quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Desabafos, acerca de uma ideia sem nexo…

- Pouco original
- Eu não faria melhor... nem pior. Está como a relação entre os dois países... assim-assim.
- Mais do mesmo... mais do mesmo. perdeu-se a criatividade
- Se a candidatura tiver a qualidade do logotipo estamos aviados,que incrivel falta de gosto e criatividade.
- A imagem está pessima, não está relacionada com futebol.. Um logotipo para representar a união dos dois países deveria ter mais valor cultural... Uma grande falha ... Mais uma ...
- A ideia da mescla das bandeiras está bem conseguida, mas a imagem em si, como símbolo, não transmite uma ideia de Futebol nem de Campeonato. Má escolha.
- Logótipo mais horroroso era impossível. Se este era o melhor, nem quero imaginar os outros... Não se entende...

Estes são alguns do comentários proferidos na edição electrónica do jornal Público, após ser dado a conhecer o novo logótipo, que identifica a candidatura conjunta entre Portugal e Espanha ao Mundial de futebol de 2018. Confesso que me revejo na maior parte deles.

A verdade revelada antes do tempo…

António Salvador, presidente do Sporting Clube de Braga, alertou no fim do jogo com o Rio Ave, para notícias que pudessem vir a destabilizar a equipa no decurso da preparação do jogo com o Benfica, pois bem aqui está a prova de que isso é verdade, esta notícia serve para aqueles, que pensaram ser um desabafo, de uma pessoa que prima pela seriedade e defende sempre os valores que representa. Esta notícia deve merecer o total repúdio por parte de todos os amantes de um futebol livre de casos que possam destabilizar uma modalidade já muita afectada no nosso país, em que os clubes mais pequenos em representação institucional, sofrem bastante mais com um futebol dominado pelos mesmos de sempre.

Frases que merecem destaque… (8)

A Universidade do Minho, que tem novo reitor, António Cunha, é prova de que o ensino superior público em Portugal pode oferecer uma qualidade que não deslustra no quadro europeu. Prova disso o facto de integrar 35 centros de investigação, mais de 70 por cento dos quais com a classificação de Muito Bom ou Excelente. Serve o exemplo para dizer que os 16 mil alunos, que têm entre os 1100 professores, dos quais 85 por cento são doutorados (quase todos com publicações referenciadas internacionalmente), no dia em que recebem o diploma têm a certeza do valor que ele representa. É assim que se faz uma escola. Que o exemplo frutifique noutras esferas do ensino.
In: Global Notícias, por: Silva Pires, director deste jornal gratuito.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

COISAS DA CULTURA | Sabina Freire.

Sabina Freire, por: Companhia de Teatro de Braga
Uma comédia 'sem moral nenhuma'O Autor escreve para se entreter e o mais curioso é afigurar-se-lhe que deve insistir na classificação de COMÉDIA a uma peça na qual há veneno e morte em cena.Afirmando o Autor que 'riu e riu de gosto nas passagens mais trágicas e que COMÉDIA será eternamente'encenação: Rui Madeira; cenografia: esc. Rui Anahory; figurinos: Silvia Alves: desenho de Luz: Fred Rompante; criação de som e Imagem: Luis Lopes; criação gráfica: Carlos Sampaio.Actores da CTB: Solange Sá ( Sabina Freire), André Laires ( Júlio Freire); Jaime Soares ( dr. Fino); Carlos Feio: Padre Correia e Procurador Ferreira; Thamara Thais ( Cristina)Actores de A Escola da Noite: Sílvia Brito ( Maria Freire); António Jorge ( Augusto César e Ministro); Ricardo Kalash ( Epifânio); Miguel Magalhães ( Josézinho Soares); Lina Nóbrega ( Josefina).
Sexta, 30 Outubro, ás 21:30h.

sábado, 24 de outubro de 2009

Lucílio Baptista, conseguiu fazer aquilo que já se temia !

Num jogo de futebol os protagonistas, são os 22 jogadores das duas equipas, no caso de hoje, do jogo com do Rio Ave com Sporting de Braga, o árbitro Lucílio Baptista quis se evidenciar, ao validar um golo irregular da equipa de Vila Conde, tendo como é óbvio influencia no resultado. Lucílio Baptista tem já um passado triste, e nunca foi condenado com justeza, pelos seus casos anteriores. A arbitragem portuguesa está assim a deixar se levar pela onda, dos designados seis milhões...

sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Braga em altas rotações…

Circuito Vasco Sameiro
©Sérgio Nicolau
Braga recebe este fim-de-semana a Taça Europeia de Carros de Turismo (FIA-ETCC) no Circuito Vasco Sameiro, em Palmeira, esta prova desportiva trará a Braga milhares de pessoas, tanto da organização da prova como também os aficionados das corridas, sendo bom não só pela promoção da cidade e também do comércio, hotelaria e afins. Braga precisa de mais eventos como este, a cidade começa a sair do grupo de cidades europeias desconhecidas, que no caso deste acontecimento, levará o nome Braga pelo mundo, já que será transmitido através do canal desportivo internacional Eurosport, o horário das transmissões neste canal, será o seguinte, 1ª corrida às 12:00 em directo na Eurosport 2, 2ª corrida às 13:30 na Eurosport 1, para quem não tiver tv por cabo, poderá sempre ver a prova na RTP 2, nos mesmos horários. O mérito tem de ser dado ao Clube Automóvel do Minho, por ter conseguido trazer mais esta prova para Braga.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

As saias destacam - se, na remodelação do governo de José Sócrates.

Enfim a salvo…

GERES
Depois de ter lido que, havia gente a defender com unhas e dentes a plantação de ventoinhas no Parque Natural Peneda Gerês, sosseguei agora quando li acerca do novo Plano de Ordenamento do único Parque Nacional em Portugal. Esta nova atitude pode ser a salvação, para a continuação de uma verdadeira vida selvagem, da fauna e flora, o primeiro passo está dado, mas falta juntar recursos para um drama que afecta todos os anos o P.N.G., que é os incêndios, os 72000 hectares precisam de uma melhor vigilância, e meios para combater este mal que todos os anos chamusca o verde que é a imagem de marca deste pólo de atracção do turismo da natureza.

O Judas encabeçado por Saramago !

josesaramago
©blogjob
A polémica envolta no lançamento do mais novo título (Caim) apresentado pelo ex. Prémio Nobel da Literatura, é mais um caso de sucesso no marketing alternativo. O homem que não acredita em Deus, quer ser uma espécie de “Dan Brown”, ou seja, daqui a algum tempo, teremos Caim, tal como o outro titulo (O Ensaio Sobre a Cegueira) escrito por José Saramago, e que foi adaptado ao cinema. Saramago é livre para fazer o que quiser, tanto na crítica como o elogio, não pode é faltar ao respeito aos muitos portugueses católicos que nunca se meteram com ele. Que diria José Saramago, se lhe dissessem que ele é um espanhol convicto, que não gosta do nosso país, e que só aparece cá, para vender livros e criticar os que cá moram. Já agora vejam o significa a palavra Caim.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Frases que merecem destaque… (7)

«Não é o presidente do Merelinense que vai mudar o futebol português. Vou falar para quê? Quem deve falar são vocês, os jornalistas. Nem o Apito Dourado mudou o futebol português, portanto não há muito a fazer. Protestar? Para quê? Só se for para gastar dinheiro e fazer figura de urso.»
In: maisfutebol.pt, por: Carlos Matos, presidente do Merelinense F. C.

COISAS DA CULTURA | Quarteto Nelson Cascais, no espaço cultural Pedro Remy.

Nelson Cascais

©ruimelo01

O espaço cultural Pedro Remy, em Braga, apresenta no dia 24 de Outubro, pelas 22h, o quarteto de Nelson Cascais , com:
Nelson Cascais - contrabaixo
André Fernandes- guitarra
Óscar Graça- piano
João Lencastre- bateria

Nelson Cascais é hoje um dos nomes mais sonantes no cenário do jazz português. Além de contrabaixista dotado de um som extremamente individual e de um apurado sentido de interacção, Nelson Cascais é um dos mais distintos compositores do jazz contemporâneo, qualidade à qual se junta a capacidade de, enquanto líder, fazer aflorar as mais importantes virtudes dos seus companheiros de grupo. Por outro lado, como fruto da sua versatilidade e fiabilidade, a actividade de Nelson Cascais como sideman tem-se tornado cada vez mais intensa, tendo-se apresentado, em estúdio ou em concerto, ao lado de nomes como Carlos Martins, André Fernandes, Abe Rabade, Jorge Reis, Perico Sambeat, Jesus Santandreu, Paulo Bandeira, Maria João & Mário Laginha, Afonso Pais, Pedro Moreira, Benny Lackner, Bernardo Sassetti e muitos outros. "GURUKA", o novo disco de Nelson Cascais, vem acentuar o já notável reconhecimento do contrabaixista como compositor e bandleader, ao apresentar um sólido repertório onde a composição e a improvisação se equilibram num processo orgânico que, à imagem dos seus registos anteriores - "Ciclope" e principalmente "Nine Stories" -, se alimenta da forte voz pessoal de cada um dos elementos do grupo e de uma completa e determinante permeabilidade às mais diversas influências estéticas.

domingo, 18 de outubro de 2009

Sp. Covilhã 0-1 Sp. Braga | Taça de Portugal | 2009 - 2010 | 3ª eliminatória

Sp. Covilhã 0-1 Sp. Braga  Taça de Portugal  2009 - 2010  3ª eliminatória
©bragablog
22 Anos depois o Sporting Clube de Braga, regressou á Covilhã para defrontar a equipa local, desta feita a contar para a 3 ª eliminatória da Taça de Portugal. Com muita alegria, assim costuma ser a festa da Taça, e este jogo não foi excepção, os mais de mil adeptos bracarenses que subiram á serra, visitaram uma cidade agradável, aprazível, e num caso do recinto do jogo, talvez um dos melhores que se vê por Portugal, envergonhando os outros recintos que nunca deveriam ter autorização para a sua utilização. Voltando ao jogo, a boa exibição do Sp da Covilhã, não foi de admirar, e as dificuldades sentidas por parte da equipa de Domingos Paciência, não foram assim de espantar. Com várias alterações na equipa, o Sp. de Braga sentiu algumas dificuldades em cimentar o seu jogo, e quando os muitos bracarenses presentes, já esperavam o que já se estava á espera, do prolongamento, eis que Matheus saiu do banco para fazer o golo da vitória numa jogada individual. O Sporting Clube de Braga, passa assim á próxima fase da Taça de Portugal. Uma nota aparte deste jogo, com o empate de ontem do Barcelona na liga Espanhola, o Sporting Clube de Braga torna se a única equipa da Europa, com 7 vitorias nos 7 jogos já realizados.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Os reais valores que nos movem…

João de Deus Pinheiro
©ec.europa.eu
Pergunto, para que é que João de Deus Pinheiro se candidatou ao lugar de deputado na Assembleia da Republica, sabendo que no futuro este seria um cargo que lhe iria ocupar bastante tempo, mais, quem será o senhor, que tomará o lugar dele, será um deputado que saberá as reais carências do distrito de Braga afectado em tão vastas áreas, será capaz de lutar pelos valores essenciais para o crescimento de uma zona afectada pelo desemprego, mas desde já saliento que o que lhe vier “render”, será com certeza melhor, se atentarmos que o ex. deputado do PSD, é um senhor do golfe, e já não está para grandes lutas políticas. Logo veremos se os “Motivos Pessoais” de Deus Pinheiro, serão ou não justificação para outros voos.

Um Prós e Contras para esmiuçar os directores de jornais…

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Já se viu o Mundial 2010 mais longe !

Portugal 4-0 Malta, por: uefa.com
Muitos hoje suspiraram, pelo facto de Portugal ter ganho á selecção de Malta, alguns já viam o seu tacho fugir. Perante um ambiente frenético oferecido pelo povo vimaranense, a selecção de todos nós goleou (4 - 0) uma frágil selecção de Malta, que assim repetiu o resultado, feito na última vez que cá veio, já no ano longínquo de 1993. Portugal está assim na rota do Mundial de 2010, na África do Sul, faltando apenas conhecer o adversário para o “play off”, entre os possíveis estão as selecções da Ucrânia, Bósnia, República da Irlanda, e a Eslovénia, e toda a gente já sabe que nesta fase não existem adversários fáceis. Os jogos estão agendados para os dias 14 e 18 de Novembro.

Em defesa da sua dama…

E pronto, já tínhamos saudades do senhor que pensa ser o dono da razão em Portugal. Existe no nosso país, aqueles que adoravam ter o bilhete de identidade português, no caso de Miguel Sousa Tavares, ele tem vergonha de o ser e anseia por pertencer a uma nacionalidade da moda. Este senhor na ressaca do vídeo em que a sua suposta namorada, andou pelas ruas do nosso país em que em nenhum momento elogiou os cá moram, disse e passo a citar (…) Isto é uma reacção provinciana e saloia dos portugueses. Somos um povo sem capacidade de humor e autocrítica. Há algum português que vá ao Brasil e não goze? (…) Só um povo com complexos é que se sente melindrado com uma coisa destas. Não temos de estar sempre a ser elogiados como se fossemos um povo exemplar (…) Devíamos era fazer uma petição para tirar a nacionalidade a este intelectual provinciano…

O "making of" da marca, I love Braga .

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O orgulho brasileiro, desrespeita os portugueses…

Esta senhorazeca que falou aqui, devia pensar que foi graças aos portugueses que tanto ridicularizou neste vídeo, que descobriram o país onde ela é natural. Para uma figura pública, deixa muito a desejar a falta de respeito, já agora relembro que nós portugueses temos muito orgulho na nossa cultura, não sendo como o país irmão, que americaniza alguns dos termos utilizados na língua da qual Maitê Proença fala e que é o Português. Quem quiser entrar nesta luta e não tiver mais nada que fazer, pode aderir á petição que exige um pedido de desculpas por parte da actriz.

COISAS DA CULTURA | Fast Forward Film Festival Portugal

Cartaz Fast Forward
Está aí mais uma edição do Fast Forward Film Festival Portugal, este festival de curtas-metragens que foi criado em Chicago nos EUA, torna se a cada ano que passa um sucesso, estando as inscrições para a edição deste ano esgotadas, havendo, segundo a organização, participantes de todo o país e até de Espanha. A 4ª edição deste festival organizado pelo Estaleiro Cultural Velha-a-Branca, conta ainda com três seminários sobre a produção de curtas-metragens e um concerto do grupo Space Ensemble. Neste festival aos concorrentes é lhes proposto a realização de um filme em formato digital, que terá der ser feito em menos de 24 horas, e que não poderá exceder os três minutos. As equipas terão de escrever, filmar e editar a curta-metragem até ao dia seguinte. Os filmes serão exibidos no Theatro Circo, e será neste espaço, que caberá ao júri escolher o filme vencedor.

segunda-feira, 12 de outubro de 2009

O ensino privado, é melhor do que o público, porquê ?

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian

©J.F. São Victor

aspas2Apenas 87 das 1294 escolas do ensino básico tiveram média inferior a 2,5 (numa escala de 1 a 5) nos exames nacionais do 9º ano. No ano passado só tinham falhado este feito 38 escolas, mas em 2007 apenas 66 por cento conseguiram média positiva no conjunto das duas disciplinas sujeitas a exames, Língua Portuguesa e Matemática.Entre as dez escolas melhor posicionadas no ranking deste ano não figura nenhuma pública. A melhor entre estas é a escola do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, de Braga. Este estabelecimento, que está em primeiro lugar no ranking do ensino secundário, ocupa a 19º posição na listagem do básico. in: publico.clix.pt

aspas1

O fosso entre o ensino privado e o público, aumenta a cada ano que passa, onde quem tem dinheiro, põe os filhos a estudar em colégios privados, que, quer queiramos quer não, são melhores, pois têm melhores condições, como é lógico. Mas o que é que está mal no ensino público, será com certeza um pouco de tudo, desde os estabelecimentos de ensino, aos equipamentos em falta, que muitas das vezes seriam essenciais, para ajudar, num melhor desenvolvimento académico de muitas crianças, temos também que ver que numa escola pública, não há só meninos bem comportados, existe muita pobreza, crianças das mais variadas raças, que por vezes não se adaptam aos novos colegas de carteira, criando conflitos, ajudando a incentivar os maus comportamentos durante as aulas. Acredito que com esta espécie de “choque tecnológico académico”, consiga dar os seus frutos mas só daqui a alguns anos, mas existe aqui um factor importante, os professores, não temos só educadores bons, também temos professores fracos, que quando se dirigem para as salas de aula, já perderam a vontade pelo corredor. Quero com isto dizer que uma boa escola pública depende de muitos factores, e não, só dos professores. Existe aquele ditado que diz, se não os podes vencer junta te a eles, pois bem, porque não partilhar conhecimentos nesta área tão importante como é o ensino do futuro.

O 10º e último mandato de Mesquita Machado !

Mesquita Machado Vencedor das Autárquicas 2009, por: Rosa Santos-Correio do Minho
Apurados os resultados, Braga vai continuar com o Mesquitismo, significa a continuação de todas as coisas que já aqui mencionei. Resta desejar parabéns aos vencedores e exultar os vencidos, e que se continue a fazer uma boa oposição, como foi feita até estes dias. Estaremos cá também, para ver se o programa eleitoral de Mesquita Machado, prometido para Braga, vai ser ou não cumprido, porém será preciso uma oposição atenta e que olhe pelos verdadeiros interesses do município.
©Rosa Santos

domingo, 11 de outubro de 2009

A contar com o ovo no cú da galinha...

Portugal 3-0 Hungria

©uefa.com
Portugal ganhou ontem e muitos já dão o apuramento para o Play Off, como certo, haja respeito pela selecção de Malta, que apesar de não ser uma equipa bem classificada no ranking das selecções, merece respeito. Por vezes nós portugueses devíamos receber aulas de humildade, pois pensamos que no futebol, somos sempre os maiores, quando, a nível de selecções, ainda não ganhamos nada.

sábado, 10 de outubro de 2009

Quem pára este dinossauro político ?

Campanha no dia de reflexão...
©Correio do Minho, edição de 10 de Outubro.
Em Braga, não existe, o tradicional dia de reflexão, nas eleições autárquicas, talvez, esta, seja uma das justificações, para este episódio, estar a acontecer…É uma espécie de, asfixia democrática, á moda de Braga.

sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Barack Obama, o senhor da paz, mas não para todos !

©bragablog

E contra todas as expectativas, Barack Obama, foi proclamado vencedor do Prémio Nobel da Paz, pelo Comité responsável pela atribuição do prémio instituído por Alfred Nobel. Já vi que a atribuição deste prémio na internet é visto de duas maneiras diferentes, os que estão favoráveis, e os que estão descontentes. No entanto este prémio, pode ter duas formas de ser interpretado, uma de contestação, outra de reconhecimento, a primeira, porque existem factos que em nada abonam o senhor “yes we can”, relembro só um deles, estes dias Obama recusou receber Dalai Lama, representante da causa Tibetana, ele que até já ganhou o Nobel da Paz (1989). Os prós em favor do Presidente dos Estados Unidos da América, foram as medidas tomadas logo após a tomada de posse, das quais se destacam o anúncio do fecho da prisão de Guantánamo Bay, o restabelecimento de relações com países á muito afastados do círculo amigável dos E.U.A., e ainda o anúncio de retirada de tropas do Iraque, marcada para 2010. Para os mais cépticos, Mikhail S. Gorbachev, Nobel da Paz número 90, foi galardoado em 1990 (antigo líder da União Soviética, contribuiu para o fim da Guerra Fria, ainda que não fosse essa a sua intenção) e Nelson Mandela venceu o Nobel da Paz em 1993 (líder rebelde responsável pelo fim do anti-apartheid), existem coincidências entres todas estas figuras da política internacional. A responsabilidade aumenta para Obama, terá de ter cuidado com as decisões do futuro, para não cair num falso homem da paz. O que fará com o prémio em dinheiro?

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Juntos conseguimos…

Eleições Auárquicas 2009, Braga
Nunca se viu tão perto, o fim do Mesquitismo em Braga, e o nervosismo anda no ar, numa espécie de auréola na cabeça de Mesquita, e nem as muitas inaugurações feitas e á pressa, lhe aparentam dar, alguma a vantagem em relação ao concorrente principal de seu nome Ricardo Rio. O concelho de Braga precisa de sangue novo, ideias novas, e essencialmente corrigir os erros ocorridos no passado e outros que se estão a cometer, mas ainda a tempo de os eliminar. Neste actual executivo existe um fenómeno apelidado, de política familiar, em que estão na actual gestão autárquica do concelho, genros em cargos de empresas intermunicipais, negócios feitos com a empresa do filho, negócios ruinosos, com os amigos do betão conclusão, enfim, uma total ausência de transparência, na gestão do município. O património, outro dos pecados da actual gerência, a falta de atenção que deve e é preciso dar aos inúmeros imóveis, que estão votados ao abandono, ou mesmo destruídos pelos interesses imobiliários e más opções politicas, dou o exemplo do atentado que foi a venda e destruição do “miolo” do Palacete Matos Graça, no Largo Senhora-a-Branca, talvez das coisas mais cruéis que se fez a um edifício histórico, imponente e majestoso, casos como este tornaram se repetitivos, tornando se normal, a destruição do antigo para dar lugar ao progresso (no pensamento de alguns), fazendo com que em certos casos se escondessem valores milenares da nossa bela Bracarae Avgvste, para dar lugar a mais um negócio da china. Outros dos pecados da era Mesquitista, é o da mobilidade na cidade e no concelho, o constante privilégio dado ao carro em vez dos transportes públicos, demonstram a total falta de visão no que toca á mobilidade de uma cidade em constante crescimento, só o facto de nem haver um simples corredor só para autocarros e táxis, demonstra bem o que se tem pensado nesta área. Nesta disputa autárquica, a juventude de Braga á muito que está fora do círculo de M.M. Os jovens, não perdoam ao actual presidente de câmara, a falta de preservação do passado de Braga, a ausência de uma visão futurista, e é de estranhar que alguns ainda se aliem a este tipo de governação antiquada, quando Braga no que toca às novas tecnologias, ainda não tem, o muito prometido “Silicon Valley”, que agora com o Laboratório Internacional de Nano tecnologia, parece ganhar destaque. No que toca ao turismo, Braga tinha uma espécie de isco para atrair turistas nacionais e europeus, e pode se dizer que a Bracalândia, instrumento de sedução que a cidade dos Arcebispos tinha, foi expulsa pelo actual executivo camarário, que no fim desta novela toda, atirou areia para os olhos dos bracarenses, dizendo que no lugar deste, viria um parque de diversões maior e de renome internacional, ora o resultado está á vista, nenhum parque de diversões de renome, e a perca de milhares de turistas que anualmente visitavam a cidade. Existe um outro facto negativo em Mesquita Machado, que é a constante, vassalagem prestada a sucessivos governos que independente da cor política fizeram e continuam a fazer o que querem com Braga. Não se pode acreditar, quando se diz, que foi graças a M.M., que temos hoje o Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia, pois fosse isso verdade, e já teríamos o actual hospital que está em construção, pronto, á mais de 15 anos.

Após esta espécie de síntese, venho aqui, em meu nome e do “bragablog”, dar o meu apoio a Ricardo Rio da Coligação Juntos por Braga, apesar de hoje terem sido publicadas duas sondagens, com valores totalmente diferentes, a primeira da Eurosondagem, dá a vitória clara de Mesquita Machado, com dez pontos percentuais de diferença para Ricardo Rio, enquanto uma sondagem feita pela IPOM, para a Rádio Universitária do Minho, dá uma ligeira vitória do candidato da Coligação Juntos por Braga, ainda que a margem de erro, o resultado seja um empate técnico. O facto é que vê se em Ricardo Rio capacidades, para que Braga consiga dar um passo de afirmação a nível nacional e internacional, e que se possa preservar o passado e apostar num futuro prospero, em modernidade, mas também no crescimento de uma cidade sustentada, em que haja equilíbrio entre o betão e os espaços verdes, vejo um candidato capaz de captar sinergias para o concelho e que as mesmas possam ser uma mais-valia, mas também lutar com poder central no que toca á distribuição de forma justa de fundos para projectos cruciais no desenvolvimento da cidade e concelho de Braga.

CINEMATECA | Zombieland

Zombieland, é filme de terror, mas num contexto cómico, Tallahassee (Woody Harrelson), vive num mundo invadido por zombies, em que o seu modo de sobrevivência é matar os vivos mortos, mas ele não está sozinho, nesta caça, Columbus (Jesse Eisenberg), é um puto, que até da própria sombra tem medo, mas que se irá juntar a este amigo de luta, nesta caça ao zombies.
Realizador: Ruben Fleischer
Elenco: Abigail Breslin, Emma Stone, Bill Murray, Woody Harrelson, Amber Heard, Jesse Eisenberg
Género: Comédia, Terror
País Origem: E.U.A.
Duração: 80 minutos
Data de estreia (Portugal): 3 de Dezembro

terça-feira, 6 de outubro de 2009

De Braga para (todo) o mundo ! [3]

Tempos de mudança…

- no power.
Quando a imprensa escrita, começou a ter páginas da internet, muitos pensaram, que o formato papel estaria condenado á extinção, devido ao surgimento das edições electrónicas, o facto é que isso não ocorreu, mas baixaram drasticamente as vendas de jornais, enquanto que para alguns sentir e cheirar o papel do jornal “fresco” da manhã era e continua a ser indispensável. Agora surge a novidade, mas do lado da televisão, com o começo da transmissão de eventos na internet, que até agora estavam confinados às cadeias de televisão espalhadas pelo mundo. Á já algum tempo que se consegue ver na internet, os canais de televisão que o comum dos mortais, vê em casa. Não acredito porém, que se acabe, com as cadeias de televisão, haverá com certeza, uma grande diminuição de telespectadores, que com uma maior oferta de conteúdos, preferirão a internet, mas que pressionará este meio audiovisual, a readaptar se aos tempos modernos, mas nunca á extinção.

domingo, 4 de outubro de 2009

Textos de opinião, que valem a pena ser lidos, e relidos outra vez...

Braga é fantástico. Às vezes, fica-se com a impressão que é Braga que deveria mandar neste país. Veio do Sporting de Braga o treinador que está a salvar o Benfica. Mas, mesmo sem esse treinador, o Sporting de Braga está em primeiro lugar.Acho que o Sporting de Braga é o único clube de que todos os portugueses gostam secretamente. Os benfiquistas acham que eles são do Benfica; os do Sporting apontam para o nome e os portistas, por muito que lhes custe, são nortenhos e não se pode ser nortenho sem gostar de Braga.Toda a gente tem medo - e com razão - do Sporting de Braga. Há a mania de engraçar com a Académica de Coimbra ou com o Belenenses, mas são amores fáceis, que não fazem medo nem potenciam tragédias.O Sporting de Braga não se presta a essas condescendências simpáticas. É por ser temido que o admiramos. Mais do que genica, tem brio. É uma atitude com que se nasce; não se pode ensinar nem aprender.A primeira vez que fui a Braga já estava à espera de encontrar uma cidade grande e diferente de todas as outras. Mas fiquei siderado. Acho que Braga se dá a conhecer a quem lá entra, sem receios ou desejos de impressionar.A primeira impressão foi a modernidade de Braga - pareceu-me Portugal, mas no futuro. E num futuro feliz. O Porto e Lisboa são mais provincianos do que Braga; tem mais complexos; tem mais manias; tem mais questiúnculas por resolver e mais coisas para provar.Braga fez-me lembrar Milão. É verdade. Eu adoro Milão mas Milão é (mais ou menos) Italiano, enquanto Braga é descaradamente português. Havia muitas motas; muitas luzes; muita alegria; muito à-vontade.Lisboa e Porto digladiam-se; confrontam-se; definem-se por oposição uma à outra. Braga está-se nas tintas. E Coimbra - que é outra cidade feliz de Portugal - também é muito gira, mas não tem o poderio e a prosperidade de Braga.Em Braga, ninguém está preocupado com a afirmação de Braga em Portugal ou no mundo. Braga já era e Braga continua a ser. Sem ir a Roma, só em Braga se compreende o sentido da palavra "Augusta". Em contrapartida, na Rua Augusta, em Lisboa, não há boa vontade que chegue para nos convencer que o adjectivo tenha proveniência romana. A Rua Augusta é "augusta" como a Avenida da Liberdade é da "liberdade" e a Avenida dos Aliados é dos "aliados", mas Braga é augusta no sentido original, conferido pelo próprio Augusto.Em Braga, a questão de se "comer bem" ou "comer mal" não existe. Come-se. E, para se comer, não pode ser mal. Pronto. Em Lisboa, por muito bem que se conheçam os poucos bons restaurantes, está-se sempre à espera de uma desilusãozinha.No Porto, apesar de ser difícil, ainda se consegue arranjar alguma ansiedade de se ser mal servido; de ir a um restaurante desconhecido e, por um cósmico azar, comer menos do que bem. Em Braga isso é impossível. O problema da ansiedade não existe. Braga tem tudo. Passa bem sem nós. Mas nós é que não passamos sem ela, porque os bracarenses ensinam-nos a não perder tempo a medir o comprimento das pilinhas uns dos outros ou a arranjar termómetros de portuguesismo ou de autenticidade.É por isso que o Sporting de Braga está à frente. Não é por se chamar Sporting. Não é por ter cedido o treinador ao Benfica. O Benfica ganhou muito com isso. Mas é o Sporting de Braga que está à frente. É por ser de Braga. É uma coisa que, infelizmente, nem todos nós podemos ser. Fique então apenas a gentileza de ficar aqui dito de ter pena de não ser. Escreve, Miguel Esteves cardoso em "Braga é fantástico", in: revista "J"/O Jogo

Gverreiros do Minho a bater recordes !

bragasetubal
E á sétima jornada, o Sporting Clube de Braga, continua a bater recordes, desta feita igualou, os três do costume e o Belenenses, nos melhores arranques de sempre no campeonato. Jogo nada fácil, até porque a chuva veio tornar ainda, as coisas mais difíceis. O jogo teve um momento chave, a expulsão de Luís Carlos ao minuto 35, ao ver o segundo cartão amarelo, pela falta sobre João Pereira. A partir daqui, o jogo teve sentido único, mas o golo teimava em aparecer. Na 2ª parte a toada continuou a ser a mesma, o Setúbal atrás da linha do meio campo, e os Gverreiros do Minho a massacrar, na busca do primeiro golo que, apareceria ao minuto 60 através de uma excelente arrancada de Mossoró, que entregou a bola a Paulo César para fazer o primeiro golo do jogo, á muito merecido. Em alguns momentos da 2ª parte do jogo, a defesa dos homens de Paciência, passou por alguns calafrios, mas o descanso veio a fechar, com o golo de Hugo Viana, através de uma insistência que começou com Matheus. Com esta vitória o Sp. de Braga, soma mais três pontos, para ter um total de 21, e agora vai esperar, para ver o que os seus mais directos adversários, vão fazer nos respectivos de jogos. Homem do jogo – Mossoró, este homem é incansável, e passa muito despercebido, para os mais desatentos. Deixo mais uma alfinetada, desta vez á imprensa radiofónica, dirijo me especialmente, às rádios Renascença e TSF, perguntando aos responsáveis, quantos mais jogos, o Sporting de Braga, vai ter de ganhar, para os mesmos, relatar os jogos dos Gverreiros do Minho.

sábado, 3 de outubro de 2009

Irlandeses disseram "sim", ao enforcamento dos países pequenos da U.E.

Dublin Fair City
Depois de em Junho do ano passado, os irlandeses terem rejeitado, em referendo, o novo Tratado de Lisboa, desta feita e com mais de um ano após a primeira reprovação, a Irlanda (irlandeses)disseram sim, que, com a crise mundial terá repensado o redondo não, que tinha dado, e fruto também de algumas negociações, em alguns pontos do “Tratado”, que os irlandeses rejeitaram no primeiro referendo. Com a vitória do sim da Irlanda ao Tratado de Lisboa, fica o caminho aberto, para que os “deveres e obrigações” dos portugueses, sejam ditados pela União Europeia. Onde no futuro, poderemos ver as forças militares espanholas ou francesas a patrulhar o nosso território terrestre ou até as águas marítimas portuguesas, romenos, espanhóis, poderão ser os futuros agentes da PSP, a Bolsa de Valores de Lisboa, perderá a influência que tem, para as suas congéneres de Madrid, Paris ou Frankfurt. Esta espécie de unificação reforçada, poderá fazer com o nosso país seja forçado a aplicar as leis que forem votadas no parlamento europeu, onde os benefícios serão poucos, a não ser a nível da extinção de alguns cargos políticos, não haverá necessidade de ter Presidente da Republica, pois não será necessário o mesmo para vetar leis ao governo que liderar o país.

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Capital fluminense organiza os Jogos Olímpicos de 2016.

Cidade Maravilha mutante-Rio de Janeiro -Brasil
A cidade brasileira do Rio de Janeiro, conquistou a organização, dos Jogos Olímpicos de 2016, tornando se a 1ª primeira cidade da América do Sul a receber as olimpíadas. Para trás ficaram as candidaturas de Chicago (Estados Unidos), Tóquio (Japão), Madrid (Espanha). Parabéns ao país irmão.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Vale a pena participar…

euparticipo
©euparticipo.org
Foi criado recentemente, por uma empresa de soluções informáticas, um novo projecto que apela á participação cívica, chama se, euparticipo.org, sendo esta, uma ferramenta interactiva inovadora, que convida os cidadãos a dar um contributo, com ideias, no sentido de melhorar o país. Inicialmente, este projecto tinha só, uma vertente nacional, porque recentemente tivemos as eleições legislativas, e com o aproximar das autárquicas, foi criada esta vertente regional, em que Braga é uma das várias cidades contempladas neste projecto, que não tem ligações partidárias, no fundo o objectivo é melhorar a vida das cidades portuguesas. Seria bom que este projecto, tivesse continuidade, no sentido de facultar aos dirigentes autárquicos, as ideias dadas pelos seus cidadãos.

CINEMATECA | Surrogates

Bruce Willis está regresso às telas de cinema, com «Surrogates», uma fita futurista, baseada numa série de banda desenhada, com o mesmo nome, no caso de «Substitutos» (em português) o mesmo decorre no ano de 2054, onde os seres humanos ficam em casa, deitados em poltronas, sendo os robôs iguais ao seu dono, a viver a sua vida, o proprietário, consegue ver e sentir tudo o que o robô faz. Estes filmes futuristas, já não são novidade na carreira de Bruce Willis, tendo o mesmo participado em «12 Macacos» e «O Quinto Elemento», Jonatham Mostow é o realizador.
Realizador: Jonatham Mostow
Elenco: Bruce Willis, Radha Mitchell, Rosamund Pike e Ving Rhames
Género: Ficção
País Origem: Estados Unidos da América
Duração: 88 minutos
Data de estreia (Portugal): 29 de Outubro
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §