terça-feira, 29 de dezembro de 2009

You (bad) Tub...

YouTub ©portal clássicos
Os Transportes Urbanos de Braga interrompem o seu serviço a partir das 19h00 da próxima quinta-feira, dia 31. No dia 1 de Janeiro, a circulação dos autocarros inicia-se às 9h00, com excepção de algumas carreiras. Assim, as ligações Praça Conde de Agrolongo - Padim da Graça e Praça Conde de Agrolongo - Arentim iniciam-se às 7h30. A carreira Avenida da Liberdade – Lageosa - Pedralva inicia-se às 7h40, a carreira Avenida Visconde Nespereira - Panoias às 8h10, a ligação Avenida Central - Cabreiros às 8h35 e as ligações entre Avenida da Liberdade - Boavista, Avenida General Norton de Matos - Ponte do Bico e Santa Tecla – Semelhe - Gondizalves às 8h55. [Correio do Minho]
©Portal dos Clássicos

Mas qual é a 3ª maior cidade de algum país civilizado, que deixa de ter transportes públicos na passagem de ano, é por estas e por outras que a cada ano que passa, andam menos passageiros nos Transportes Urbanos de Braga, porque nunca se pode contar com eles, quando são mais precisos.

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Eles não dormem…

A AsproCivil lamenta que cinco dias depois dos ventos fortes e da chuva intensa que afectaram quase todo o país, "ainda existam pessoas com a sua vida condicionada pela resposta tardia de algumas entidades, nomeadamente a EDP". Para a associação, a empresa terá que "rapidamente reflectir sobre a sua capacidade operacional para responder a situações destas ou ainda piores"(...) caso se tivesse tratado de um sismo, uma cheia ou um tsunami, "a mobilidade estaria irremediavelmente comprometida, e mesmo a resposta tardia (aluguer de geradores) não seria aplicável", cabendo à EDP "a disseminação estratégica destes meios de forma a poderem garantir uma resposta com maior prontidão e qualidade". [Público]
____________________
A poucos dias de entrarmos no ano de 2010, ficamos já a saber que a EDP, vai aumentar o preço da electricidade, pode ser coincidência os seus administradores não dormem, e aí está a jogada a prever os fortes gastos que irão ter, na recuperação das redes de distribuição, depois das mesmas terem sido afectada pelo mau tempo que ocorreu no nosso país, assim, o povo paga os arranjos, e a EDP, continua a sua senda de lucros descomunais…

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Rei morto, rei posto…!

João Pereira ©abola
©abola
O mercado de Inverno no futebol, ainda e estranhamente não tinha dado sinais oficiais de contratações, e eis que hoje surgiu a primeira e logo com uma surpresa, João Pereira, o expoente máximo dos Gverreiros do Minho até então, vai se mudar para Lisboa, para o Sporting local, actual quinto classificado, na Liga Sagres, pode parecer estranho, mas com as declarações (estranhas) de hoje, já se adivinhava, porém, nada apontar a um jogador que deixava tudo dentro das quatros linhas, quanto a sucessão do lugar agora vago no plantel do Sporting de Braga, Filipe Oliveira parece ser o sucessor natural, mas terá com certeza concorrência nos próximos dias, onde deverá haver novidades nos próximos dias.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Vale o que vale, mas..., Sporting Clube de Braga Campeões de Inverno 2009!

2009 / 2010  F.C. Paços de Ferreira 2 - 1 S.C. Braga  Liga Sagres  14ª Jornada ©record
©record
Jogo muito sofrido na Mata Real, mas a sofrer também se vencem jogos e campeonatos, assim foi a vitória desta noite gélida em Paços de Ferreira, e logo com um golo de Meyong, que voltou aos golos e logo depois de um longo período de jejum. Mas seria necessário tanto sofrimento, claro que não, mas, mais vale três pontos e sofrer, do que um á procura do segundo golo. Sofrer é também uma das qualidades do Sporting de Braga, e mais uma vez se provou isso. Apesar do golo de Zé Meyong, nota se a falta de um verdadeiro ponta de lança que penetre na defesa, seja matador, e saiba marcar golos seja com os pés ou com a cabeça, a par disso, Adriano tarda em nascer para os golos e a juntar a isso o jogador da selecção dos Camarões vai em principio ausentar se para representar a mesma na Can 2010, terá Salvador uma prenda para a equipa de todos os bracarenses?

A Avenida que era do "tamanho do mundo", chegou ao fim…

©avenida central blogue
©avenida central
O sítio blogosférico avenida central, chegou ao fim, blogue emblemático, mobilizador, dinâmico, cativante, inovador, respeitado, e polémico, assim era o espaço Avenida Central da autoria de Pedro Morgado, era acima de tudo uma Avenida defensora das melhores ideias para Braga e para o Minho, triste por esta grande perda na blogosfera regional e nacional, mas mais ainda por ser da cidade que nos une. Espero o seu regresso um dia.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Não há fumo sem fogo…

O acordo, assinado ontem pelo Turismo de Lisboa (em representação dos municípios de Lisboa e Oeiras) e a Red Bull Air Race, demonstra "o desejo de que uma prova do campeonato internacional se realize sobre o rio Tejo na área entre a Torre de Belém e a Ponte 25 de Abril em 2010". Durante três anos consecutivos, a prova portuguesa do campeonato internacional realizou-se no Porto, sobre o rio Douro, entre o viaduto de Massarelos e a Ponte Luís I.Em Setembro, 720 mil espectadores juntaram-se nas margens do Douro para assistir àquela que é considerada a Fórmula 1 da acrobacia aérea. Em Novembro, o presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia, Luis Filipe Menezes, disse ter informação de que estavam a decorrer negociações em Lisboa para que a Red Bull Air Race se realizasse por três anos na capital portuguesa, facto não confirmado até hoje pela câmara de Lisboa. Segundo o mesmo documento, as autarquias de Lisboa e Oeiras ficam obrigadas a financiar a Red Bull na elaboração da prova em 3,5 milhões de euros.Além disso, as cidades que recebem o evento devem "providenciar à competição, gratuitamente, o uso do espaço onde o evento decorre, incluindo as áreas dedicadas aos aviões, e uma pista de aterragem, para que seja possível realizar os voos de teste, treinos e voos de qualificação facilmente". [Público]
Que a Regionalização chegue depressa, como eu e outros assim o anseiam...

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

No segredo dos deuses !

Trajecto Comboio de Alta Velocidade (Braga) ©forúm Bracarae Avgvste
Hoje no jornal Correio do Minho é dado destaque a uma notícia intitulada, «Braga: estudo de impacte ambiental – Comboio de alta velocidade: autarcas preocupados», primeiro esta notícia terá caído que nem uma bomba na Praça do Município, devido á proximidade entre este jornal diário e o executivo camarário, segundo, está questão já não é nova, a falta de informação que existe sobre obras que passam no município, quem quiser saber de alguma coisa sobre estes e outros projectos terá de ter um computador ligado á internet terá de pesquisar muito se quiser saber alguma coisa que se passe fora da nossa porta, ou então consultar o forúm Bracarae Avgvste, que lá ficaremos todos mais esclarecidos que no site da Câmara Municipal de Braga, que o utiliza mais, para fazer episódios de propaganda. Este esclarecimento feito pela Agência Portuguesa do Ambiente, que de facto é de louvar, será a luz que iluminará de certa maneira o caminho dos autarcas das freguesias afectadas, que com este alarido todo, terão os residentes das respectivas freguesias a bater á porta da Junta, a pedir esclarecimentos se a sua casa vai ou não abaixo, atenção á especulação imobiliária nos próximos tempos, ali para os lados de Semelhe. Em Ponte de Lima já se luta á muito tempo pelo traçado do CAV. Em Braga ainda se está a tentar descobrir qual é o rumo terá linha de comboio.

domingo, 13 de dezembro de 2009

O "líder" vai sobrevivendo, apesar dos percalços…

braga-naval
©mais futebol
Muito frio no AxA, onde até o resultado combinou, num jogo onde só o Sp. de Braga tinha intenção de o vencer, a equipa da Naval limitou se a defender com a sua muralha defensiva, que resistiu a quase tudo, e quando não era os defesas, estava lá Peiser o guarda-redes da equipa da Figueira da Foz. Domingos fez duas substituições na segunda metade do jogo, mas teriam sido melhor se as fizesse logo no começo da 2ª parte, até que após estas mudanças a equipa ganhou mais velocidade, mas continuou sem eficácia atacante, com Matheus a ter a oportunidade soberana para marcar, mas que não teve engenho para contornar o guarda-redes da equipa adversária. E findas 13 jornadas do campeonato o Sp. de Braga continua a liderar na tabela classificativa, se bem que a imprensa ilude se ou anda enganada, e simplesmente ignora o mérito da equipa treinada por Domingos Paciência.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Braga, cidade só de Arcebispos, não de Papa (s) !

Braga é conhecida e reconhecida por ser uma cidade que tem uma grande envolvência com a religião católica, e não será de estranhar que seja talvez o segundo destino turístico religioso em Portugal, logo atrás de Fátima, onde os Santuários do Bom Jesus e Sameiro são os grandes locais de atracção, este último chegou mesmo a receber a visita de João Paulo II em Maio de 1982. O nosso país irá receber no ano que está a chegar a visita do novo Papa de seu nome Bento XVI, conhecido o trajecto do Cardeal Ratzinger fiquei desiludido pela não contemplação da nossa cidade, na visita do Papa ao nosso país, a cidade dos Arcebispos ficou a dormir, ou terão sido os Arcebispos da cidade que adormeceram…

COISAS DA CULTURA | Sofia Ribeiro & Florian Weber [Jazz]

Sofia Ribeiro ©marlene soares
O espaço cultural Pedro Remy, em Braga, apresenta no dia 19 de dezembro , pelas 22h, o duo Sofia Ribeiro (voz) / Florin Weber (piano).

domingo, 6 de dezembro de 2009

Uma visão empreendedora tridimensional…

Um jovem de Barcelos prepara-se para abrir uma empresa de produção de filmes em três dimensões (3D), inédita em Portugal, um dos projectos premiados nas anteriores edições do Poliempreende, concurso nacional de empreendedorismo dos Politécnicos portugueses. (...)"Em Portugal, não existe qualquer empresa de criação de filmes 3D e foi isso que me incentivou a apostar neste projecto", garantiu, à Lusa, Marco Neiva, 24 anos, natural de Barcelos e licenciado em Computação Gráfica e Multimédia, no Instituto Politécnico de Viana do Castelo.[Jornal I]

Quando a crise está agarrada a nós como se fosse uma verdadeira carraça, aparecem pessoas que não se assustam com ela e lutam por algo que possa por o nosso país na linha da frente da inovação, como é caso.

As Marcas de Braga | Apple

apple-logo ©gadgetophilia.com
"Estamos entusiasmados com a abertura da primeira loja Apple Premium Reseller, um sonho tornado realidade na cidade de Braga. Aqui, os clientes podem comprar ou simplesmente experimentar a gama completa de produtos Apple", sublinharam os sócios do mais recente investimento de Braga que criará oito postos de trabalho directos. Lembre-se que o Call Center Apple já está sediado em Braga.
A presença da Universidade do Minho, aliada à crescente procura que os produtos Apple estão a desencadear no mercado, são factores decisivos para a aposta de Jorge Costa e João Gomes. Os dados conferem ao local um grande acesso à internet, sendo o hot-spot mais movimentado do país, mas os objectivos dos empresários bracarenses aponta para a expansão, com outras lojas na calha. [J.N.]

sábado, 5 de dezembro de 2009

A liderança, quase se afogava em tão mau futebol…

Leixões 1 - 1 Sp. Braga ©maisfutebol
Leixões e o líder do campeonato Sporting de Braga, fizeram um jogo onde a diferença pontual entre as equipas nem se notou, o estado do terreno não pode ter sido justificação para tudo, houveram jogadores fundamentais da equipa de Domingos Paciência, que pareciam nem saber que o jogo já tinha começado, acrescentar a tudo isto o auto golo, onde Eduardo não está isento de culpas, nestes jogos toda a concentração é pouca, moral da historia, a liderança do campeonato continua na capital do Minho, e já lá vão doze jornadas decorrida.
Domingos alertou, depois de ter sido expulso do banco de suplentes, que se calhar terá que “coser” a boca a João Pereira, pelo facto de ele estar sempre a levar amarelos, que não se comece a jogar em campos que não sejam os relvados…

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Este é o caminho a seguir…

Igreja das Almas - Viana do Castelo ©olharvianadocastelo.blogspot.com
Viana do Castelo continua a dar lições de rejuvenescimento urbano, e os frutos estão aí, esta é uma cidade que consegue fazer a ponte entre o progresso e o passado, sem que se percam nem destruam os valores patrimoniais dos seus antepassados, será assim tão difícil este lema de recuperar mas não estragar ?

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A corrida entre Lisboa e o resto do país…

Red Bull Air Race Porto 2008
©redbullairrace.com
Portugal continua a não surpreender, no que toca á centralização do país, refiro me ao caso da suposta mudança da competição desportiva Red Bull Air Race, para a cidade de Lisboa, em detrimento do Porto, espantado, não, porque o nosso país é isto, as outras cidades tentam com os seus tostões cativar eventos medianos para promover as suas localidades, mas em Lisboa o poder central trata disso pelos autarcas, investindo milhões originários de todos os contribuintes, mas que não são distribuídos da mesma forma na promoção das outras cidades, este tipo de argumentos enquadram se naquilo a que se chama um País Centralizado, recordo o caso do autódromo do Estoril, onde o governo enterrou milhões com o objectivo de que a Formula 1 voltasse ao nosso país, terá Portimão recebido a mesma ajuda na edificação do Autódromo do Algarve, temos o caso do Estoril Open, onde a entidade estatal Turismo de Portugal investe todos os anos para mais um evento realizado na região de Lisboa, Tennis Masters Cup 2000, Campeonato do Mundo de Atletismo 2001, Lisboa é o “Papão” de os eventos mediáticos no país. O Norte perde claramente se vier a confirmar a perda da Red Bull Air Race, mas atenção, existe mais Norte além do Porto, de Bragança a Viana do Castelo, existem eventos que mais ou menos mediáticos devem ser apoiados, para que o nosso país se torne mais conhecido, e assim crescendo como um todo no que toca a turismo.
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §