sexta-feira, 30 de novembro de 2007

SUGESTÃO DE FIM DE SEMANA - MUSEU DOS CORDOFONES


Inaugurado em Setembro de 1995, o Museu dos Cordofones é um museu privado, fruto do trabalho e dedicação do seu proprietário, Domingos Martins Machado, reputado artesão violeiro que, a expensas próprias e sem qualquer ajuda, quer oficial quer particular, o edificou e recheou com a mais completa colecção de cordofones portugueses, que ele próprio construiu. Aqui se podem encontrar todas as guitarras, violas, cavaquinhos, braguesas, amarantinas, requintas, toeiras, beiroas, campaniças, da terra, dos Açores, da Madeira, enfim, um completíssimo repositório de toda a cordofonia portuguesa, desde a extinta à ainda em uso, bem como exemplares de instrumentos antigos, apetrechos musicais, uma biblioteca e discoteca, e todo um manancial de objectos ligados à arte musical popular portuguesa, para além de um memorial fotográfico das personalidades que, até hoje, visitaram este “santuário” da cultura portuguesa.
As visitas são acompanhadas pelo próprio Domingos Machado que explica pormenorizadamente a história de cada instrumento e responde às dúvidas dos visitantes, com toda a sabedoria que se lhe reconhece.
Localização: Em Tebosa, Braga, junto da antiga estrada nacional Porto/Braga.
O itinerário é o seguinte: quem vem de sul, toma a auto-estrada A3 (Porto/Braga/Valença) e, a cerca de 30 Km, vira na saída para Cruz. Depois da portagem, segue em direcção a Braga, e, cerca de 6 Km está Tebosa. O Museu dos Cordofones está situado junto à estrada.
Quem vem de Norte, toma na mesma a A3 em direcção ao Porto e vira na saída para Cruz, seguindo depois o mesmo trajecto indicado anteriormente.

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

ENORME BRAGA


Esta noite assistiu – se a uma grande exibição por parte do nosso enorme clube Sporting Clube de Braga, mais uma vez ficou provado que quando os jogadores deixam tudo em campo consegue – se bons resultados, conseguimos bater o pé ao todo poderoso Bayern Munique, que vieram á nossa cidade com uma arrogância que já é habitual por parte deste clube, vieram cá ao nosso país dormiram no Porto também lá treinaram pensando que a nossa cidade fosse uma vilazinha, e terão pensado a gente vai lá marca uns quantos e vem embora, pois enganaram - se redondamente e só não perderam porque o Sr. Arbitro estava do lado dos alemães e anulou um golo limpinho ao Braga, mas agora é só ganhar ao Estrela Vermelha no nosso estádio e a gente passa. foto:abola
Figura do Jogo – João Pereira

O JOGO DAS VOSSAS VIDAS



Hoje no Estádio AxA joga - se o grande jogo S.C.Braga - FC Bayern Munique talvez um confronto entre David e Golias mas sei que os jogadores do S.C.Braga vão deixar tudo em campo pois este jogo é o jogo do tudo ou nada, que no fim do mesmo, seja qual for o resultado nós adeptos tenhamos ficado com a impressão de que deixaram tudo em campo, FORÇA BRAGA.

terça-feira, 27 de novembro de 2007

O HOMEM QUE QUER SER FAMOSO


O Governo Civil de Braga que é presidido pelo Sr. Fernando Moniz pediu a reabertura do processo contra os sindicalistas que participaram na manifestação realizada em Outubro de 2006, em Guimarães, por ocasião da reunião extraordinária do Conselho de Ministros, este senhor teve uma atitude salazarista e quer ganhar fama mas pelos piores motivos.

BRAGA ANTIGA




segunda-feira, 26 de novembro de 2007

A TECNOLOGIA NA MODA



Uma empresa canadiana “Solestrom” criou um “biquíni” que consegue identificar a intensidade dos raios ultravioleta (numa escala de um a vinte). O famoso biquíni que já está a venda um pouco por toda a Europa tem um alarme que é accionado quando a exposição solar for exagerada, este avanço no mundo dos biquínis tem como objectivo prevenir o cancro da pele, este adereço pode ser encomendado pela internet e tem um preço de oitenta euros.

CARTOON DA SEMANA



O estado do nosso país.

domingo, 25 de novembro de 2007

EXIGE-SE MELHOR JORNALISMO


Braga e o Minho têm dois jornais de referência o Diário do Minho e o Correio do Minho, e segundo várias sondagens são a nível regional até os mais lidos, mas nem o facto de serem uma referência para a região se opta por um jornalismo isento, um jornalismo que saiba investigar e aprofundar as notícias em causa, que seja rigoroso, que tenha boas manchetes, e acima de tudo envolvimento com a região à sua volta, ora se o primeiro se dedica a questões religiosas o segundo anda sempre a compasso da câmara, outra coisa que deixam muito a desejar são os textos e as manchetes que por vezes têm erros muito grosseiros,os sítios online destes jornais aos fins de semana e por vezes à semana praticamente não são actualizados. Estes dias saiu mais um número do semanário bracarense "o balcão", neste jornal nota se que tem um grafismo dos anos oitenta e contém também muitos erros, um jornal que se quer afirmar não pode cometer estes dois "pecados" estará condenado ao fracasso? Só o tempo o dirá,mas duma coisa não há dúvida Braga sendo a terceira maior cidade de portugal merecia um jornalismo melhor.

sábado, 24 de novembro de 2007

ÉPOCA NATALICIA EM BRAGA



Estamos em época natalícia e a azáfama já começou, há muitos presentes para comprar e pouco dinheiro para gastar é certo, mas na rua do Souto em Braga é ver as nossas gentes com sacos nas duas mãos todas apressadas para ver outras lojas, num canto da rua vê-se uma senhora a vender as tão gostosas castanhas, outras a vender balões, as principais ruas estão iluminadas com arranjos natalícios tornando as mesmas mais harmoniosas, mais bonitas, chamando mais gente a visita – las, o frio aperta as pessoas vestem - se com casacos, cachecóis, luvas tudo o que consiga para tolerar o frio, mas no natal não podemos ter só consumismo também temos que ter solidariedade, a Associação Comercial de Braga deveria fazer uma campanha juntamente com os lojistas para os mais necessitados, para aqueles que menos têm, o natal é para todos não para os que podem.

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

SERVIÇO PÚBLICO DA TANGA II


A nossa televisão pública mais uma vez continua a ignorar tudo e todos, no jornal da tarde de hoje na secção de desporto que costuma haver, falou-se dos jogos dos três grandes, mas do jogo inaugural da jornada U.D.Leiria - Sp.Braga nem uma palavra disseram, e andamos nós a pagar impostos para uma televisão publica quando não somos servidos pela mesma, é uma vergonha este serviço público.

LUTEM PELA VITÓRIA ATÉ AO FIM


Hoje às oito e meia da noite, no estádio Dr. Magalhães Pessoa em Leiria, a equipa do Sporting Clube de Braga vai estrear o seu treinador este que será o primeiro jogo para Manuel Machado como comandante da equipa técnica do Sp. Braga, a ver vamos mas espera-se muito deste homem pois este Braga está longe dos lugares a que nos habituou nos últimos anos.

quinta-feira, 22 de novembro de 2007

ATENTADOS URBANíSTICOS EM BRAGA

Como o título da mensagem diz, foram feitos ao longo destes últimos quarenta anos vários atentados urbanísticos, fica aqui um exemplo deste tipo de atentados, estes que ao longo do tempo foram retirando património histórico e centenário das ruas de Braga e trocando esse mesmo património histórico por mamarrachos de betão, tirando toda a beleza que as ruas de Braga tinham do antigamente, mas mesmo assim parece que ainda hoje e em pleno séc. XXI se continua com essa mesma politica, é triste mas é os governantes que temos.

ATÉ BREVE

O blogue Bracarae Avgvste vai encerrar, espero um rápido regresso, pois para debater as nossas ideias e opiniões sobre a nossa linda cidade Braga todos os blogues são poucos.

AVÓ QUE FOI PREMIADA NO BEST OF THE BLOGS



O blog “A Mis 95 años“, de Maria Amélia López Soliño, a blogueira mais idosa do mundo, ganhou o prêmio “Best of the Blogs”, na categoria “Melhor Blog de Língua Espanhola”.
O concurso é promovido anualmente pela cadeia de televisão alemã Deutsche Welle (DW), um exemplo para todos nós.

O EXEMPLO QUE NOS FICAVA BEM


Com as sucessivas greves nos transportes em França as populações deste país tinham que chegar aos seus postos de trabalhos, e a solução nada melhor que uma bicicleta pois com ela consegue-se safar ao infernal transito daquelas cidades e chegar a todo lado, mas nas cidades portuguesas nada disso é preferível esperar longas filas pelos transportes alternativos do que agarrar numa bicicleta e pedalar até ao trabalho, temos de começar a incutir este meio de transporte como mais uma maneira de as populações se deslocarem entre si, mas para isso é preciso mudar mentalidades pois os portugueses nisso ainda são muito antiquados, é preciso criar infra-estruturas deste tipo para se fomentar a utilização da bicicleta como meio de transporte, em Braga e Guimarães recentemente foi dado um grande passo com os estudantes da Universidade do Minho a utilizarem as famosas Bute, era bom que mais entidades patrocinassem o uso deste veiculo de duas rodas a pedal.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

DESCENTRALIZAR OS JOGOS DA SELECÇÃO PRECISA-SE




Portugal empatou esta noite e ficou apurado para o Euro 2008 na Suíça e na Áustria, os meus parabéns desde já, a certa altura do jogo o locutor da r.t.p. disse que “o norte está com a selecção” e disso não tenho duvidas, mas parece que só uma parte do norte (e porque o norte não é só o Porto) tem direito a ver ao vivo jogos de qualificação não se percebe os critérios da federação utilizados para a escolha das localidades dos jogos da selecção, quando a equipa de nós todos vem jogar ao norte para se apurar para algum campeonato seja ele europeu ou mundial a escolha do local é logo o estádio do dragão, quando se trata de jogos de treino aí sim já escolhem outras localidades sem ser Lisboa ou Porto, ou seja quando é a brincar empurram os jogos para as “terrinhas” quando é a sério já têm uma escolha “fina” ou seja há portugueses de segunda e de primeira, lembro me de um jogo de preparação que a selecção fez em Braga ainda no Estádio 1º de Maio com Israel aquilo até meteu dó, fraca exibição da equipa e depois queixaram-se de falta de publico, pois mas as nossas gentes já deram conta disto á muito tempo, ver jogos para encher “chouriços” a gente não quer, já no actual Estádio Axa quase que não se fizeram jogos de qualificação.foto:record

O PROFISSIONAL NO THEATRO CIRCO


Um texto, quase diríamos, autobiográfico, de um dramaturgo e guionista (são dele alguns guiões de filmes de Kusturica) praticamente desconhecido entre nós. Um policial negro e político, inscrito nos anos de tragédia balcânica. Profunda e dramática história de vidas, num contexto de advento de democracia, onde os traumas de uma sociedade e de um regime estiolam por dentro de cada um e o que chega à superfície, ao quotidiano (só aparentemente estranha e sem nexo). São estilhaços que há muito perderam a possibilidade de se reagrupar e formar um todo coerente. É exactamente nesta ideia de sequências desgarradas, construídas com ritmos e música de palavras, com olhares, risos e também traições, escutas, prisões, violações e abusos, que se mostra um mosaico que integra hoje esta Europa. Coisas que nos estão, afinal, ainda próximas, mas já aparentemente distantes. Como se a Vida fosse algo construído com um princípio, meio e Fim. Um jornalista, jovem estudante contestatário, hoje editor; um escritor à “procura” do editor e que, contas feitas e discussões havidas, quer afinal editar o resultado de anos e anos de pesquisa conduzida, enquanto polícia secreto (agora sem emprego) sobre esse tal editor. A vida passada a pente fino antes e depois da queda do regime. A democracia não garante a intimidade e a vida privada. (Rui Madeira)Autor: Dusan Kovacevic Encenador: Manuel Guedede Oliva Tradução: Regina Guimarães Cenografia: Arq. José Carvalho Araújo Figurinos: Sílvia Alves Desenho de luz: Fred Rompante Criação vídeo: Frederico Bustorff Actores: Rui Madeira, Teresa Chaves, Jaime Soares e Carlos Feio
22 e 23, 27 e 28 NOV QUINTA e SEXTA, TERÇA e QUARTA 21H30 PA1, 4 e 5 DEZ SÁBADO, TERÇA e QUARTA 21H30 PA
www.ctb.pt10 euros 5 euros.in:theatrocirco.com

BRAGA PARADA NO TEMPO II


Quando passei á uns dias na avenida da liberdade reparei que o relógio da torre do edifício dos CTT se encontra parado e á bastante tempo ainda aquele espaço tinha aquele grande movimento a que sempre nos habituara, pensei por quanto mais tempo estará fechado, ás mosca, e sem utilidade?, já começam a ser dias a mais pois um espaço tão nobre como este não merece estar parado, merece ter vida. Mais uma vez um dos edifícios históricos de braga caíram na mão de empresários que não olham a meios para os seus fins lucrativos, irão nascer ali (mais) lojas de roupa segundo algumas noticias vindas a publico, um edifício daqueles nunca deve ser montra de tecidos mas sim um edifício virado para as suas gentes não veda-lo para que só os mais ricos tenham acesso.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

NAVEGAR POR UM MUNDO MELHOR


O Earthrace nome desta embarcação tem como objectivo bater o recorde mundial oficial da Union International Motonautique (UIM) para a circum-navegação do globo numa embarcação a motor e amiga do ambiente, que utiliza recursos sustentáveis. Esta embarcação conta com “um design do seu casco eficiente (que permite atravessar as ondas em vez de passar por cima delas), uma pintura antivetegativa não tóxica e motores com baixas emissões de CO2, que funcionam apenas com biodiesel”.fonte:lusort

SOCIEDADE BRACARENSE E A CULTURA


Estamos perante uma mudança na sociedade bracarense, e quando digo mudança estou a referir me aos hábitos das gentes de Braga, há mais gente no teatro, exposições, concertos ao contrário de há uns dez ou quinze anos era ver salas de teatro, museus, galerias completamente vazias etc. Terá isto mudado porquê? Temos de ter em conta vários factores: o conforto -o teatro circo é disso um exemplo duma sala antiga e sem condições nasceu uma sala moderna e conforto é coisa que não falta, outro factor a ter em conta é o cartaz que o Theatro Circo apresenta sempre bons espectáculos, originalidade também é um condimento que não falta, a divulgação dos mesmos em quase todos os meios de comunicação social regional, etc. Recentemente Braga ficou a contar com mais um aliado de peso no que respeita à cultura que dá por nome de Fnac, esta grande multinacional que tanto tem ajudado na promoção da cultura em Portugal, fala se já de um protocolo de parcerias com o Theatro Circo que irá ser muito importante para o mesmo e deverá entrar em vigor no início do próximo ano, temos também o exemplo o Estaleiro Cultural da Velha - a - Branca que tendo ao leme a pessoa certa tem ganho muito pois o objectivo do Estaleiro Cultural é promover a criação e a divulgação artística e cultura na cidade pena é que a nossa cidade não saiba ainda aproveitar todas as qualidades da mesma, mas podemos ter mais e melhor, temos vários espaços no centro da cidade que podem ser aproveitados em beneficio da cultura como é o exemplo dos antigos cinemas de S. Geraldo, devia-se aproveitar aquele belo edifício para um museu de arte contemporânea seria um bom espaço para os artistas bracarenses e outros exporem ali os seus trabalhos, Braga pode com esta politica transformar-se numa das maiores cidades da cultura na Europa e com isso atrair turistas, pensem nisto.

BRAGA ANTIGA


segunda-feira, 19 de novembro de 2007

NICOLE KIDMAN NA TELA POR OSCAR CASARES


Este é o famoso quadro que o pintor bracarense Óscar Casares ofereceu há actriz Nicole kidman, este quadro com dois por 1,5 metros avaliado em mais de cem mil euros e que fez milhares de quilómetros até há Austrália esteve quase em vias de se perder, pois até há bem pouco tempo ninguém sabia do mesmo e que até envolveu a embaixada de Portugal na procura da famosa tela. O quadro perdeu-se e dois meses depois, foi encontrado em Kuala Lumpur, na Malásia, Óscar Casares tem quadros seus espalhados pelo mundo, e foi o autor do painel da Cripta do Sameiro talvez uma das obras mais populares em Portugal e ainda o retrato oficial do Papa João Paulo II inaugurado durante a viagem a Braga do enviado especial do Vaticano, cardeal Eugénio de Araújo Sales, para assinalar os 150 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.

E POR ONDE VOU AGORA???


A sinalética da nossa cidade de Braga deixa muito a desejar, há sinalizações a mais para uns destinos e para outros nem se encontra, por exemplo quem vem de Prado/Vila Verde/Amares pela Variante Norte e queira ir buscar algum familiar á Central de Camionagem chega ao Nó de Infias e depara-se com a falta de indicações, restando lhe tentar a sorte a ver se descobre o seu destino, outra situação idêntica assiste-se a quem queira vir há nossa cidade assistir a uma exposição ou outro evento qualquer no Parque de Exposições de Braga, e que não conheça onde fica o mesmo, vai ter muitas dificuldades em encontrar uma indicação que seja sobre a direcção do (PEB), lembrem-se que com estradas bem sinalizadas evita-se muitos acidentes, e só este argumento conta muito.

CARTOON DA SEMANA


















domingo, 18 de novembro de 2007

"YAHOO" TRANSFORMA-SE NUM ESPIÃO DO REGIME


O Yahoo chegou a acordo judicial com os dois jornalistas chineses, que ajudou a prender ao dar informações sobre as suas actividades na Internet ao governo chinês. Nenhum dos lados divulgou mais detalhes além de que o acordo indica que o Yahoo pagaria os honorários dos advogados de Shi Tao e Wang Xiaoning e membros da família que moveram o processo em seus nomes.
O Yahoo acrescentou que iria «providenciar apoio financeiro, humanitário e legal a estas famílias». O acordo reabriu o debate sobre a cooperação de empresas da Internet com governos que negam a liberdade de expressão e perseguem jornalistas.
Tal marcou uma mudança na atitude do Yahoo, que tinha rapidamente sustentado a obrigação de obedecer ao pedido das autoridades chineses de partilhar a informação acerca da actividade on-line dos dois cidadãos chineses.
Mas a cooperação da empresa tornou-se num pesadelo de relações públicas durante a última semana depois de furiosos legisladores federais os atacarem no Capitólio, acusando-os de colaboração com um regime opressivo.
«Se financeira e tecnologicamente vocês são gigantes, moralmente são pigmeus», disse o presidente do Comité dos Negócios Estrangeiros norte-americano, o democrata Tom Lantos.in:d.d.

DEVEMOS PENSAR NISTO


Este domingo celebra-se o Dia Mundial em Memória das Vitimas das Estradas acho que este dia não se deve comemorar como já li por aí em alguma imprensa, e porque não, porque é um dia triste, porque lembra um dia em que muita gente ficou sem os seus familiares e amigos, em que muita gente caiu no abismo quando recebeu a noticia da morte de alguém muito próximo e teve de mudar de vida completamente, espero que isto não seja mais um dia normal, porque Portugal é um do países com mais mortalidade nas estradas e porque será?, será dos condutores que pensam que são os melhores pilotos de ralis do mundo?, ou será das nossas “boas” estradas em que senhores engenheiros assinaram os projectos dizendo eles “serem estradas seguras” temos exemplos ip4, ip5, acho que já chega porque nestes dois percursos morreram centenas de pessoas, ainda estes dias morreram quinze pessoas num acidente na A23, este foi um acidente mediático porque todos os dias há acidentes com vitimas mortais. Neste dia há que meditar e pensarmos todos na nossa condução, para podermos poupar muitas vidas.

sábado, 17 de novembro de 2007

JOGUEM COM RAÇA-ABC

Depois de Barcelona e Rishon Le Zion, agora o RK Cimos fez o ABC deslocar-se a Koper, na Eslovénia, para discutir o acesso aos "oitavos" da Taça EHF.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

CLÃ NO THEATRO CIRCO


A comemorar 15 anos de carreira, os Clã estão de regresso aos originais com um novo disco, depois de experiências paralelas e digressões além fronteiras. Musical e visualmente diferente do seu antecessor, o quinto registo dos Clã é determinado e feminino, na apresentação, rico e lírico, nas composições de Regina Guimarães, Carlos Tê, Adolfo Luxúria Canibal e Arnaldo Antunes. Diferente na sonoridade, mas inconfundível no estilo, “Cintura” traz os Clã de volta aos palcos portugueses, onde têm promovido a música portuguesa e em português. Com canções da autoria de Hélder Gonçalves, que volta a assinar uma das letras neste novo trabalho, os Clã prometem surpreender com um espectáculo que completa a mensagem.
17 NOV SÁBADO 21H30 SP
www.cla.pt15 euros.in:theatrocirco.com

O TEATRO FICOU MAIS POBRE


O actor e encenador José Ananias, que, durante vários anos, integrou os quadros da CTB-Companhia de Teatro de Braga, faleceu ontem.José Ananias tinha 53 anos e na CTB participou como actor em espectáculos como "Arquicoiso e Paralquimia", de Robert Pinget, "A dama do mar", de Ibsen, "Dança do sargento Musgrave", de John Arden, "A Castro", de António Ferreira, "O fim", de António Patrício, "Pintura americana", de Regina Guimarães e Saguenail, e "A gaivota", de Tchekov.Integrou, ainda, o elenco das peças "A moeda falsa", de Gorki, "Dámabrigo", de Barrie Keeffe, "O tempo e a ira", de Osborne, "Lux in Tenebris", de Brecht, "Menina e moça", de Bernardim Ribeiro, "O anúncio feito a Maria" e "Partage de midi", de Paul Claudel, "Os mistérios de Chester", uma co-produção da CTB com o London Theatre Ensemble, Cendrev e Seiva Trupe, Cenas - Dramatização de episódio do Romance "Nomes de guerra", de Almada Negreiros.in:theatrocirco.com Quem dá á cultura deve ser homenageado, assim o espero.

UM BOM COMEÇO


Na imprensa diária regional de hoje vinha em foco uma notícia que os presidentes de câmara de Braga, Guimarães, Famalicão, e Barcelos vão se unir com a finalidade de conseguir angariar dinheiro para projectos de âmbito municipal e intermunicipal, vejo que os senhores presidente de câmara finalmente acordaram e que meteram as divergências na gaveta, será isto um bom sinal e o começo de uma boa e longa cooperação entre estas cidades só o tempo o dirá? Mas espero que esta união se prolongue por muito tempo, e que consigam tirar da gaveta projectos muito importantes para o Minho, como é o caso da ligação através de carris entre Guimarães e Braga e desta a Barcelos, o comboio de alta velocidade entre o Porto-Braga-Vigo que certas gentes querem tirar e muitos outros projectos importantes para toda a região, mas o mais importante é e será sempre a união entre estas cidades, para a defesa do nosso Minho, seria bom que outras cidades do Minho despertassem e se unissem, para que também elas desencravassem certos projectos que têm na gaveta.foto:d.m.

quinta-feira, 15 de novembro de 2007

A FAMOSA ESTÁTUA!!!


A estátua de D. João Peculiar que está no largo da Cividade tornou-se de repente uma das muitas atracções turísticas que Braga tem, tanta polémica houve por causa dos atributos do báculo do senhor, que deram fama á estatua, Braga assim ficou a ganhar mais um ponto turístico, basta passar aos fins-de-semana no dito largo e ver gentes de fora a tirar fotos com o dito cujo.

TODOS Á MESA


FNAC NO "BRAGAPARQUE"


É hoje inaugurada a FNAC Braga no Bragaparque, a abertura das portas está prevista para as 23h30. É um facto importante para a nossa cidade pois a abertura deste tipo de lojas fomenta a cultura, só lamento o sítio escolhido pois teria muito melhor enquadramento se tivesse sido escolhido o centro da cidade.

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

DIA MUNDIAL DA DIABETES-ANTES DE COMER PENSE NISTO


A diabetes é uma doença crónica caracterizada pelo aumento dos níveis de açúcar (glucose) no sangue. À quantidade de glucose no sangue, chama-se glicemia. Ao aumento da glicemia, chama-se: hiperglicemia. A Diabetes é uma situação muito frequente na nossa sociedade e a sua frequência aumenta muito com a idade, atingindo os 2 sexos. Em Portugal, calcula-se que existam entre 400 a 500 mil pessoas com Diabetes. O Estado vai comparticipar a 100% as bombas de insulina e um outro tipo de medicamento também de consumo lento. A bomba custa cerca de 3500 euros, um preço que a deixava fora do alcance de muitos diabéticos.

QUEREM DESPEDIR ESTE HOMEM POR FALAR VERDADE


Onde anda a liberdade de imprensa, este país parece querer voltar atrás na liberdade de expressão, certas pessoas parecem agentes da antiga pide, onde haviam bufos e maus camaradas, á uns tempos atrás uma tal senhora do governo sugeriu que as nossas gentes só podiam falar mal do governo em nossas casas, em público não, francamente, deveria ter vergonha de tais afirmações, mas voltando ao assunto em causa, a administração da RTP instaurou um processo disciplinar ao jornalista José Rodrigues dos Santos que visa o despedimento do pivot por justa causa. A decisão vem no seguimento de um inquérito, conduzido pela administração, para averiguar a veracidade das declarações de Rodrigues dos Santos a uma revista, no dia 7 de Outubro.
Nessa entrevista, Rodrigues dos Santos acusou a actual administração da RTP de "interferências ilegítimas em matéria editorial", reportando-se à nomeação, em 2004, da correspondente da RTP em Madrid, Rosa Veloso, que tinha sido a quarta classificada no concurso interno para correspondentes na capital espanhola.Na altura, José Rodrigues dos Santos, então director de informação, demitiu-se do cargo por acreditar que a nomeação de um repórter era da competência da direcção editorial. A então Alta-Autoridade para a Comunicação Social deu-lhe razão, num parecer que, embora não vinculativo, aconselhava a administração a não repetir a ingerência. Mas o assunto morreu sem que fossem feitas alterações à nomeação. Rodrigues dos Santos denunciava ainda, na mesma entrevista, o facto de ainda hoje estar a pagar por se ter oposto à administração, sem especificar o que isso significava.

terça-feira, 13 de novembro de 2007

BRAGA ANTIGA


WINDOW NO THEATRO CIRCO


“Window” é um projecto que resulta da co-criação de 4 artistas de 3 áreas diferentes que aqui serão complementares. Mônica Coteriano (Dança/Voz/Textos), Tó Trips e Pedro Gonçalves (Música) e André Gonçalves (Multimédia) propõem-se criar um espectáculo transdisciplinar que parte do objecto Janela e que o desenvolve conceptualmente como um objecto de inspiração, fronteira, abertura, barreira, reclusão e partilha. Um espectáculo que utiliza os dispositivos multimédia para criar videoclips ao vivo, reforçar e/ou complementar pequenas histórias que valem por si e no seu conjunto criam uma outra história.
15 e 16 NOV QUINTA e SEXTA 21H30SP
www.myspace.com/monicawindow
Preço-8 euros-in:theatrocirco.com

segunda-feira, 12 de novembro de 2007

PARQUE NATURAL PENEDA-GERÊS



Depois de ter sido aceite a candidatura do Parque da Peneda-Gerês ao sistema de certificação PAN Park¿s, o presidente do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade (ICNB), João Menezes, explicou que o sistema de certificação PAN Park¿s visa a criação de uma rede das melhores áreas naturais da Europa, onde é garantida uma combinação da conservação da natureza e do desenvolvimento económico, através da promoção do turismo sustentável. «É quase impossível que qualquer outro dos parques naturais de Portugal consiga reunir as condições necessárias para aderir ao PAN Park¿s. Aliás, cinco candidaturas nacionais já foram rejeitadas», adiantou João Menezes. Um dos requisitos exigidos para aquele sistema de certificação é o parque ter uma extensa área, não inferior a 50 mil hectares, com valores naturais de carácter excepcional e uma área mínima de 10 mil hectares sem qualquer intervenção humana. O Parque da Peneda-Gerês teve ainda de apresentar um plano de gestão da visitação e programar, implementar e monitorizar a estratégia de desenvolvimento do turismo sustentável, de forma participada.

O MESTRE FRANCISCO SANCHES


Francisco Sanches (1550-1622) Médico, filósofo e matemático. Nasceu no território pertencente à diocese de Braga, judeu convertido foi em 1550 baptizado na Igreja de São João do Souto, da mesma cidade, em 25 de Julho de 1551.Com 12 anos saiu de Portugal e foi para Bordéus, onde se matriculou e frequentou o famoso colégio de Guiana, que era um foco intenso de renovação intelectual, em que influíam o Renascimento italiano e o reformismo religioso. Em 1569 saiu de Bordéus para a Itália. Seguiu ali estudos de medicina, aprendendo a investigar em cadáveres. Mais tarde, de novo em França, prosseguiu essa prática no hospital de Toulouse, onde foi director dos serviços médicos durante mais de trinta anos. Em 1573 matriculou-se na Faculdade de Medicina de Montpellier e, dois anos depois, fixou residência em Toulouse, onde permaneceu até ao fim da vida, ensinando medicina, tendo sido considerado nesta universidade um dos mestres mais ilustres. Como homenagem póstuma foi colocado o seu retrato num dos ângulos da sala dos Actos e lá permanece. Braga não o esqueceu, levantando-lhe uma estátua e dando o seu nome a uma escola. foto:i.c.

CARTOON DA SEMANA


domingo, 11 de novembro de 2007

ENORME BRAGA=GRANDE EQUIPA


SP. BRAGA-SPORTING, 3-0 (Frechaut 26', Linz 63', Jorginho 66')

JOGUEM COM RAÇA-FORÇA BRAGA







Sintam o simbolo, deixem tudo em campo e que no fim do jogo o nosso enorme Braga tenha ganho.

sábado, 10 de novembro de 2007

UM BELO PASSEIO PELO SOAJO



A aldeia do Soajo está implantada numa das vertentes da Serra da Peneda, sobranceira ao Rio Lima. A sua história já vem de longe. Consta que terá sido fundada no século I, mas só no século XVI lhe foi atribuída carta de foral. Desde a fundação da nacionalidade portuguesa que o seu povo goza de privilégios. Quando outras localidades de Portugal invocavam a liderança espanhola, o Soajo reconhecia o rei de Portugal como legítimo e isso valeu-lhe vários direitos.
Os habitantes da região eram designados por monteiros, em virtude de a sua principal actividade ser a caça. Ursos, javalis, cabras-bravas, lobos e raposas eram as espécies capturadas.
Em 1852, o Soajo viria a perder o direito a sede de concelho. Porém, não perdeu a sua peculiaridade. Ainda hoje, as ruas são pavimentados com lajes de granito e as casas construídas com blocos de pedra. A vida em comunidade sempre foi muito importante nesta aldeia. Até há cerca de um século atrás, o Soajo tinha um juiz eleito pelo povo.
Enquadrada numa região de rara beleza, esta aldeia tem outras curiosidades nas suas imediações, como as Antas do Soajo, a Ponte Velha e o Miradouro do Côto Velho.
A visitar
A aldeia do Soajo é famosa pela sua eira comunitária constituída por 24 espigueiros, todos em pedra e assentes num afloramento de granito. O mais antigo data de 1782. Estes monumentos de granito foram construídos na altura em que se incrementou o cultivo do milho e serviam para proteger o cereal das intempéries e dos animais roedores. Parte destes espigueiros são ainda hoje utilizados pelas gentes da terra. Como ir até lá, ir pela estrada nacional 101-Braga-Ponte da Barca, e antes de entrar em Ponte da Barca tem um cruzamento que se vira á direita em direcção ao Soajo, segue nessa estrada durante 3 a 4 km. e vai aparecer um cruzamento onde tem umas indicações para o Soajo e Espanha segue nessa direcção durante 10 km. ao fim desses km. percorridos aparece uma indicação a dizer Soajo vira aí e segue durante 5 km. e estará no Soajo. Bom Passeio.

sexta-feira, 9 de novembro de 2007

BRAGA PARADA NO TEMPO


Fico triste quando vou a passear nas ruas da minha bela e adorada cidade, e vejo edifícios que para muitas pessoas não são mais que um conjunto de paredes mas que noutros tempos tiveram muita vida, neles passaram se muitos episódios da vida das nossas gentes, mas que agora estão votados ao abandono, quase a caírem, ninguém lhes dá o devido respeito e importância, mas mais triste fico quando me apercebo que os homens que estão sentados na cadeira de governante da cidade e que passam por essas mesmas ruas e nem lhe ligam. Estes dias o nosso presidente de câmara apresentou o orçamento municipal e lá estava escrito e aqui escrevo: Renovação Urbana: “seguindo uma postura de salvaguarda do património cultural concelhio, o Executivo vai pautar a sua acção pela constante atenção à preservação e revitalização da herança cultural, material e imaterial.
Neste contexto se insere o início dos trabalhos de prolongamento da passagem rodoviária desnivelada que abre o troço norte da Avenida da Liberdade, concretamente entre a Avenida Central e a Rua do Raio/Largo João Penha, dando assim origem a um novo espaço pedonal”, a ver vamos se o centro de Braga não se transforma num cemitério de casas desabitadas sem calor humano.

quinta-feira, 8 de novembro de 2007

PODERIA BRAGA FICAR COM ESTE INVESTIMENTO???


A Aeronorte, empresa de transporte aéreo com sede em Braga, vai construir um novo hangar no Aeródromo Municipal de Bragança, que lhe permitirá transportar passageiros, em 2008, de Trás-os-Montes para o Porto, Lisboa e Paris, afirmou ontem fonte da empresa. A directora-executiva da Aeronorte, Leana Ribeiro, adiantou à Lusa que o hangar, um investimento de um milhão de euros, colmatará necessidades já identificadas na região, “onde existe uma forte procura de voos de ligação ao Porto e Lisboa, durante todo o ano, e ainda voos para Paris, em especial no Verão e por alturas da Páscoa e do Natal”. “Com o novo hangar em Bragança, a Aeronorte vai melhorar a sua operacionalidade e a sua eficácia”, garantiu a responsável. Em sua opinião, esta nova infra-estrutura vai, ainda, “impulsionar o desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Bragança e contribuir para uma maior dinâmica da economia local”. “O projecto do novo hangar tem tido o melhor apoio da Câmara de Bragança, cidade que se situa numa posição geoestratégica privilegiada na Península Ibérica, a 200 quilómetros do Porto e a 300 de Madrid”, acentuou Leana Ribeiro. A Aeronorte, que centra a sua actividade na aviação comercial e executiva, torna-se, assim, na primeira empresa de transporte aéreo com instalações próprias em Bragança. A empresa, sedeada no Aeródromo de Palmeira, em Braga, perspectiva atingir, em 2008, um volume total de negócios de 10 milhões de euros. Leana Ribeiro sublinhou que “a Aeronorte foi, também, a primeira companhia de aviação a ter aeronaves baseadas no Aeroporto do Porto, no âmbito da aposta na aviação comercial e nos voos executivos para os empresários e figuras públicas da região”. Sem que o nosso aeródromo não tem comprimento que chegue para receber aeronaves com maior porte, mas numa altura em que o nosso presidente de câmara quer fazer investimentos em parceria público-privado, porque não acolher este tipo de investimentos? Braga tem potencial não muito mas poderia receber trafego de emigrantes que são muitos no nosso Minho que muitos tem, seria bom que o nosso presidente de câmara abra os olhos e comece a planear o futuro.

AÍ ESTÁ O NOVO TREINADOR DO SPORTING CLUBE DE BRAGA


O técnico minhoto Manuel Machado é o novo treinador do Sporting de Braga, regressando assim ao Minho, onde já treinou Moreirense e Vitória de Guimarães.O técnico que começou a época na Académica e acabou substituído por Domingos Paciência, foi o escolhido pelos responsáveis bracarenses para substituir Jorge Costa.Além de Moreirense, Vitória de Guimarães e Académica, Manuel Machado também já orientou o Nacional da Madeira.(in:record). Esperava melhor muito melhor, não sei se este homem terá uma mão de ferro para pôr aquele balneário na ordem.
o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §