas.Mesquita Machado falava a propósito da intenção da CDU em fazer o comício de encerramento da Campanha para as Legislativas no Teatro Circo.A sala não consta dos locais indicados pelo Governo Civil para comícios, o que levou a CDU a fazer um recurso para a Comissão Nacional de Eleições, com a CNE a dar razão aos comunistas.O governo Civil de Braga recorreu entretanto para o Tribunal Constitucional. in: antena-minho.pt
____________________
Mesquita Machado tem razão ao querer negar o acesso do Theatro Circo, aos partidos políticos que teimam em realizar comícios neste espaço, recordo me, á uns anos atrás, ainda o TC não tinha fechado para aquela que foi a sua remodelação mais profunda, estive presente num comício do PS, em que a sala estava completamente cheia, houve várias imagens que me recordo entre elas a de pessoas de pé em cima das poltronas da sala principal, ignorando se estavam ou não a estragar o património de todos os bracarenses, num dos camarotes, local onde eu estava, vi uma criança com uma caneta a riscar uma das paredes, e os pais que estavam ao lado deles nada fizeram, nem uma simples repreensão, este espaço nobre da cidade, não merece que o tratemos da mesma maneira em que foi tratado no passado, se ocorrerem danos no Theatro Circo, a CDU está disposta a acarretar com os custos da reparação dos mesmos. Braga dispõe de muitos espaços para fazer campanha eleitoral, então porque carga de água a CDU quer o Theatro Circo?

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

O exagero da conspiração…

O assunto era o seguinte (estás sentado?): o presidente da república acha que o gabinete do primeiro-ministro o anda espiar e que a prova grande disso tinha sido dada na Madeira onde o primeiro-ministro tinha enviado um tipo que trabalha para o MAI só para espiar os passos do Presidente e dos homens do seu gabinete. (mesmo que seja mentira o que não passe de uma paranóia do PR estás a ver a gravidade do facto do o presidente pensar que o PM o anda a espiar). Está a ver como estarão as relações entre eles e a opinião que o PR tem do PM). - Excerto do email que o jornalista Luciano Alvarez enviou a José Tolentino Nóbrega

- Homem forte do presidente encomendou 'caso das escutas'
- Portas: "Possível violação da privacidade" do PR é "assunto muito sério"
- Jardim considera “muito grave” usar a Madeira para forjar notícias
- Belmiro de Azevedo recomenda ao Público que não se deixe assustar por governantes
- José Sócrates diz que Presidente da República está "acima da disputa eleitoral"
- Paulo Portas: Violação da privacidade do PR e de um jornalista é um assunto sério
____________________
Estando os eleitores a nove dias das próximas eleições, surge agora mais um episódio para animar a já proclamada “novela mexicana”, como apelidou Francisco Louça do BE, ora Cavaco Silva já veio anunciar que só divulgará o final desta novela, no fecho das eleições, ora pintando um cenário futurista e perante estes casos, pergunto, que credibilidade terá Cavaco Silva para convidar um governo PS ou PSD se não houver maioria absoluta, caso seja José Sócrates a vencer as próximas eleições, como será a relação entre Primeiro-ministro e Presidente da Republica, de certeza nada saudável.

A morte lenta do ciclismo em Portugal !

vencedor da volta a portugal 2009, por: desportugal.blogspot.com
O ciclismo em Portugal, já não estava bem, devido às muitas dificuldades financeiras que as equipas atravessavam, no mundo, a modalidade é já vista com desconfiança devido aos muitos casos de controlo anti-doping positivo, que como este, não abonam em nada a favor da modalidade. A notícia que o vencedor da Volta 2009, Nuno Ribeiro, acusou positivo num controlo de doping, pode ser esta a machadada que faltava, para que o ciclismo no nosso país comece lentamente a morrer, para os mais distraídos, Nuno Ribeiro, antes deste controlo positivo, já tinha antecedentes de controlo de doping positivo, foi em 2005, quando estava no “Giro de Itália na equipa Liberty Seguros-Würth, porém Nuno Ribeiro fez uma contra análise que despistou a ingestão de qualquer substância dopante, a noticia de hoje é lamentável, e não creio, que haja esperanças, que a contra análise, tenha resultado negativo, ainda para mais quando houve vários atletas da mesma equipa com resultados idênticos. Caso se venha a comprovar o controlo positivo de Nuno Ribeiro, David Blanco será o vencedor da 71ª Volta a Portugal em bicicleta.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Existe em Braga, muitas coisas para fazer na cultura…

ruinas_antiga_5
José Sócrates, resignou se quando admitiu, no final do seu mandato, que devia ter investido mais na cultura, assim contribuiu para aquela que é a grande lacuna do nosso país, os nossos sucessivos governos, olham para a cultura como um desperdício de dinheiro, mas atenção, nem todas as zonas do país são olhadas da mesma maneira, Lisboa e Porto, são considerados casos em que a cultura é vista como um investimento, voltando á questão e lançando uma sugestão da criação de um programa que apoiasse a concretização de todos estes projectos espalhados pelo país. Uma palavra de apreço para o Padre João, que luta já á algum tempo para que este projecto vá para a frente, pondo em xeque o presidente da Junta de freguesia de Esporões, Manuel Duarte, que nunca fez nada pela musealização da Santa Marta das Cortiças.

CINEMATECA | The Twilight: New Moon

Depois de «Crepúsculo», a saga continua desta feita com «Twiligt – New Moon», este que já é, um caso de sucesso, começando a ganhar contornos de filmes, que já tiveram tamanha ascensão, como foi o caso de Harry Potter, as coincidências não se ficam por aqui, “Lua Nova”, foi baseado também na obra de uma escritora, neste caso, Stepenie Meyer, com quatro livros já publicados. Nota para a substituição de Catherine Hardwicke por Chris Weitz, na realização, isto, quando já está em rodagem a terceira fita, que vai ter o nome de «Eclipse», onde Bryce Dallas Howard vai interpretar a vampira Victoria, substituindo Rachelle Lefevre.
Realizador: Chris Weitz
Elenco:
Robert Pattinson, Kristen Stewart, Peter Facinelli, Ashley Greene, Taylor Lautner
Género: Terror, Romance
País Origem: Estados Unidos da América
Duração: ?
Data de estreia (Portugal): 26 de Novembro

quarta-feira, 16 de setembro de 2009

terça-feira, 15 de setembro de 2009

"Casa assaltada, trancas na porta".

DSC01928
«O presidente da Câmara Municipal de Braga, Mesquita Machado, admitiu que a autarquia pode avançar com a instalação de câmaras de videovigilância» (...) «Quero dar uma palavra aos cidadãos e dizer que os autores vão ser punidos. Braga é uma cidade pacata que não gosta destes actos e, por isso, repudio este vandalismo.» por: Mesquita Machado
____________________
Há muito tempo que defendo a videovigilância, no centro histórico de Braga, os casos de vandalismo ocorridos na madrugada da ultima segunda-feira, revelam que o coração da cidade está vulnerável, Braga é uma cidade em franco crescimento, mas este ritmo de desenvolvimento, não tem sido acompanhado pelo reforço em forças de segurança, e como não é possível ter um agente da polícia em cada esquina, o método da videovigilância seria a melhor solução para a vasta área pedonal do centro histórico, que sublinho, cada vez mais é afectado pelo êxodo de habitantes, que procuram alternativas melhores, no que toca a habitação e talvez mesmo segurança. Agora dizer aos amigos do alheio, que Braga é uma cidade que não gosta deste tipo de comportamentos, pergunto, qual é a que gosta, bem, pode ser que eles se sintam ameaçados por estas palavras e deixam de vir assaltar e vandalizar o património bracarense.

domingo, 13 de setembro de 2009

O Desporto Bracarense.

Marítimo e Sp. de Braga protagonizaram um feito inédito no futebol profissional da 1º Divisão, que foi jogar no período da manhã nunca antes visto pelos nossos lados. O jogo não começou da melhor forma, pois logo nos minutos iniciais o Sporting Clube de Braga, perdeu dois jogadores importantes por lesão, primeiro Hugo Viana num choque violento com um jogador adversário, depois Rodriguez numa disputa de bola. Com um inicio de jogo bastante azarado, a disputa foi grande, mas que só o ataque maritimista teve eficácia para concretizar a primeira situação de golo, através de um canto. Os Gverreiros do Minho responderam bem, por intermédio de um cruzamento de Meyong para Mossoró que cabeceou bem, mas correspondido também, por uma boa defesa de Peçanha. Mas o golo do empate acabou mesmo por chegar através de João Pereira, com um cruzamento que acabou por ressaltar num jogador adversário e entrou na baliza, assim se fez o empate, resultado que chegou ao intervalo. Se na 1ª parte o jogo foi disputado, o 2º tempo foi de sentido único, com a equipa de Domingos Paciência a ter a iniciativa de jogo, consequência disso, as duas situações de golo, a 1ª com um centro de Mossoró que Meyong tentou emendar mas que, mais uma vez o guarda redes do Marítimo contribuiu com uma defesa vistosa. Mas lance que deve ser realçado, foi um que teve Alan (minuto 80) como protagonista, o mesmo recebe um passe de Madrid, faz passar a bola por cima do defesa que estava atrás de si, e chuta de primeira, tendo a bola embatido com estrondo na barra da baliza, merecia golo, de resto o numero 30 do Sp. de Braga foi em conjunto com Mossoró, os melhores em campo. O golo da vitória acabou por chegar através de uma grande penalidade, através dos constantes puxar de camisola do defesa adversário, impedindo Meyong de rematar, o mesmo acabou por converter, dando assim a vitória que recolocou os Gverreiros do Minho no comando da tabela classificativa. Nota negativa para a “azia” de alguma imprensa, que simplesmente ignora o facto de Sporting Clube de Braga comandar o campeonato, basta fazer uma visita às páginas destes jornais, e logo se verifica que nenhum deles, realça a vitória que recolocou a equipa de Domingos Paciência no primeiro lugar, uma palavra para a RTP, canal público pago por todos nós, mas que só olha a três clubes, transmitindo os resumos dos chamados três grandes e ignorando os outros clubes, onde está a igualdade, no tratamento por parte dos media, para com os outros clubes, que também são grandes, mas não têm o patrocínio de empresas públicas.
____________________
Continuando no futebol, destaque para o Merelinense que na 2ª Eliminatoria da Taça de Portugal, deslocou se a Milheirós de Poiares (Aveiro), onde defrontou o Milheiroense tendo vencido a equipa que joga na III divisão - série C, por 1 – 3. Os golos da equipa bracarense foram apontados por Paulinho Lopes, Beck e Mokas. Recorde se que o sorteio, a contar para a próxima eliminatória da Taça de Portugal, já contará com equipas da 1ª liga de futebol. Quem sabe se não teremos um duelo bracarense!
____________________
No andebol, o ABC, não teve o melhor começo de campeonato, na jornada inaugural da renovada prova, que agora é organizada pela federação da modalidade, a equipa bracarense perdeu com o Benfica por 27 – 25. Depois de ter vencido os lisboetas em Viseu, a contar para o Torneio de S. Mateus, a equipa treinada por Jorge Rito, não conseguiu impor nova derrota, desta feita para o campeonato, a equipa do ABC ainda não contou com Rolo, Salgado Stankov.

Legislativas 2009 / Debates / Sócrates - Manuela F. Leite, esclarecido mas pouco...

O debate de hoje a contar para as legislativas entre José Sócrates e Manuela Ferreira Leite, foi como seria de prever equilibrado, nos primeiros minutos de discussão incidiram mais sobre o que um fez e o que o outro não fez quando esteve no governo. Na continuação do debate, o 1º Ministro conseguiu destacar se com o seu já habitual “dom” da palavra no que toca a debates televisivos, auxiliado pelo “Programa da Verdade” do PSD, já Ferreira Leite, tentou “apagar” todos os fogos lançados por Sócrates, contra argumentando, que Sócrates, auxilia se bastante vezes da crise, para justificar más opções podia, e foram de facto os apagões de Manuela que o 1º Ministro sublinhou, em questões como o acordo do governo PSD de MFL e os espanhóis acerca do TGV, mas também o PEC – Programa Especial por Conta que a Ferreira Leite criou em 2001, já na questão do comboio de alta de velocidade alegou que, Espanha só esta interessada no CAV, para ter a categoria de projecto transfronteiriço, para assim ter direito aos fundos europeus e que estava no debate para defender os interesses dos portugueses, e não os e interesses espanhóis, afirmou ainda que Portugal não é uma província espanhola. Além destas feridas, foi ainda discutida a avaliação dos professores, e também o estado da democracia na Madeira, ficou ainda por abordar, a situação do país em termos de segurança, qual a posição de MFL em termos de transportes (extra CAV) e vias de comunicação, ensino, e outras áreas que se consideram de extrema importância para o país. Sócrates anteviu ainda que se ganhar as eleições haverá remodelação no governo, como tambem disse, que se perder as eleições legislativas de dia 27 ocupará o cargo de deputado a que se candidata como cabeça de lista pelo círculo de Castelo Branco. Se ainda existiam indecisos, ainda não foi hoje, que ficaram mais esclarecidos, no que toca á escolha de um candidato. O “circo” das campanhas eleitorais vai começar a carburar a todo gás, e terá como destino as vilas e cidades de Portugal, onde os candidatos vão distribuir beijinhos, abraços, e receber também alguns apupos.

sábado, 12 de setembro de 2009

Legislativas 2009 / Braga / Sondagens.

Começaram a conhecer se a primeiras sondagens a contar para as eleições legislativas, estas, que parecem ser as eleições mais renhidas dos últimos tempos. O jornal Público (versão impressa) aborda as sondagens de uma forma mais abrangida, apresentando os estudos de opinião de três entidades (Aximage, Eurosondagem, U. Católica), no caso do “duelo” entre PS e PSD no distrito, pode se dizer que existe segundo as sondagens, existe um empate, uma derrota e uma vitória para cada um destes partidos, já a U. Católica dá um empate entre PS e PSD, com ambos a eleger 8 deputados cada um, sobrando um representante para CDU, CDS e BE. Já na Eurosondagem, o PSD ganha no número de mandatos, com 8, enquanto que o PS elege 7, CDS com 2 deputados e CDU e BE ambos com 1, nesta sondagem pode se ainda constatar um ligeira viragem á direita. Por último o estudo de opinião da Aximage, aqui os socialistas ganham, conseguem eleger 8 deputados, o PSD com 7, os Bloquistas elegem 2, Comunistas e Populares conseguem eleger um único deputado. Nestes três estudos apresentados, impera o equilíbrio no distrito de Braga entre os dois maiores partidos portugueses. Faltam duas semanas para ver se á “1X2”, no caso do PS e PSD, em vez de estarem a dormir em algumas sessões de plenário, aos representantes que vão representar o distrito na Assembleia da Republica, pede se que lutem por recursos para revitalizarem e relançarem economicamente uma região muito afectada com o desemprego.

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

É bom visitar (Braga) o Mosteiro de S. Martinho de Tibães !

Exposição Anima Vegetalis
O Mosteiro de São Martinho de Tibães parece ter chegado ao fim de uma longa travessia no deserto, em que se transformaram os avanços e recuos na recuperação desta que foi em tempos a Casa Mãe da Congregação Beneditina portuguesa. Posto isto, o Mosteiro que é Monumento Nacional desde 1910 está pronto para entrar no roteiro cultural, se é que já não estava, pois eram muitos aqueles que o visitavam mesmo com obras a decorrer, será com certeza mais um ponto forte para atrair turistas a Braga. De realçar para a pacatez do município, que de resto, contribuiu ainda que indirectamente para o constante degradar desta pérola arquitectónica, nada fazendo para o evitar, pois bem, foi graças ao governo que o Mosteiro ganhou nova vida, após ter sido comprado pelo mesmo. Depois de recuperado, existe já um programa que tem como função, dar vida aquele espaço, António Pinto Ribeiro, ministro da Cultura que presidiu a uma espécie de inauguração das obras, sugeriu que: «"é preciso que o Mosteiro seja integrado numa rede mais ampla de dinamização cultural e deve ser um dos pontos-chave em iniciativas como a Capital Europeia da Cultura que se vai realizar em Guimarães". Serralves e outras estruturas devem também "estar integradas nessa mesma rede que transformem toda esta região, no espaço cultural muito forte".» , é com certeza uma boa ideia, desde que, seja igualmente apoiada como os projectos mencionados. Depois das formalidades, existe já, uma oferta cultural, chama-se "Anima Vegetalis -- Imaginário Botânico do Mosteiro de Tibães". Trata se uma exposição de fotografias que ao longo de 2 anos foram sendo engendradas numa pequena cela monástica do Mosteiro de Tibães, por Paulo Gaspar Ferreira.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

Política de verdade = política da mentira, e do insulto.

Para um partido político, em que o lema é a “Política de Verdade”, os factos ocorridos nestes dias não ajudam muito a credibilizar a mesma, esta, está se a transformar numa autêntica política da mediocridade. Primeiro tivemos as afirmações descaradas de MFL ao afirmar que «na Madeira não existe défice democrático» quando toda a gente sabe como funciona o poder sufocante de Alberto João Jardim nos comandos do Governo Regional na Madeira, de resto, esta digressão da secretária geral do PSD pela Madeira está a dar que falar, depois de MFL ter usado o carro do governo regional para a campanha do PSD, nasce daí aquele que parece ser uma espécie de fecho em grande na tal digressão pela Madeira da senhora PSD, AJJ confrontado com as muitas perguntas sobre o episódio da utilização do carro, propriedade do governo regional e pago por todos nós, arrematou a questão com um “Fuck them”, talvez a falta de argumentos tenha justificado tal acto, digámos que nada de novo na postura deste senhor.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

A falta de pensamento, no futuro, acarreta problemas para o presente !

Esta reportagem ilustra a falta total de planeamento urbanístico no concelho de Braga, se bem que o município neste caso arrecada com a totalidade da culpas, porquê, porque devido á sempre presente, indefinição por parte da CP em relação aos transportes ferroviários no Minho, que agora com as indecisões do passado, vê se obrigada a gastar muito mais dinheiro, em outra infra-estrutura. Mas voltando ao fundo da questão, recordo me duma frase do candidato da coligação Juntos por Braga, Ricardo Rio, que disse “Mesquita Machado podia ter sido o Marquês de Pombal de Braga”, e realmente podia ter sido. A estação de Braga foi construída com a ideia que no futuro a linha continuasse para norte até Monção, segundo um mapa que constava no decreto de 6 de Agosto de 1898 e 27 de Fevereiro de 1899, também nesse documento, estava já prevista a linha que ligaria Braga a Guimarães. A falta de planeamento e duma visão futurista no que toca á linha ferroviária, fez com que todos os canais possíveis, para a linha continuar para Norte fossem simplesmente abafados por inúmeras construções que ali foram permitidas construir, não percebo quando se diz que se devia prolongar a linha até á Universidade do Minho, pergunto e passaria por onde, só se fosse em túnel, sendo esta hipótese caríssima. Existem outros exemplos de falta de planeamento, o facto de nunca se ter pensado numa verdadeira circular urbana, fez que hoje a mesma ande a “serpentear” os prédios que abundam no nas entradas da cidade, fazendo da mesma um autêntico perigo. Em Braga não se reservou canais para um futuro Metro, a maneira de pensar actualmente é a de que quando for para fazer este ou aquele projecto, logo se pensa como e onde se vai fazer.

domingo, 6 de setembro de 2009

Portugal no Mundial 2010?, se calhar, nem na Playstation...

selecção  dinamarca 1-1 portugal
Pela primeira vez, nesta última década, Portugal pode ficar fora do Mundial. Duas vitórias, uma derrota e quatro empates, eis os resultados da selecção nacional no Grupo 1 da fase de apuramento para o Mundial de 2010, um dos empates ontem á noite, e se já estava difícil ainda mais ficou, a selecção portuguesa só não ficou afastada de vez porque houve um senhor que não é bem visto por muitos portugueses, pelas razões que conhecemos, mas que graças ao golo, do apelidado “Levezinho”, Portugal ainda tem uma réstia de esperança. A selecção das Quinas é proclamada como sendo uma das grandes selecções europeia e mundial, mas as verdadeiras grandes selecções do mundo ganham jogos, têm eficácia ofensiva e defensiva, apesar de não serem imbatíveis, os grandes jogadores, valendo eles 94 milhões ou 100 mil euros, vêem se em campo, vêem se na honra que sentem em vestir camisola do clube de muitos milhões de portugueses. Atenção, esta observação não é referente ao jogo de ontem, tivesse a selecção o mesmo empenho que teve no jogo com a Dinamarca, já teríamos um pé no Mundial de 2010. Uma convicção para os jogadores portugueses naturalizados, aqui pode se aplicar aquele ditado, “primeiro estranha se, depois entranha se”, foi assim com o Deco, com o Pepe, e será assim com Liedson, criticamos mas depois anda se com eles ao colo…

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Se isto é jornalismo, "eu vou a Braga e venho".

No meio de tanta fraca notícia, consegue - se encontrar uma boa.

sida, por: newsgrist.typepad.com
Um artigo publicado ontem na revista «Science» dá a conhecer dois anticorpos que conseguem neutralizar o vírus da SIDA. Esta importante descoberta poderá conduzir à tão esperada vacina contra esta doença que afecta mais de 40 milhões de pessoas em todo o mundo. Esta é a primeira vez que o vírus HIV revela vulnerabilidade. Os anticorpos que a provocam chamam-se PG9 e PG16 e são os primeiros do género identificados em mais de uma década. São também os primeiros a serem isolados em doadores de países em vias de desenvolvimento, onde ocorrem a maior parte dos casos. in: cienciahoje.pt

Caso - Fim do "Jornal Nacional de Sexta - TVI", visto de uma outra perspectiva…

J6_TVI
E eis que surge mais um caso a envolver o Primeiro-ministro, Sócrates, e numa altura crucial como esta, a três semanas das eleições, esperei que a “poeira” assentasse para escrever sobre o assunto.
Depois do caso curso acabado ao Domingo, depois da saga do “Freeport”, surge agora o episódio da retirada do “Jornal de Sexta” da grelha de programação do canal privado TVI, facto que foi logo associado ao Primeiro-ministro José Sócrates, que tinha em Maio deste ano, reagido negativamente, apelidando Jornal Nacional de Sexta de “Telejornal travestido” pela maneira negativa com que era feito, aquele espaço noticioso. Faz confusão, acusarem Sócrates de ter pressionado os administradores da Media Capital, proprietária da TVI, para que o programa de Manuela Moura Guedes acabasse. Sócrates sabe jogar política, e ele mais do que ninguém sabia que se fizesse aquilo de que agora é acusado estaria a dar um tiro no pé, pois iria afectar o partido do governo, nas próximas eleições. Quem é que pode dizer que não foi o PSD a “arranjar” mais este caso com objectivo de prejudicar a reeleição governo PS, estranho é ver Aguiar Branco do PSD e Paulo Portas do CDS-PP, que automaticamente ligaram este acontecimento ao Governo Socialista, esquecendo se estes, quando eram Ministros da Justiça e Defesa altura em que a TVI foi pressionada para afastar Marcelo Rebelo de Sousa de comentador daquela estação de televisão. Mas neste caso existe uma pessoa que está a passar se, por santa, mas não o é, pessoas com meio palmo de testa sabem bem como Manuela Moura Guedes faz o seu jornalismo, Marinho Pinto disse á protagonista como realmente ela faz jornalismo. O PS pode ter perdido as eleições com este caso.

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

FRASES QUE MERECEM DESTAQUE... (7)

Só para evitar que caia no esquecimento, aqui vai: o líder do campeonato português no final da terceira jornada é o Sporting de Braga. Nunca é de mais recordá-lo, sobretudo àqueles que andam entretidos com o futebol ofensivo do Benfica, com a reconstrução cirúrgica do FC Porto ou com o regresso messiânico de Liedson.

Escreve, Nuno Sousa em "Alguém se esqueceu do Braga?", in: público.pt

CINEMATECA | The Taking of Pelham 123

Walter Garber, um controlador de tráfego da linha do metro de Nova Iorque, vê-se envolvido no sequestro de um dos comboios por quatro bandidos armados comandados por Ryder, líder tão brilhante quanto implacável, que ameaça matar a sangue frio os 18 passageiros caso o resgate de um milhão de dólares não seja pago no prazo máximo de uma hora. Garber e Camonetti, negociador da polícia de Nova Iorque, são as pessoas do outro lado do telefone que usarão todos os meios para vencer os criminosos e salvar os passageiros. Mas um problema continua sem solução: mesmo que os ladrões consigam o dinheiro, como poderão escapar da linha de metro?
Realizador: Tony Scott
Elenco: John Travolta, Luis Guzmán, John Turturro, Denzel Washington
Género: Crime, Drama, Thriller
País Origem: Estados Unidos da América
Duração: 121 minutos
Data de estreia (Portugal): 3 de Setembro (hoje)
____________________
No sentido de generalizar um pouco os conteúdos deste espaço, o "braga blog", a partir de agora dará a conhecer filmes que se irão estrear nas salas de cinema em Portugal, fiquem atentos.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Para onde vais Portugal ?

Portugal.
©google earth
No nosso país, quando se fala em investir, fala se em Lisboa, hoje foram proclamados mais dois, que no total, equivalem a um investimento de 2590 milhões de euros, com um claro défice, no que toca a investir fora de Lisboa, o governo vai fazendo pequenos investimentos fora do círculo da capital, e em alguns casos, depois feito o investimento, não lhes dá o apoio suficiente para os mesmos sobreviver. A estes investimentos na capital, podem apelidar se de “roubo”, se pensarmos que existem outras localidades do país com uma rede de transportes fraca ou inexistente, se pensarmos que se fecharam linhas de comboio por falta (dizem eles) de passageiros, se pensarmos que faltam hospitais, escolas, etc., continuamos com a balança desnivelada no que se refere a dinheiro para fazer progredir o resto do país. Braga teve de esperar 30 anos para que o novo Hospital se construísse, muitas outras cidades e vilas irão esperar, muitas gerações nunca irão ver aquela ou a outra obra á muito prometida e essencial para uma maior qualidade de vida.
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §