terça-feira, 23 de dezembro de 2008

FRASES QUE FASCINAM!!! (3)

««A Maria ajudou a criar os meus filhos e, portanto, quando ela me disse que era preciso fazer uma estrada para onde ela tinha a casa, se havia pessoa a quem eu não podia dizer que não, era a ela»»
Alberto João Jardim, durante a cerimónia de uma das muitas centenas de inaugurações, na ultima campanha eleitoral, declarações que motivaram uma queixa crime ao Ministério Público por parte do PS local, caso que agora foi arquivado.

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

DE BRAGA, PARA TODO O MUNDO!!!


Um desenho sobre uma típica calçada à portuguesa, da autoria de Tiago Cunha e Patrícia Oliveira, alunos do curso de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga, foi o escolhido para os cartões de Natal do primeiro-ministro, José Sócrates. in: jornal de notícias


A Escola Profissional de Braga é um exemplo de sucesso escolar e profissional, vendo agora ser reconhecido o seu trabalho, muitos pensarão, grande coisa, mas para esta turma de Design Gráfico será um grande orgulho ver os postais que conceberam circular pelo mundo inteiro.

domingo, 21 de dezembro de 2008

MAIS PORMENORES DO NOVO HOSPITAL!!!

sábado, 20 de dezembro de 2008

UM BOM EXEMPLO QUE DECORREU EM BRAGA...

Elogio do chefe da estação de Braga da CP por: Nicolau Santos in Expresso, 9 de Dez de 2008.
Há dias assim, ou porque se está mais cansado ou porque o biorritmo anda na parte inferior da curva sinusoidal ou porque a carta astrotógica não ajuda.
Há duas semanas tive de ir ao Porto em serviço. Apanhei o Alfa pendular na ventosa estação do Parque das Nações, desenhada por esse grande arquitecto que dá pelo nome de Alberto Calatrava e que faz obras notáveis por todo o mundo - embora nesta, lamentavelmente, se tenha esquecido que a obra em causa se destinava a ser usada por humanos, pessoas de carne e osso, que certamente adoram escultura, mas que ficam agradecidas quando lhes dão também um pouco de conforto...
Mas adiante. Ia o comboio por alturas de Coimbra quando eu devo ter adormecido. De tal modo que, quando acordei, dou por mim a ver ficar para trás a estação de Famalicão. Famalicão?! Mesmo não sendo a geografia de Portugal o meu forte, tive desde logo a terrível sensação de que o Porto já tinha ficado para trás, sensação confirmada quando no painelzinho vermelho do interior da carruagem lá apareceu a indicação de que a próxima estação era... Braga.
Conformado, lá segui até à Cidade dos Arcebispos, onde estava um frio de rachar às oito da noite. Dirigi-me ao guichet, contei o meu caso ao funcionário que me atendeu e pedi um bilhete de regresso ao Porto no mesmo Alfa onde tinha vindo, e que voltaria a partir dentro de 15 minutos.
O dito funcionário começou por dizer-me que o comboio estava cheio. Fiquei desanimado. Depois percebi que estava cheio - mas só a partir do Porto para Lisboa. E o senhor não só me deu um bilhete na carruagem onde tinha vindo, como disse que não tinha nada a pagar, como, por causa das coisas, escreveu por trás do bilhete, à mão, que o passageiro estava de boa fé e que portanto lhe era passado gratuitamente o bilhete de regresso ao Porto.
Numa terra onde se diz mal de tudo e de mais alguma coisa, principalmente dos serviços públicos, gostava hoje de dizer bem da CP, que tal funcionário tem. E de agradecer do fundo do coração ao funcionário que solucionou, com bom senso, uma situação que, se seguisse à risca o livro de instruções, poderia ter recusado resolver.
*Correcção ao autor: não existe chefe da Estação em Braga. via: comboios XXI

O 1º DE RENTERIA...


«No novo ano vou marcar muitos mais. Foi o primeiro golo e o primeiro custa sempre, mas sempre dei o meu melhor. Não marcava, mas fiz algumas assistências. Fui abraçar os adeptos porque eles sempre me apoiaram. As críticas só fazem bem. Esperamos manter esta confiança para subir na classificação.» in: maisfutebol.pt

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

EIS O NOME DA PRÓXIMA "BATALHA" NA TAÇA UEFA!!!


Nome: Standard de Liège
Ano de Fundação: 1900
Presidente: Reto Stiffler
Cidade: Liège
País: Bélgica
Web:
http://www.standardliege.be/
Palmarés: Campeonato da bélgica: 9 Taça da Bélgica: 5 Super Taça da Bélgica: 2

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

AS FALTAS...


Como cidadão, sinto me enganado por certas pessoas, estas pessoas, que têm o dever de “defender” a nossa região na luta diária na Assembleia da Republica, acabam por fazer várias “pontes” no ano, ainda se espantam pela fraca adesão dos jovens nas várias vezes que são chamados a votar, quem é que quer eleger políticos que em muitos casos não têm respeito pelas pessoas que os escolheram para representarem uma região.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

O PERIGO IMINENTE!!!

Quando o perigo vem do céu
Parece um título de algum livro ou filme, mas não, é sim mais um episódio triste de uma “novela” que teima em continuar a ameaçar os cidadãos que circulam pelas ruas da nossa cidade…
foto: paulo menote

quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

O "AVISO" ESTÁ FEITO...

António Marques propôs ainda "a criação de um sistema de Garantia de Crédito que apoie as empresas de uma forma mais eficaz e célere", avisando que, "se o Governo não agir a curto prazo, dentro de seis meses centenas de empresas entrarão em falência".
As propostas da AIMinho radicam num diagnóstico negativo sobre a realidade nortenha, tendo em conta que as acções de insolvência de empresas aumentaram 47 por cento entre Janeiro e Setembro e que a taxa de desemprego no Norte anda próxima dos 11 por cento.
in: jornal de notícias

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

"(DES)ILUSÕES"

No Centro de Apoio a Trabalhadores de Estrangeiros de Braga, Susana Loureiro, delegada regional, acredita que a crise e a pobreza estão a desfazer muitas ilusões e que romenos, ucranianos e russos estão a voltar ao país de origem. A Casa de Leste, que também apoiava estes estrangeiros, já fechou. in: jornal de notícias
A ilusão transformou se em desilusão, esperançados em ter uma vida melhor, milhares de imigrantes de Leste irromperam pelas fronteiras do nosso país, ao fim de alguns anos onde foram explorados pelos “garimpeiros” de mão-de-obra barata, regressam agora ao seu país com as mãos cheias de nada e desiludidos com um país que sempre os olhou com alguma desconfiança.

MOBILIZAR "O POVO"... (2)


CINEMATECA - é uma instituição pública dedicada à difusão e preservação da arte cinematográfica.
Depois de ter dado a conhecer o significado desta palavra desconhecida, dou também a saber que Manuel Caldeira Cabral, professor de Economia da Universidade do Minho (UM) decidiu criar uma petição a favor da criação na cidade de um "um pólo ou subpólo" da Cinemateca, neste espaço seriam exibidos ciclos de cinema e exposições, o Sr. Professor disse e muito bem:


"ouviu com agrado o anúncio da instalação de um pólo da Cinemateca no Porto, e questionou-se: e porque não em Braga? "Neste momento, está a pensar-se descentralizar a Cinemateca para o Norte, numa medida que aplaudimos, mas se estão previstas três salas para o Porto, porque não considerar uma sala em Braga? Em vez de três salas com dois quilómetros de distância, teríamos uma a cerca de 50, para um outro público" in: Público

Posto isto e sem nada acrescentar, convido todos os visitantes a assinar este movimento, e lembrem se “que a união faz a força”.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

FRASES QUE FASCINAM!!! (2)

"As empresas têm que saber que há árbitros, mas isso não acontece. O Estado acaba por ser o gajo que está sentado no sofá a ver o jogo, não temos políticos, temos uns gajos que mandam uns bitaites"
Afonso Pimentel, actor, Semanário Sol/06-12-2008

domingo, 7 de dezembro de 2008

DO SONHO Á REALIDADE!!!


Esta será de certeza a obra mais importante dos últimos anos da cidade de Braga e da Região, depois de muita luta e quase 25 anos depois, a construção do novo Hospital será uma realidade, acabarão assim as deslocações ao Porto para receber tratamento em algumas especialidades até agora inexistentes (ex: Radioterapia, Quimioterapia), mas no fundo ainda não há luz verde para o arranque das obras, pois falta o “visto” do Tribunal de Contas, esperemos que não haja um novo revés na construção desta infra-estrutura importante para toda a região do Minho.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

"O DIA SEGUINTE"


Ao contrário destas capas de jornais, os outros títulos da imprensa escrita não sabem reconhecer o esforço das outras equipas além dos três clubes do costume, até pode haver destaque nas edições "Norte" desses mesmos jornais mas acho que era um acontecimento que devia ter lugar na 1ª páginas de todo o país.

BRAGA, CIDADE DA CULTURA, TODOS OS DIAS!!!

Video: Alcohol (Narrow Terence)
DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE
-MÚSICA

Narrow Terence + The Guys From The Caravan
Organização: Theatro Circo de Braga
Local: Sala Principal do Theatro Circo de Braga
Data: 6 de Dezembro (Sábado)
Horário: 21.30h
------------------------
Os Narrow têm uma sonoridade que faz lembrar Tom Waits e vêm de Paris. Os Caravan são de Coimbra e assinam o fresco 'Noah's Ark of Pain'. Uma ponte com as novas sonoridades francesas.
#
-CONFERÊNCIAS

A Crise Financeira e Económica Internacional
Organização: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Local: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Data: 9 de Dezembro (Terça feira)
Horário: 21.30h
---------------------------
No âmbito da iniciativa internacional Café Scientifique realiza-se, dia 9 de Dezembro de 2008, às 21h45, uma palestra com Fernando Alexandre, sobre o tema A crise financeira e económica internacional: ergodicidade e resiliência.Fernando Alexandre é Professor associado da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minho.
#
-EXPOSIÇÕES

Estórias Oníricas
Organização: Livraria Centésima Página
Local: Livraria Centésima Página
Data: 6 de Dezembro (Sábado) a 31 de Dezembro (Quarta feira)
Horário: Seg. a Sáb. 9.00h - 19:30h
-------------------------
Exposição de Ilustrações de Zadi, uma ficção representada por um conjunto pitoresco que alimentam o imaginário infantil…todo este envolvimento faz-nos interpretar livremente e criar as nossas próprias histórias baseadas nas cenas de fantasia ilustrativa.
#
-FEIRAS

Exposição e Venda Artística
Organização: APAHE - Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias

Local: Velha-a-Branca - Estaleiro Cultural
Data: 5 de Dezembro (Sexta feira) a 31 de Dezembro (Quarta feira)
--------------------------
Realiza-se, de 5 a 31 de Dezembro de 2008, na Velha-a-Branca, uma Exposição e venda artística a favor da APAHE (Associação Portuguesa de Ataxias Hereditárias).
#
-LIVROS

Nova Literatura Portuguesa em Oito Livros: 09 de Dezembro, Anos 90 e Agora, Uma antologia da Nova Poesia Portuguesa, 3.ª ed. (2004), org e selecção Jorge Reis-Sá
Organização: Theatro Circo de Braga
Local: Salão Nobre Theatro Circo de Braga
Data: 9 de Dezembro (Terça feira)
Horário: 21.30h
-------------------------
A nova literatura portuguesa é assunto cada vez mais na ordem do dia, quer pela qualidade que lhe tem sido reconhecida, quer pela popularização de um conjunto de autores que, talvez pela primeira vez desde sempre, ascende mesmo a um nível internacional alcançando traduções e edições com chancelas até aqui vedadas aos autores portugueses.
#

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

TAÇA UEFA CONTINUA EM 2009!!!


Amanhã a cidade de Braga vai acordar orgulhosa da sua equipa de futebol, com um justo triunfo na Holanda o Sporting Club de Braga assegurou a passagem aos 16 avos de final da Taça UEFA, fazendo jus ao lema dos “Guerreiros do Minho” (símbolo que por curiosidade não utilizaram nas camisolas) os homens do “Braguinha” não se deixaram intimidar com o 1º golo do Heerenveen e cavalgaram para uma reviravolta histórica pois que, nunca em jogos oficiais o Sporting de Braga tinha obtido uma vitória no país das tulipas. Agora basta espera pelo sorteio, mas uma coisa é certa as equipas fáceis acabaram, se é que elas existiam…

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

O FUTURO DO SPORTING DE BRAGA NA TAÇA UEFA, PASSA PELA CIDADE DE HEERENVEEN!!!


Jorge Jesus quer vencer em Heerenveen
Jorge Jesus: «Capacidade para ganhar na Holanda»

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

SALA "ESGOTADA" PARA OS JOVENS!!!


Haverá vontade de se “cultivar” a cultura entre os jovens em Braga, parece que não, a cidade que se auto intitula como umas das mais jovens da Europa, não pode continuar a barrar o acesso (preços dos bilhetes) á cultura dos que têm menos posses, mas chego a uma conclusão, é que apoiar os mais jovens na compra de bilhetes com preços mais acessíveis, não é uma promessa grandiosa e vistosa que cative votos, ao contrário de certas obras que se fazem pela nossa cidade…

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

MOBILIZAR "O POVO"...


Está mais que visto que “o povo” de Braga não dorme e já não vai nas cantigas de certas pessoas, mobilizando se cada vez mais em torno das causas da cidade, a saga continua em torno do Templo Romano que foi descoberto nas obras de ampliação do túnel da Avenida da Liberdade, sabendo se agora de várias irregularidades que decorreram durante a obra, recentemente descobriu se que o mesmo templo iria ser novamente soterrado, para que quando houvesse dinheiro (ou seja nunca) fosse novamente desenterrado, mas como de cantigas está o mundo cheio, foi lançada a petição que tem como objectivo a criação de um movimento que visa a total escavação do local onde se encontra o Templo Romano, o Quarteirão dos CTT, assim como toda a zona de Intervenção afecta ao Prolongamento do Túnel. imagem braga 2009
#
Assine aqui a petição.

NO PAÍS DAS MARAVILHAS...

“Foi num momento de particular agonia financeira do BPP que João Rendeiro (administrador do BPP) surge como o rosto de um livro, escrito por Myriam Gaspar, que retrata as suas origens e ascensão, além de traçar dicas de gestão e investimento.”
É preciso ter lata, depois de por os outros bancos e o governo ao barulho por causa do banco que administra, ainda tem o descaramento de escrever um livro onde dá dicas de gestão e investimento, francamente, isto é gozar com o dinheiro de todos nós...
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §