domingo, 28 de novembro de 2010

Um felino, chamado Lima…




Após a estrondosa vitória de terça-feira para a Liga dos Campeões, era fundamental o SC Braga ganhar, para acompanhar os lugares europeus. O jogo não se adivinhava fácil, factor que se acabou por confirmar, o Nacional da Madeira, apresentou-se no AxA muito “fechado”, mas virado para o contra-ataque, que pouco resultados deu. Não foi de espantar ver um jogo muito disputado a meio campo, onde o SC Braga foi sempre a equipa mais perigosa, por vezes não tão bem jogado como se pedia, onde o passe e o posicionamento continuam a ser os principais “pecados” da equipa do mister Domingos Paciência. Após uma 1ª parte de algum adormecimento, o SC Braga entrou com outra disposição na 2ª parte, essa vontade e crer permitiu mais ataques, ataques esses que possibilitaram o penalty (falta sobre Matheus), onde Moisés, em excesso de confiança para um lance que poderia ser “capital” para o jogo, falhou, vá lá o instinto felino de Lima, que estava no sítio certo à hora certa e marcou o golo já muito merecido, após o golo o SC Braga passou a jogar como gosta ou seja em vantagem, mais espaços que resultaram no segundo golo de Paulo César a confirmar a vitória e acabar com o sofrimento dos dez mil braguistas. Um regresso às vitórias muito aguardado e que se espera ser, o inicio da recuperação e o subir de mais lugares na tabela classificativa.
Parabéns aos dez mil braguistas que não arranjaram desculpas com o frio, para não ir ao AxA, ver o jogo, quando se quer mesmo apoiar esta grande equipa, consegue-se arranjar todas e mais alguma maneira de agasalho.
Nota negativa para o árbitro, pois que, conseguiu “arranjar” doze amarelos e dois vermelhos.

Desporto Bracarense

SC Braga - Equipa de Futsal ©SC Braga
©SC Braga
Futsal
SC Braga/AAUM 2ª Divisão Nacional – Série - A 7ª Jornada

Ontem no Pavilhão Universitário de Gualtar o SC Braga/AAUM, venceu o Foz por 6-1, uma grande exibição, que permite consolidar o 1º lugar com 18 pontos, na próxima jornada os Gverreiros do Minho deslocam-se ao Porto para defrontar o Boavista.
ASCR Nogueiró 2ª Divisão Nacional – Série - A 7ª Jornada
Já a ASCR Nogueiró, perdeu em casa com o Junqueira por 2-3, encontrando-se no 11º lugar com seis pontos.
Futebol
Merelinense FC 2ª Divisão Nacional 9ª Jornada
Em St. Tirso, o Merelinense FC perdeu com o Tirsense, actual líder da 2º Divisão zona Norte, o golo da equipa bracarense foi marcado por Mokas. Este resultado fez com que a equipa treinada por Ricardo Martins caísse para o 11º lugar. No que toca à Taça de Portugal, prova em que o Merelinense está a fazer história, pois nunca tinha chegado aos oitavos de final da prova, o sorteio realizado deu a conhecer os adversários, Varzim (Liga Honra) / Cova da Piedade (2ª Divisão) / Gondomar (2ª Divisão) / Ribeirão (2ª Divisão), daqui sairá o adversário do Merelinense, esperando que os bracarenses continuem a fazer história.
SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 13ª Jornada
Os juniores do SC Braga foram à Povoa do Varzim, empatar com a equipa local (1-1), o golo dos Gverreiros foi apontado por José Pedro, com este resultado o SC Braga continua no 3º lugar apesar de ter ganho um ponto ao 2º classificado.
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 13ª Jornada
Ainda no que toca a futebol de formação, o Merelinense FC perdeu em casa com o Freamunde (1-3). O golo do Merelinense FC, foi marcado por Ângelo. Este jogo teve um protagonista indesejado, o árbitro, faltou marcar um penalty a favor dos bracarenses, e validou um golo quando a bola não ultrapassou a linha da baliza. Com este resultado o Merelinense FC Juniores, encontra-se em penúltimo lugar com cinco pontos.
SC Braga Juvenis 1ª Divisão – Série A 15ª Jornada
O SC Braga em juvenis ganhou em Bragança, à equipa local, por 1-0, este resultado permite ao SC Braga manter a liderança desta categoria.
Voleibol Feminino
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1 1ª Fase
No Voleibol Feminino, a equipa do SC Braga, voltou a perder, o adversário foi desta feita o CD Ribeirense, no pavilhão da Universidade do Minho, a equipa treinada por João Lucas perdeu por 0-3, com os parciais (15-25, 17-25, 16-25).

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mais do mesmo…

A requalificação do espaço público da Ribeira das Naus (lisboa), da autoria dos arquitectos João Gomes da Silva e João Nunes, vai permitir "relembrar e trazer para os dias de hoje" uma parte importante da história de Lisboa. Esta é a convicção do presidente da câmara, António Costa, que ontem assinou com a Marinha e a sociedade Frente Tejo um protocolo que define os termos desta intervenção.

A solução que vai ser concretizada "tenta cristalizar numa solução contemporânea de espaço público os elementos estruturais mais relevantes da História deste lugar", lê-se no site da Frente Tejo. Nesse sentido será desaterrada a doca seca, construída em 1790, e ao seu lado surgirão dois planos inclinados relvados - à imagem das antigas rampas-varadouro de lançamento de navios. Também a Doca da Caldeirinha, que segundo os autores do projecto remonta a 1500, vai ser retomada, passando a ligação entre a Ribeira das Naus e o Terreiro do Paço a fazer-se através de uma ponte que atravessará o novo plano de água.

Esta intervenção vai custar dez milhões de euros, dos quais 3,5 milhões financiados por fundos comunitários. Quanto ao valor restante, o presidente da Frente Tejo, Biencard Cruz, adiantou que "a grande maioria" seria paga pela sociedade e o restante pela câmara. Uma informação que contradiz o protocolo ontem assinado, no qual se lê que "da execução da intervenção (...) não decorre a obrigação de qualquer participação financeira, quer da Marinha e/ou do Ministério da Defesa Nacional, quer do município".
[Público]

Para se fazer obras vistosas, Lisboa, “rouba” dinheiro ao resto do país, sem que aqueles que o fazem, ganhem vergonha, dá para tudo, a regionalização tarda em chegar...

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O evangelho segundo, São Matheus


Por esse mundo fora, ontem, muita gente ficou a conhecer não o Arsenal de Londres, mas sim o Arsenal do Minho, no final de um jogo “mágico”, todos diziam que não esperavam a vitória do “enorme” SC Braga sobre o Arsenal, pois bem, sempre acreditei nisso, até porque a equipa da capital londrina, chegou a Portugal com as “manias” das equipas inglesas, a última que o fez isso perdeu 3-0, acreditei que isso poderia ser um factor motivador para a nossa equipa, funcionou. Entrada tímida do SC Braga, compreensível, até porque ainda estava na memória o anterior confronto em Londres, daí resultou também o errar de bastantes passes, mais concretamente o últimos passes, precisamente aquele que deveria sair bem, ainda assim o SC Braga criou algumas situações de perigo, destaque para o remate fora da área de Lima (minuto-36), e do livre directo de Luís Aguiar (minuto-39), com Bendtner a desviar para canto, o intervalo chegou com o 0-0. Na 2ª parte, os Gverreiros do Minho, entraram em campo com a intenção clara de marcar, até porque o Arsenal, não tinha criado grandes oportunidades de golo, mas antes dos golos do SC Braga, ouve um pormenor que fez toda a diferença, a entrada de Elton por troca com Lima, este senhor ofereceu o golo que fez toda a diferença, com um grande passe teleguiado, que Matheus tratou de o brindar com o golo à muito esperado, a partir daqui foi aguentar a pressão da equipa de Arsène Wenger, que antes do golo tinha feito duas substituições entrada de Chamakh e Carlos Vela (um luxo, nos tempos que correm), mas a eficácia estava do nosso lado, e isso fez-se notar na cavalgada do hipersónico Matheus, com o 2º golo, um “bailado” magnifico entre os três jogadores do Arsenal, que culminou com o golo que fechou o encontro com “chave de ouro”, relembro, adeptos em cima das cadeiras, gente abraçada, muitos com as lágrimas no canto do olho, outros parece que estavam à espera que lhes beliscassem para acreditar, mas era mesmo verdade, ganhamos ao todo poderoso Arsenal. Apetece dizer o Orgulho do Minho somos nós, o Orgulho de Portugal somos nós, bem talvez alguns não se revejam neste orgulho mas esses têm – se que Rennie(zar).

terça-feira, 23 de novembro de 2010

O palco de todos os sonhos…

Estádio AxA ©Braga Sempre
©Braga Sempre

Sair do trabalho, para assistir a um grande jogo da Liga dos Campeões ainda por cima com o clube que adoramos, não é para todos, que pedir mais...

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Vale a pena ler…

Braga - Teatro Romano  Colina da Cividade ©JovemCoop

©JovemCoop
Um excelente trabalho do jornalista Samuel Silva do Público, que retrata o estado da “Roma portuguesa”, os vários vestígios encontrados, o que ainda pode e deve ser feito para rentabilizar turisticamente a Bracara Augusta dos nossos antepassados, as dificuldades que várias personalidades têm para tentar dar a conhecer à população as novas descobertas, leitura que se aconselha.

«A herança romana está por todo o lado. Achados de Bracara Augusta vão ser integrados num novo centro comercial, uma opção cada vez mais comum na cidade. Arqueólogos querem maior articulação entre as
instituições para valorizar a história.»
«Cinco século de presença romana valem a Braga o epíteto de Roma portuguesa. A herança do Império está um pouco por toda a cidade, que tem tentado aprender o que fazer com ela. No final deste mês é inaugurado um novo centro comercial que vai integrar dois núcleos de achados arqueológicos, uma solução que tem vindo a ser adoptada por cada vez mais investidores. Mas os romanos ainda não são uma arma turística, e podiam ser, alertam os especialistas, que defendem uma maior articulação entre as instituições.»

«"Objectivamente, Braga não tem sabido aproveitar a presença romana", critica Luís Fontes, um dos responsáveis da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho (UAUM), uma espécie de guardiã da herança do Império na cidade. "Não é admissível que as visitas em alguns locais aconteçam apenas por marcação prévia. Um turista quer chegar, entrar e ver", sustenta. "Falta uma maior articulação entre as instituições.»
[Público]

NOSTALGIA DO ANTIGAMENTE | Escadas de Guadalupe

Braga - Escadas de Guadalupe

domingo, 21 de novembro de 2010

O acordar, da consciência !

Bento XVI ©©

Bento XVI aceita preservativo para casos pontuais, como a prostituição
Pela primeira vez na história, um Papa admitiu o uso do preservativo. Bento XVI considera que "pode haver casos pontuais, justificados", como a prevenção da sida. As declarações do Chefe da Igreja Católica - a publicar num livro de entrevistas - foram ontem conhecidas e imediatamente correram mundo. Em Portugal, tanto os católicos como activistas da luta contra o VIH aplaudiram as suas palavras.
No livro Luz do Mundo, que será lançado na terça-feira em Itália, e em Portugal a 3 de Dezembro, Bento XVI diz que "pode haver casos pontuais, justificados, como por exemplo a utilização do preservativo por um prostituto, em que a utilização do preservativo possa ser um primeiro passo para a moralização".
[Diário de Notícias]


Apesar da pouca popularidade que o Papa Bento XVI tem junto dos fiéis, que ainda não esqueceram João Paulo II, o facto é que o antigo Cardeal Ratzinger tem sido aquele que mais tem trabalhado para resolver os problemas da Igreja indo de frente aos temas mais sensíveis desde o uso do preservativo, aos abusos sexuais a crianças, e ainda a pedofilia, João Paulo II era o Papa mais idolatrado dos fiéis, mas o que mais ignorou os graves problemas da Igreja. Esta espécie de consciencialização do Papa e da Igreja pode vir a salvar vidas, a tomada de posição de Bento XVI é que poderia e deveria ser mais clara, pois parece ser uma afirmação por “entre os dentes” e baixinho para não dar muito alarido. As igrejas estão vazias a sociedade “volta as costas” aos Padres, que tentam a todo custo aguentar a falta de fiéis, talvez pela falta de abertura do Vaticano, em que nela existe uma visão retrógrada, e onde os jovens não se revêem, talvez uma maior abertura para a sociedade poderia ser o volte face de toda esta situação.

Desporto Bracarense.


© forúm Merelinense FC Joaquim Ferreira
Futebol
Merelinense FC Taça de Portugal 4ª Eliminatória
O Merelinense FC venceu o Carregado, por 2-0, num jogo com bastante público, o Merelinense foi de facto superior à equipa da periferia de Lisboa, diga – se ainda que o MFC, equipa treinada por Ricardo Martins, até falhou um penalti por intermédio de Paulinho Lopes, os golos foram apontados por Zé Manuel (25min) e Beck, aos (66min), assim o Merelinense FC passa à próxima fase da Taça de Portugal, aguardando o adversário que irá sair dum sorteio ainda sem data marcada.

SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 12ª Jornada
No Estádio 1º de Maio, reeditou – e o derby da semana passada, desta feita sem bolas de golfe nem telemóveis, nem erros de arbitragem, os juniores do SC Braga foram claramente superiores ao Guimarães, fruto disso vitória por 2-0, com os golos a serem apontados por Emre (10min), e Zé Pedro (54min). Um aparte, apesar de ser um jogo entre rivais, o público bracarense, mostrou que sabe receber e ser cordial com todos os adeptos de todos os clubes.
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 12ª Jornada
Os juniores do Merelinense FC, perderam por 3-0 com o FC Porto, partida que se realizou no Centro de Treinos do Olival em Gaia, com esta derrota a equipa do Merelinense FC, posiciona - se no penúltimo lugar da tabela classificativa dos Juniores A - Zona Norte.
SC Braga Juvenis 1ª Divisão – Série A 14ª Jornada
No Juvenis, houve mais um confronto de rivais, e tal como no confronto dos juniores, a vitória sorriu aos Gverreiros do Minho, desta feita por 1-0, com o golo a ser apontado por Matheus, com mais esta vitória o SC Braga, aumentou a vantagem para sete pontos, liderando agora mais confortavelmente o campeonato da categoria.

Andebol

ABC Challenge Cup 3ª Eliminatória
O ABC disse adeus às competições europeias, os dois jogos da eliminatória, realizaram – se na Sérvia após um acordo entre clubes. O primeiro jogo realizou – se na sexta-feira, e a equipa de Jorge Rito perdeu por 25-27, o ares da Sérvia não fizeram nada bem ao ABC, como fizeram ao SC Braga que venceu naquele país o Partizan, no segundo jogo realizado ontem o Académico voltou a ser derrotado por 17-20. Uma má arbitragem, não explica tudo,houve com certeza bastante facilitismo e alguma desvalorização do adversário, até porque o Radnicki à partida era uma equipa sem grande experiencia e historial europeu, resta ao ABC virar – se para o campeonato que é líder, e que no dia 24 de Novembro recebe o Águas Santas, e para a Taça de Portugal da especialidade, onde no sorteio calhou um adversário que irá sair do jogo G.S.Tirso/Marítimo.
MB/Colégio 7 Fontes 1º Divisão Nacional 12ª Jornada
Tarde para esquecer para a equipa do Colégio 7 Fontes, ontem no Pavilhão da Universidade do Minho, a equipa orientada pelos técnicos Pedro Ferreira e Vítor Bastos foi derrotada por 24 – 41, nesta derrota deve – se destacar André Caldas que marcou 7golos para a equipa bracarense. No respeita à Taça de Portugal, calhou em sorteio ao MB/Colégio 7 Fontes, o adversário que irá sair do jogo Maia Ismai/AA Avanca, os jogos da Taça de Portugal realizam – se no dia 8 de Dezembro.
Futsal
SC Braga/AAUM 2ª Divisão Nacional – Série - A 6ª Jornada

O SC Braga/AAUM, continua a sua caminhada rumo à 1ª Divisão, desta feita foi a Matosinhos, vencer o Junqueira por 6-2, com esta vitória o SC Braga/AAUM passa a comandar isolado a Série A da 2ª Divisão, tendo beneficiado da derrota por parte da Académica com o Boavista por 9-4. Na 7ª jornada o SC Braga/AAUM recebe o Foz, encontro que se realiza no próximo Sábado no Pavilhão Universitário de Gualtar.

Hóquei em Patins
Hóquei Clube de Braga Cers Cup Pré – Eliminatória

No pavilhão das Goladas, assistiu – se a uma verdadeira Gol(e)ada, vitória sobre o Middlesbrough por uns expressivos 19 – 1, este clube inglês que até já foi campeão do seu país, por duas vezes (1979/1980) e que na época passada conquistou a Taça de Inglaterra, caiu aos pés dum Hóquei de Braga, mais experiente e que revela vem a distância que há entre o hóquei português e o das terras do País de Gales. Marcadores - Filipe Miranda, Pedro Alves (4), Felini (4), Sapo (3), Rodrigo Sousa (3), Viti (4) e André Torres (1). Pode – se dizer que a próxima deslocação ao Nordeste da Inglaterra, será para cumprir calendário, 18 de Dezembro será o dia da 2ª Mão. Na próxima quarta-feira, o HCB desloca – se a Ponte de Lima para defrontar o Limianos para o campeonato.

Voleibol Feminino
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1 1ª Fase

O SC Braga voltou a conhecer o sabor da derrota, no pavilhão da Universidade do Minho o Ginásio Clube de Santo Tirso venceu por: 0-3 (17-25, 16-25, 21-25).
Atletismo
No Crosse Cidade de Amora que decorreu esta tarde no Seixal, destaque para a prova feminina, onde Ercília Machado foi 5ª classificada na geral, 2ª melhor portuguesa, com um tempo de 18m.01s.

Quem diz a verdade não merece castigo…

Vasco Pulido ValenteVasco Pulido Valente
Público
Festarolas

Uma parte essencial da saloiice indígena é a mania do prestígio. Ontem o DN falava da cimeira da NATO, notando com grande satisfação que ela nos trazia grande prestígio. E porquê? Portque Portugal recebia os “chefes” (e que “chefes”) dos 28 Estados membros, mais duas dezenas de “representantes” de outros desgraçados países, desde o afegão Karzai ao russo Medvedev. Esta festarola já tornou Lisboa num inferno e provocou o governo a dar o presente do costume ao grosso do funcionalismo: a sempre abençoada e nunca verdadeiramente merecida “tolerância de ponto”. Mas parece – dizem os peritos – que o mundo pasma com a nossa “capacidade” de organização, ainda por cima de um “evento” que “mudara o futuro próximo da humanidade”. Para dona-de-casa não estamos mal.
A Expo-98 e o Europeu de Futebol de 2004, embora sem “mudar o futuro próximo da humanidade”, o que foi uma pena, tinham a seu tempo mostrado essa nossa extraordinária vocação. E mesmo hoje Portugal continua ardorosamente à procura de um espectáculo qualquer que reforce e alargue a sua enorme fama de “receber bem”, necessária como do pão para a boca a um país que se preze. Consta, por exemplo, que vem aí o Mundial de Futebol e até, suponho em homenagem à Comporta, a Ryder Cup (uma espécie de campeonato de golfe). Só falta agora um pingue-pongue e o ténis, que se escondeu, talvez por modéstia, no Estoril. A única coisa que espanta neste fulgurante currículo é que Portugal não use a sua “capacidade de organização” para se organizar a si próprio, uma coisa por que ninguém certamente criticaria.

De resto, há por aí gente, como a sra. Merkel, que é muitíssimo capaz de preferir Portugal com uma dívida externa mais pequena, um défice razoável e uma economia em crescimento. Sabemos que essa gente é mesquinha e má. E que nada paga a íntima alegria de ver Obama e os seus duzentos guarda-costas nas ruas de Lisboa. O brilho de uma boa “cimeira” não substitui a mediocridade de uma vida honesta e de uma sociedade um pouco menos miserável e caótica. Os pobres – é uma velha verdade – gostam de se roçar (figurativamente) pelos ricos. Como a insignificância gosta de se roçar pela grandeza e discutir a sério o “futuro próximo da humanidade”, em especial o do Afeganistão em que o interesse de Portugal é óbvio. Mas, de quando em quando, convinha que o governo descesse à realidade de que teoricamente se devia ocupar.

sábado, 20 de novembro de 2010

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Saving Portugal…

'Capa

If only both sides gave up posturing, they would agree that the European rescue funds should be used to stabilise Ireland’s banks, insisting only on certain budget targets in return. Such a deal should satisfy Ireland’s euro-zone partners, which want an end to the uncertainty, and the European Central Bank (ECB), on which Ireland’s banks have become overly reliant for funding. It would also be wise to offer a similar deal to Portugal. Its banks are dependent on ECB support, and it too is in the bond markets’ sights. [The Economist]

A revista “The Economist” saiu hoje para as bancas, nesse número, a crise europeia é tema, "Saving the euro" é o título do artigo, onde, para não variar Portugal, é destacado, a revista inglesa aconselha a União Europeia a ajudar o nosso país e respectivos bancos.

Não se preocupe Sr. Manuel Alegre, o “sistema” dá – lhe a reforma choruda…

Manuel Alegre ©


Manuel Alegre: "Se for eleito, só faço um mandato"
Candidato presidencial assume que a dimensão da crise política e económica lhe dificultou o combate mas também lhe aumentou a motivação: Cavaco Silva, acusa, tem estado ausente e Portugal precisa de um Presidente que se faça ouvir.
[expresso.pt]

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

O nosso dia…

Dia Internacional do Homem

João Ferreira, um militar, que não tem coragem para tomar grandes decisões.


A diferença entre o arremesso do rádio a Scolari e o arremesso do telemóvel ao técnico-adjunto do SC Braga João Costa, é que o jogo do Góias com o Palmeiras já estava parado, coisa que o árbitro deveria ter feito logo após este acontecimento, terá que morrer alguém como já aconteceu naquele estádio (infelizmente), para se acabar com o jogo?

Antes que seja tarde.

Edifícios abandonados em Braga - Avenida da Liberdade ©braga blog

©braga blog

Musealização de ruínas fora dos planos da Câmara

A Câmara de Braga vai retomar no próximo ano os investimentos orientados para a revitalização do casco urbano da cidade. Os projectos incluídos na parceria para a regeneração do centro histórico, que foi interrompida após a inauguração do túnel da Avenida da Liberdade, serão reatados no início de 2011, mas o executivo socialista colocou na gaveta aquele que era o mais emblemático dos seus planos culturais: a musealização das ruínas romanas da Casa das Carvalheiras.
[Diário do Minho]

Em tempos de crise há pouco dinheiro, e para se fazer alguma coisa, tem de que se definir prioridades, entende – se a atitude que o executivo da Câmara Municipal de Braga seja optar por reabilitar o centro histórico ao invés das ruínas das Carvalheiras, estas já são, como o próprio nome diz, ruínas, mas no caso do centro histórico ainda haverá a possibilidade de recuperar e dar vida a muitos edifícios, antes que seja tarde, exemplos não tem faltado nos últimos tempos e é preciso agir.

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A nossa selecção toureou Espanha…

Portugal 4-0 Espanha ©abola
©abola

A Rampa renasce…

Rampa da Falperra  ©Automóvel Clube do Minho

Rampa da Falperra regressa ao Campeonato da Europa de Montanha
«Depois do regresso esta temporada após nove anos de interregno, a Rampa da Falperra volta ao lugar que merece, ou seja, ao Campeonato Europeu de Montanha já em 2011, contando ainda para outras competições.
A mítica prova de montanha portuguesa regressa assim a uma competição onde sempre foi uma referência internacional, depois de este ano ter sido pontuável para Campeonato Europeu de Históricos, entre outras competições.
O presidente do CAM considera este regresso ao Campeonato Europeu de Montanha: “A evolução natural depois do voltarmos a ter a prova. Este era um desejo nosso, mas também vai ao encontro de variadas entidades ligadas a este desporto”.
Neste regresso ao patamar mais alto em termos europeus em 2011, a Rampa da Falperra volta a ser pontuável para o Europeu de Históricos, bem como para os Campeonatos de Portugal e Espanha de Montanha, Troféu FEUP 1 e 2, e ainda para o Troféu Fiat em Nós e Acelera.
Barbosa Ferreira explica ainda que: “As expectativas para a prova em 2011 são muito grandes. Em termos de espectadores, depois de ter sido informado que estiveram cerca de 200 mil espectadores, penso que 250 mil são possíveis. Já em termos de pilotos, penso que podemos chegar aos 250”.
Acrescente-se ainda que a Rampa da Falperra será a terceira prova do calendário no próximo ano.»
[Clube Automóvel do Minho]

Em Portugal tudo é possível.

Obras na Variante ©Diário do Minho
©Diário do Minho

«Ainda estou para ver como a carrinha do gasóleo vai poder dar a volta para nos abastecer», acrescenta o proprietário, que, reformado depois de 40 anos de trabalho na maior economia da Europa, ainda lhe custa a crer como é possível construir um hospital no cimo de um monte, sem que antes se tenha previsto quais seriam os acessos e colocado de pré – aviso os proprietários atingidos. «Lá (Alemanha) fizeram primeiro os acessos e depois implantam um novo hospital, mas aqui parece impossível como fazem as coisas precisamente ao contrário».[Diário do Minho]

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Salvador allez, Salvador allez, com a tua força com a nossa fé nós vamos vencer…

António Salvador, Presidente do SC Braga ©abola

©abola
A notícia já se esperava, António Salvador continuará a ser por mais um mandato, presidente do Sporting Clube de Braga, mandato este, que todos crêem ser o último, tornar-me-ei repetitivo se referir tudo o que de bom aconteceu ao SC Braga, desde que AS dirige o destino dos Gverreiros do Minho, está à vista de todos o que ele fez. Dos anseios e promessas, Salvador, cumpriu quase todas, falta aquela que na altura foi a promessa mais sonante, a de criar uma Academia Desportiva, proposta feita no inicio do segundo mandato e que dotaria o SC Braga com melhores instalações para desenvolver o futebol jovem, será neste mandato que tudo se irá proporcionar? Improvável, apesar da “folga” económica que o clube atravessa, seria perigoso dar um “passo maior que a perna”, até porque, perante o estado da economia actual, poderia ser o fim do SC Braga como o conhecemos hoje, um clube com credibilidade económica, desportiva, e apetecível para jogadores e técnicos jovens. Não posso, passar ao lado de um tema que acho que tem sido esquecido, as outras modalidades que não futebol, é preciso dar – lhe “mais força”, tanto economicamente como tecnicamente, já muito foi feito, é certo, mas temos de passar ao próximo nível, deve – se olhar com mais atenção para os outros desportos que movimento centenas de jovens. Força Presidente, que continue a fazer do SC Braga o enorme clube, que já o é, e que o faça crescer ainda mais, orgulhando os seus sócios, adeptos, simpatizantes, a cidade, e a região.

Culturalmente falando |v-a-b | ART FEST

v a b  ART FEST  ©joão loureiro

©joão loureiro

«A Velha-a-Branca vai receber a 2ª edição do V-A-B Art Fest durante o fim-de-semana 19, 20 e 21 de Novembro de 2010, contando superar a 1ª edição que se revelou um dos principais eventos de 2009 do Estaleiro Cultural.
A 1ª edição contou com a participação de 30 artistas e com um conjunto de eventos paralelos como conferências, debates, workshops, lançamento de publicações. Tendo como base a promoção e o debate acerca da Arte Contemporânea, o V-A-B Art Fest registou durante os três dias um número superior a 700 visitantes. O sucesso da 1ª edição aumenta as expectativas para esta nova edição, mais ambiciosa e com responsabilidade acrescida
[Velha-a-Branca ]

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O outro lado da questão.

Teixeira dos Santos ©

©
Está visto que pedir ajuda ao FMI, irá ser inevitável, essa sigla mal amada por muitos, mas que pode ser a salvação do nosso país da bancarrota. Teixeira dos Santos, fala em contágio, estará – se a abrir a hipótese de a Irlanda e a Grécia, serem os culpados para nos auxiliarmos no Fundo Monetário Internacional. O medo paira no ar para toda a classe política e restantes órgãos associados ao estado, porque o FMI não vai em contos de vigário (os mesmos que são aplicados todos os dias aos portugueses), se entrar no nosso país, a vida de luxo acabou - se, as regalias acabam, os gastos milionários em carros, deslocações, apresentações de projectos fantasmas, os negócios por debaixo da mesa, desapareceriam, mas regressaria a transparência governativa, mas o mais importante justiça social, voltaria haver credibilidade política, por tudo isto, a entrada do FMI em Portugal pode ser até bastante benéfica.

Mas supostamente, a Polícia não deveria ajudar as pessoas em apuros?


©Anonimo18297
É revoltante como os Srs. Agentes, ignoraram, uma pessoa idosa que tinha perdido orientação, fruto da péssima sinalização do cruzamento de onde proveio, resultou este embaraço, só resolvido pela boa vontade de um outro automobilista, que ao contrário dos Srs. Agentes fez a sua boa acção do dia, evitando com isso, males maiores. Francamente, já nem com a polícia podemos contar, se fosse para estar na Variante de Prado a “caçar” multas…

”O que nasce torto”, pode – se endireitar…[2]

©arkarnareal
Na semana passada alertei para o perigo da curva pertencente à Circular de Braga (“Pingo Doce”),dando a conhecer a chacina, em que se tinha tornado, hoje o tema é destacado no Jornal de Notícias, onde se dá a conhecer o problema, nessa notícia dá – se ainda a conhecer a intenção de José Gonçalves, cidadão que viveu de perto, um dos muitos acidentes já ocorridos, e que pretende constituir um Movimento de Utentes, para tratar deste grande problema e que até agora, ninguém de direito se dignou resolver.

Neste novo vídeo aqui apresentado mostra um dos muitos acidentes que (ainda) continuam a acontecer, desde 9 de Novembro, data em que escrevi pela primeira vez sobre este problema, ocorreram 12 acidentes, serão todos eles explicados pelo excesso de velocidade?

domingo, 14 de novembro de 2010

Desporto Bracarense.

ABC ©record

©record

Andebol
ABC 1º Divisão Nacional 11ª Jornada
No Pavilhão Flávio Sá Leite, não se esperava um jogo tão sofrido, até porque a equipa do S. Mamede não tem estado bem a nível classificativo, mas uma exibição apática da equipa de Jorge Rito, complicou um jogo que tinha tudo para ser uma partida tranquila, e só um final de partida com “raça”, acabou por dar os três pontos ao ABC, que assim se recolocou no comboio dos líderes do campeonato, na próxima jornada o ABC recebe o Águas Santas.
Colégio 7 Fontes 1º Divisão Nacional 11ª Jornada
O Colégio 7 Fontes perdeu em casa com o Belenenses por 24-30, ocupando o penúltimo lugar com 15 pontos.
Futebol
Merelinense FC 2ª Divisão Nacioal 8ª Jornada
O Merelinense perdeu esta tarde por 0-1 com a AD Oliveirense, com esta derrota a equipa comandada por Ricardo Martins, desce assim na classificação, acentuando a tendência para maus resultados no Estádio João Soares Vieira, ao invés dos jogos fora.
SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 11ª Jornada
No estádio 1º de Maio, os Juniores do SC Braga, acabaram empatados a zeros com o FC Porto, tendo em vista que o adversário contava com vitorias todos os jogos já realizados até aqui, foi um bom resultado para os Gverreiros do Minho treinados, pelo antigo defesa, Artur Jorge, o SC Braga no 3º lugar da tabela classificativa com 23 pontos.
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 11ª Jornada
O Merelinense foi ao terreno do Gondomar perder por 3-1, encontrando – se agora num difícil 11º lugar. Na próxima jornada, os juniores do Merelinense FC deslocam – se ao terreno do FC Porto
Futsal
SC Braga/AAUM 2ª Divisão Nacional 5ª Jornada
O SC Braga/AAUM recebeu e venceu o Bom Pastor, por 4-1, a equipa treinada por Pedro Palas, continua na liderança a par da AC de Coimbra com os mesmos 12 pontos. Na próxima jornada o SC Braga/AAUM desloca – se a Matosinhos para defrontar o Junqueira.
ASCR Nogueiró 2ª Divisão Nacional 5ª Jornada
O ASCR Nogueiró, empatou em casa (4-4) com a equipa do Covão Lobo, com este resultado a equipa bracarense encontra – se no 10º lugar com cinco pontos. Na próxima jornada o ASCR Nogueiró, desloca – se ao Porto para defrontar o Bom Pastor.
Hóquei em Patins
Hóquei Clube de Braga 1ª Divisão 7ª Jornada
Hóquei Clube de Braga, venceu este sábado, no Pavilhão das Goladas por 10 – 1 o Académico de Espinho, não se adivinharia um desnível deste no resultado final, o grande herói deste jogo foi Sapo, (quatro golos, quatro assistências) resultado que permitiu á equipa treinada por Vítor Silva subir ao 7º lugar com dez pontos, no próximo fim-de-semana à derby do Minho, com a deslocação a Ponte Lima, para defrontar os Limianos.
Voleibol Feminino
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1
No voleibol feminino, a equipa do SC Braga, teve uma deslocação complicada à pérola do Atlântico, onde efectuou dois jogos, tendo averbado uma derrota e uma vitória, ontem ganhou ao Câmara de Lobos por 3-0 (29-31, 24-26, 32-34), já hoje com o Sports Madeira perdeu por 3-0 (25-15, 25-19, 25-15).

Um justo Campeão.

Sebastien Vettel - World Champion F1 2010 ©formula1.com

sábado, 13 de novembro de 2010

O protagonista indesejado…

SC Braga - Jogos - Liga ZonSagres - V Guimarães 2-1 SC Braga ©maisfutebol

©maisfutebol
Um ambiente fantástico, no estádio Afonso Henriques, mas que não teve equipa de arbitragem à altura do grande jogo que se perspectivava. Em Guimarães, o árbitro João Ferreira foi o herói para os da casa, pois, toda a partida fica marcada pela clara intenção do juiz do jogo em prejudicar o SC Braga. Dualidades de critérios, que prejudicaram e influenciaram claramente o resultado final. Factos do jogo, ouve cinco cartões amarelos e um vermelho, quatro amarelos e um vermelho para o SC Braga, e um para os da casa, imagine – se ao minuto 89! De resto foi uma 2ª parte negra para o Sr. João Ferreira, mas o erro que mais prejudicou a nossa equipa, foi o lance (minuto - 82) em que Matheus foi claramente abalroado dentro da grande área, pelo defesa do Guimarães, penalty e expulsão para o jogador da equipa da casa, que ficou por sancionar. Não valerá a pena dizer que foi este ou aquele jogador que esteve mal, porque, não foi por eles que os Gverreiros do Minho perderam hoje em Guimarães. Estaremos a pagar a factura do ano passado?
Parabéns aos mais de 4000 adeptos que estiveram em Guimarães.
No próximo jogo no AxA lá estaremos.

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Um “clássico” para a história.

Invasão vermelha e branca ©arsenal de Braga

©arsenal de braga

À falta de polícia, põe - se a criatividade a combater o crime.

«É uma forma curiosa de mostrar a indignação face à onda de assaltos. Na estação de serviço "Pronto", numa das avenidas mais movimentadas de Braga, a montra tem um "álbum" com as fotos dos que já assaltaram o estabelecimento e só foram apanhados pela videovigilância.
Medida de alerta ou até mesmo factor de dissuasão, a verdade é que uma empresa do ramo dos combustíveis, com uma vasta rede de estações de serviço no Minho, decidiu colocar na vitrina de uma das suas lojas de conveniência, de apoio aos clientes que abastecem os seus veículos, as fotografias dos assaltos de que constantemente é alvo.
Situada na Avenida Padre Júlio Fragata, mesmo de frente para uma grande superfície comercial, a estação de serviço tornou-se uma espécie de "loja da tentação". "Arrombam o caixa automática das lavagens dos carros, um self-service, e levam as moedas", denunciou Jorge Rodrigues, um dos proprietários da estação de serviço que até está equipada com um moderno sistema de câmaras de vigilância, mas que, nem assim, vê o número de assaltos diminuir.»

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Sete Fontes Sete Vidas

Documentário produzido por Paulo Oliveira Sousa, no âmbito do sétimo aniversário da elevação das Sete Fontes a Monumento Nacional. Quanto ao processo de protecção do local, pelos vistos tudo na mesma...

Desequilíbrios !

Knight

Existe gente desequilibrada, que provoca desequilíbrios, esses desequilíbrios, obrigam as populações a desequilibrarem – se…

“Mais vale tarde que nunca”…

Novo Plano Director Municipal de Braga não aumenta área de construção do concelho
«O documento vai também sofrer ajustamentos tendo em conta a criação da estação de alta velocidade e os projectos de mobilidade definidos no âmbito do Quadrilátero Urbano, constituído com as cidades de Barcelos, Guimarães e Famalicão. A autarquia reconhece ainda que Braga apresenta um défice de terrenos para instalação de novas empresas, que aproveitem a presença do Instituto Ibérico de Nanotecnologia, pelo que vai aproveitar o Plano Director Municipal para criar condições para a instalação de start ups ligadas a esta área no concelho
[Público]

Depois de já ter alertado para o facto de não haver espaços para a instalação de empresas relacionadas com as novas tecnologias eis que surge a novidade, esperemos que se concretize e que salte da gaveta para o terreno, que o Instituto de Nanotecnologia seja o motor que o concelho precisa.

NOSTALGIA DO ANTIGAMENTE | Quiosque no Campo de Santa Ana - 1911

Braga - Quiosque no Campo de Santa Ana, 1911

terça-feira, 9 de novembro de 2010

"O que nasce torto", pode – se endireitar…

Dos vários “pontos negros” que existem na rede viária do concelho de Braga, o que se considera mais crítico é a curva do hipermercado, normalmente designada, “curva do Feira Nova” (agora Pingo Doce) traçado pertencente à Circular de Braga no sentido Sul – Norte. O autor dos vários vídeos colocados na internet, revela que já reside há seis anos naquele local e que já presenciou acidentes bastante mais graves do que os que podemos ver no canal arkarnareal, na plataforma youtube. Nos dias de chuva, é um milagre não haver acidentes, e são várias a razões para que todos aqueles episódios tristes aconteçam, a primeira deve com certeza ir para o excesso de velocidade (é a desculpa, dos que querem “sacudir a água do capote”, mais gostam), mas nem sempre se deve ao excesso de velocidade, a tal curva, apresenta bastantes deficiências em relação ao escoamento das águas resultantes das chuvas fortes, pormenor importante, e que pode evitar a aquaplanagem dos carros, aqui a solução penso que seria bastante simples, pois bastava efectuar rasgos (sulcos) no piso, solução adoptada pelas concessionárias das auto-estradas, depois temos um tipo de piso (composto), que não será com certeza o mais apropriado para aquele local, aliás esta foi a solução adoptada no sentido contrário dessa mesma curva e que até teve resultados positivos, só nunca se percebeu bem (pelo menos eu), o porquê de não se ter feito o mesmo do outro lado da curva. Todas estas soluções podem evitar estragos materiais, congestionamentos, e até, e este será o factor mais importante a perda de vidas. A curva do hipermercado foi recentemente alvo de um estudo, por parte da Universidade do Minho, da autoria Maria Carvalho e de José Precioso, com o título “Pensar globalmente e agir localmente na prevenção dos acidentes rodoviários - A sinistralidade na “curva do Feira Nova”: Passado, Presente e Futuro?”e que tem quatro objectivos:
1. Compreender as causas da sinistralidade numa zona de acumulação de acidentes, situada na Avenida Padre Júlio Fragata, em Braga, (chamada “Curva do Feira Nova”).
2. Conhecer a opinião das entidades competentes na área da Segurança Rodoviária (Polícia de Segurança Pública, Direcção Geral de Viação, Secção de Divisão de Trânsito da Câmara Municipal de Braga, Comissão Distrital de Segurança Rodoviária) sobre as causas e medidas preventivas para o problema dos acidentes na Avenida Júlio Fragata, em Braga.
3. Analisar e compreender os dados recolhidos e compará-los com um estudo feito em 2003.
4. Sugerir algumas medidas preventivas, com vista à restrição dos acidentes e atropelamentos no local.

Vale a pena ler este estudo, para se tirar ilações, que nos poderá levar a pensar que este problema, só ainda não se resolveu por falta de vontade de diversas entidades. Agradecimento ao Sr. Rui Real.

O ciclismo está a morrer !

Alberto Contador ©Afp / Getty Images

UCI pede abertura de processo disciplinar a Contador
«A União Ciclística Internacional (UCI) pediu, esta segunda-feira, à Federação espanhola de ciclismo para abrir um processo disciplinar por «doping» a Alberto Contador.
Contador, que se encontra suspenso preventivamente após ter acusado positivo a uma substância proibida na Volta a França, poderá agora ser suspenso até dois anos e perder o título conquistado nessa prova.
O atleta espanhol acusou positivo à substância clembuterol num controlo realizado a 21 de Julho. Alberto Contador justificou o incidente alegando que era a consequência de uma intoxicação alimentar sofrida por consumir carne contaminada.»
[A Bola]

Liberty Seguros cancela projecto de patrocínio a equipa profissional
«“A Liberty Seguros de Portugal não patrocinará, ao contrário do que tinha previsto, uma equipa portuguesa de ciclismo profissional, na sequência de uma determinação expressa pela sua casa-mãe – o Liberty Mutual Group, sedeado em Boston (EUA) –, que decidiu vetar um apoio directo da marca a uma equipa de ciclismo profissional”, pode ler-se num comunicado divulgado esta segunda-feira.
A seguradora retirou-se do ciclismo profissional em 2009, na sequência do caso de doping que envolveu três ciclistas da equipa Liberty Seguros: Nuno Ribeiro, Hector Guerra e Isidro Nozal. “A administração do Liberty Mutual Group decidiu agora reafirmar, de forma categórica, o total afastamento da marca em relação a uma equipa de ciclismo profissional, posição certamente reforçada pelo escândalo que acaba de atingir o ciclista espanhol Alberto Contador, recente vencedor do Tour, desacreditando ainda mais a modalidade a nível internacional”, acrescenta o comunicado.»
[Público]

Bjarne Riis: "Não havia outra opção senão dopar-me"
«O antigo ciclista dinamarquês Bjarne Riis, retirado e recolocado da lista de vencedores da Volta a França devido a doping, conta na sua autobiografia como se dopou toda a carreira para se manter no topo.
"Se um ciclista queria estar na luta pelos melhores lugares e contratos, não tinha outro caminho senão o doping", confessa. Há três anos, o director desportivo da equipa dinamarquesa Saxo Bank já tinha admitido que tomara eritropoietina (EPO) entre 1993 e 1998, mas agora revela que se dopou durante toda a carreira. "Todos estavam conscientes que não existia outra opção e eu não era diferente. Não havia outra opção senão dopar-me, por isso não tenho qualquer sentimento de culpa", vincou.
O antigo ciclista revelou ter gasto "muitos milhares de euros" em substâncias ilegais e que chegou a deitar fora EPO no lavatório do hotel quando percebeu que a polícia ia fazer uma rusga à equipa.
Em 2007, quando confessou dopar-se, os organizadores da Volta à França retiraram-lhe o título conquistado em 1996, mas restituíram-no porque os factos já tinham prescrito.»
[Diário de Notícias]

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Lições a aprender, com Nº 3

«O meu avô tinha 91 anos. Chamava-se Raul Ferreira Veloso, o número de anos não tenho a certeza mas penso que teria 79 anos como sócio do SC Braga.
Ele já não ia ver o Braga acerca de dois anos, pois nestes últimos tempos não estava bem de saúde, sendo que nos últimos meses esteve acamado.
Antes disso não perdia um jogo, e só o deixou de ir frequentemente quando o Braga mudou de estádio pois como se sabe, o estádio e os horários não são os melhores para pessoas idosas

Este ilustre braguista, deverá ser um exemplo a seguir com certeza, mas também serve de lição a todos os que (SC Braga) tentam cativar mais sócios, sem antes criar condições físicas para os muitos idosos que ainda vão ver jogos, mas essencialmente para os que já deixaram de o fazer, eles que foram o suporte durante muitos anos e ajudaram a fazer o que é hoje o enorme SC Braga. Toda a gente sabe que o nosso estádio não tem condições para todos, mesmo aqueles em que a idade já não permite subir centenas de degraus, mas mesmo assim, ainda há quem resista. Como eu, muitos sócios do SC Braga, esperam que se faça uma homenagem a mais este braguista que nos deixou, o nosso clube tem de começar a aprender a valorizar os que apoiaram o nosso clube nas horas difíceis.

Agradeço a colaboração do neto do Sr. Raul, que seguiu os passos do Avô e se tornou um Gverreiro do Minho.

Culturalmente falando | Bragacine 2010

Espaço oficial do festival.

domingo, 7 de novembro de 2010

Tudo faltou esta noite…

Eficácia, empenho, ponderação, golos, sorte, tudo isto faltou numa noite que tinha tudo para ser perfeita. A derrota só se explica, pela eficácia da equipa contrária, e da (muita) falta de eficácia dos vários jogadores do SC Braga [minuto 57 -remate de Hugo Viana, Rui Rego defende com as pernas e, depois, surge Elderson, que, com a baliza à mercê, atira por alto]. Continua – se a não perceber, o porquê de certas opções por parte de Domingos Paciência, não acusando Aníbal de ter comprometido, pois nenhum dos golos é culpa dele, a sua titularidade é muito precoce, ainda para mais quando se tinha Léo Fortunato no banco, ele que até nem foi dos piores em Vila do Conde. Leandro Salino, como pode ele não ser titular, um jogador importante e que nos lançou várias vezes, para rompantes ataques e golos. Não se pode começar uma 2ª parte a perder e colocar só o Matheus em campo quando o nosso problema era que as bolas não chegarem ao ataque, Luís Aguiar seria a solução. O SC Braga só entrou em campo na 2ª parte, quando já se perdia 2-0, o terceiro golo da equipa de Aveiro veio por acréscimo pelo facto de se colocar a “carne toda no assador”, seremos uma equipa bipolar, quero crer que não. Eu sei que é mais fácil criticar que elogiar, mas há erros por demais evidentes e repetitivos. Aproveito para criticar aqueles senhores que se ausentaram do estádio, quando a equipa sofreu o terceiro golo, é muito fácil ser adepto quando a nossa equipa ganha, se somos adeptos, temos de o ser nas vitórias, mas muito mais nas derrotas.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Partidos Políticos Investimentos SGPS

Nova lei permite aos partidos investirem na Bolsa e alugarem as suas sedes. Bancada socialista partiu-se

«O Parlamento aprovou ontem, em versão final e global, um novo regime do financiamento dos partidos que lhes permitirá, em tese, investirem na Bolsa de Valores ou rentabilizar o seu património imobiliário alugando-o para casamentos, baptizados (ou mesmo turismo rural).

Tudo está no novo artigo 3.º, que regula as "receitas próprias" admissíveis nas contas partidárias. Doravante, serão permitidos os "rendimentos provenientes do seu património, designadamente arrendamentos, alugueres [daí os casamentos e baptizados] e aplicações financeiras [e daqui a possibilidade de investimentos bolsistas e até fundos de investimento]. Eram receitas que não estavam previstas na lei que agora vigora.»

A ter fé neste tal artigo 3º, as relações que eram consideradas perigosas com algumas empresas que financiavam os partidos, agora, deixam de o ser, porque, ficará assim tudo dentro da lei, a lavagem de dinheiro será agora bem mais fácil, mas quem é que vai querer alugar o edifício cor-de-rosa do PS no Largo do Rato para casar, ou melhor, quem quererá fazer a boda na quinta do PCP no Seixal. Já no caso dos investimentos bolsistas, vamos fazer um pouco de futurologia, suponhamos que o partido X teria milhares de acções da Portugal Telecom, e que de repente a PT fez um grande negócio ao vender uma participação de uma empresa (como ocorreu recentemente), no final ano distribui os seus dividendos pelos seus subscritores, o partido X, tal como os outros accionistas terá de receber a sua parte, ora, como reagiria o partido X se estivesse no governo ao saber que a PT queria pagar os dividendos antes do fim do ano para ficar isento da nova taxa de 29 %? Este é precisamente o caso que temos actualmente entre PS e Portugal Telecom.
Caminhamos rapidamente para a decadência total na política portuguesa.

Para que no futuro, os descrentes se lembrem…

Liga dos Campeões

©uefa.com

«A boa campanha das equipas portuguesas nas provas da UEFA em 2009/10, quando foi conseguido o melhor desempenho global dos últimos cinco anos, parece prosseguir em 2010/11, com Portugal a manter o sexto lugar no ranking. Um contexto que relança a pergunta: qual é a equipa que mais tem contribuído para a tendência de recuperação?»


«Os números abaixo deixam a resposta: o F.C. Porto surge em primeiro lugar, à frente do Benfica e Sporting. Sp. Braga vem mais atrás, mas há uma tendência de aproximação entre os quatro grandes da actualidade no futebol português. Dragões e águias contribuem com mais de metade do total (52,3 por cento), mas o desempenho conjunto de Sporting e Sp. Braga já soma uns apreciáveis 39,8 por cento.» [maisfutebol]


Total dos últimos cinco anos: 40.996
Contributo nos últimos cinco anos:


F.C. Porto: 11,419 (27,8%)
Benfica: 10,136 (24,7%)
Sporting: 9,441 (23,0%)
Sp. Braga: 6,867 (16,7%)
Nacional: 0,916 (2,2%)
Marítimo: 0,800 (2,0%)
U. Leiria: 0,500 (1,3%)
P. Ferreira: 0,393 (0,9%)
V. Setúbal: 0,309 (0,8%)
V. Guimarães: 0,214 (0,5%)

2010/11
Total*: 41 pontos a dividir por 5 equipas (8.200)

Sp. Braga=11 (2,200)

Sporting=9 (1,800)
F.C. Porto=9 (1,800)
Benfica=8 (1,600)
Marítimo=4 (0,800)

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

De Braga, para o mundo ! [5]

The Seegno staff ©
© The Seegno

De Braga para os EUA à boleia da net

«Na Seegno, as paredes são usadas como quadros para explicar a arquitetura dos sistemas informáticos aos clientes. O segredo está na tinta efeito ardósia, que permite à equipa ir limpando as paredes para desenhar novos sistemas sempre que apresenta um novo projeto.

Para Jorge Pereira, Tiago Ribeiro e Rui Marinho, os três sócios da empresa bracarense, esta poderá ser mais uma forma de mostrar que querem "explorar ideias inovadoras e desenvolver soluções através da tecnologia e da criatividade", como dizem numa das apresentações da Seegno na Internet.

Especializada no desenvolvimento de software e design, a Seegno nasceu há dois anos com um capital social de seis mil euros, constituído com "o dinheiro do mealheiro" de três jovens decididos a ir crescendo "por etapas" no mundo dos negócios.»
[expresso.pt]

À algum tempo atrás, escrevi que era um verdadeiro, milagre estas empresas estarem a florescer em Braga, sem que se criasse condições físicas, para as albergar, a situação continua, serão precisos milhões para se poder dar um tecto a estes jovens e colocar - los ao serviço da região, penso que não, dou uma ajuda a quem lhe falta visão futurista (a gente sabe quem é), temos a antiga Fábrica Confiança, espaço grande, vazio e a precisar de vida, não seria preciso muito dinheiro para o revitalizar. Graças à Universidade do Minho e a perseverança de alguns jovens, o empreendedorismo, continua em alta, seria bom que se começasse a pensar seriamente em estimular esta indústria que poderá vir a ser muito importante no futuro de Braga.

Culturalmente falando | Espaço Cultural Pedro Remy, apresenta: Marta Hugon

Marta Hugon ©

©Marta Hugon

Marta Hugon é uma das mais interessantes novas vozes do Jazz português, tendo estudado na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, complementando os seus estudos no Conservatório de Amesterdão, com Norma Winstone e Nancy Marano, da Manhattan School of Music. Em 1990, iniciou a sua actividade profissional e em 2002 participou no disco "Electric Sul". Em 2003 foi convidada por André Fernandes a participar no seu combo de originais Spill, com o qual gravou e actuou no CCB, no Festival de Valado dos Frades e em Paredes de Coura. Já em 2004, gravou o seu primeiro trabalho de Jazz com o trio do pianista Filipe Melo, "Tender Trap". Dos standards ao pop-rock, a sua música combina de forma inesperada a clareza das canções e a sofisticação da linguagem jazzística, conseguindo uma simplicidade difícil de alcançar. Marta Hugon tem como máxima preocupação a procura constante da essência da música. A cantora é um caso raro, não só devido ao talento e à maturidade que demonstra, mas também por conseguir conciliar algo por vezes difícil: a aceitação e o carinho do público. O seu segundo álbum, "Story Teller", equilibra as leituras originais de clássicos do cancioneiro norte-americano com os contemporâneos como Paul Simon, Dave Matthews ou Chico Buarque e recebeu os melhores elogios da crítica nacional. Acompanhada por um quarteto de luxo, Marta Hugon é já uma forte referência do Jazz vocal nacional.
Marta Hugon apresenta o seu novo trabalho a solo, composto na sua maioria por temas originais da cantora e do pianista Filipe Melo. Apresenta-se mais uma vez com o seu trio (Filipe Melo no piano, Bernardo Moreira no contrabaixo e André Sousa Machado na bateria). André Fernandes na guitarra é o seu convidado especial.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Xerife disparou na Liga dos Campeões…

SPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebol
©fotos-maisfutebol
Noite europeia de futebol, marcada pelo que se sucedeu horas antes da partida, um sismo na cidade de Kraljevo (a 120 km da capital) fez duas vítimas mortais e vários feridos e ainda muitos estragos materiais, honras prestadas, com um minuto de silêncio antes do início do jogo. Num ambiente desfavorável, os Gvereiros do Minho deram – se muito bem, recinto lotado com os Crno-beli (alcunha dos adeptos do Partizan) sempre a puxar pela sua equipa de princípio a fim, fazendo daquele estádio da equipa da capital de Belgrado um autêntico inferno. Domingos Paciência tinha dito na conferência de imprensa do dia anterior, que tinha um único objectivo, ganhar, objectivo conseguido, mas que se esperava mais difícil, um inicio da partida bem agressivo por parte dos homens do Partizan, que valeu no primeiro minuto da partida, o amarelo para o Luso – Guineense, Moreira. Um bom começo de partida por parte do SC Braga, que coincidiu com vários ataques perigosos entre eles um remate perigoso de Luís Aguiar, depois de um bom trabalho de Alan na direita, os Arsenalistas procuravam o golo, que aconteceu ao minuto 35, livre batido por Luís Aguiar para o interior da área, Moisés antecipa-se a um adversário e cabeceia para o poste mais distante, longe do alcance de Stojkovic. Estava feito o que se pensaria ser o mais difícil, mas o facto é que se esperava mais desta equipa do Partizan, que mais não fez até ao fim da 1ª parte. No inicio da 2ª parte de realçar a substituição de Mossoró para a entrada de Salino, após a entrada deste, os Gverreiros do Minho tiveram oportunidades para sentenciar o jogo, minuto 56, Salino lança Matheus que atira de pé esquerdo, obrigando Stojkovic a grande defesa para evitar o 2º golo, Domingos refrescou o meio campo com a entrada de Andrés Madrid, que rendeu Alan, nesta altura do jogo o SC Braga expôs – se bastante, e resultado disso a equipa da zona dos Balcãs, teve oportunidades para empatar, Petrovic, já no tempo de compensação teve uma oportunidade para marcar mas chutou por cima. Vitória importante, que relança os Gverreiros do Minho na Liga dos Campeões, apesar da vitória do Shakhtar sobre o Arsenal em Donetsk. Mas à que acreditar, inspirem - se no jogo de Sevilha…

Notas importantes:
- Continuação nas competições europeias assegurada até Fevereiro.
- Primeira vitória de uma equipa portuguesa em Belgrado contra o Partizan.
- Mais 800.000 mil euros em caixa.
- 100º Jogo de Alan no SC Braga.

SPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebolSPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebolSPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebolSPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebolSPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebolSPORTING CLUBE DE BRAGA  2010 - 2011  LIGA DOS CAMPEÕES  Partizan vs SC Braga  Fotogaleria ©mais futebol

SPORTING CLUBE DE BRAGA | 2010 - 2011 | LIGA DOS CAMPEÕES | Partizan vs SC Braga | Antevisão da Partida

©FK Partizan

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Viva a crise…


©VaiTudoAbaixoTV

É uma boa promessa, mas será mais uma?

Parques Urbanos de Braga ©Google Earth

©Google Earth

Soube se esta semana que a Câmara Municipal de Braga tem intenções de “semear” parques urbanos pela cidade. A ideia já não é nova, as promessas também não, o que nos leva a olhar com alguma desconfiança para (mais) esta proposta, o Parque Norte por exemplo, que de parque só tem o nome, não tem caminhos pedestres, não tem lagos, tem sim uma mata para tratar, a nossa cidade precisa de facto de espaços verdes de qualidade, onde toda a gente, possa gozar um pouco, caminhar, ler um jornal, correr, ou simplesmente deitar nos sobre o tapete verde, coisa que é comum nestes espaços. As grandes cidades europeias têm os seus parques verdes, mas à uma coisa que têm em comum, tratam sempre deles, não os deixando abandonados após a abertura, o Parque da Ponte hoje está lindo, apetecível, e convidativo a que se passeie por lá, mas nem sempre foi assim, esteve durante muitos anos votado ao abandono, sem que ninguém visse que precisava de uma revitalização, infelizmente existem pessoas incomodadas com estes espaços verdes, é por estes casos e por outros que considero importante a videovigilância destas zonas de lazer para evitar estragos materiais e zelar pela segurança dos seus visitantes. A proposta apresentada pelo vereador Hugo Pires, contempla ainda a ligação destes quatro parques por uma ciclovia, é com certeza uma boa ideia, mas se for para fazer ciclovias reduzindo as faixas de rodagem como fizeram na ciclovia de Lamaçães (Avenida D. João II), mais vale estarem quietos, esperemos para ver.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

A novela, Às 23:19, na casa do Sr. Catroga!

[rtp]
Não percebo nada de mercado imobiliário, mas acho que Eduardo Catroga tem a sua casa á venda, com as peripécias todas que se desenrolaram nas negociações do Orçamento do Estado 2011, a sua casa terá ficado bastante valorizada, irá agora fazer bom dinheiro com a venda da mesma. Esperemos para ver. Todos estes episódios, de colocar a hora da assinatura no acórdão, tirar fotografias, desencontros na Assembleia da República, Angela Merkel a falar com Passos Coelho, Sócrates pressionado pelos líderes europeus forçado a aprovar o orçamento, fazem de nós um país sem massa cinzenta para resolver os nossos problemas, onde todos rodeiam sempre à volta dos problemas com casos mediáticos e guerras partidárias, sem atacar o verdadeiros problemas.
Não querendo defender ninguém, (pois acho que a política nacional, neste momento, não está rodeada das melhores pessoas), gostaria que a mesma fosse um jogo, de modo a que todos os líderes de partidos políticos pudessem governar com as suas ideias, se não gostássemos do rumo que o país estava a levar com o partido X ou Y, fazíamos reset e colocaríamos outro partido nas rédeas do nosso Portugal. Isto tudo porque Passos Coelho passa a vida a criticar o estado actual do país e que para o ano é que vai ser, gostaria de ver o que faria Passos Coelho se lá estivesse?

Somos um país muito pequenino, onde todos os dirigentes europeus “metem a colher”, para colocar algum juízo nas cabeças dos que nos lideram e dos que anseiam governar Portugal.
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §