quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Muita parra e pouca uva...

Cavaco Silva - Manuel Alegre ©global imagens
©global
Do aparato que rodeou o debate, e perante os candidatos, esperava – se uma confrontação sobre os reais problemas do país, a dissolução do parlamento, escutas de Belém, e o caso BPN, foram os temas do debate, Cavaco Silva e Manuel Alegre, não apresentaram as soluções para os males, que o país padece.

Casa das Bananas - 2010, é já, uma tradição...

'Braga


'Braga 'Braga

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

SC Braga | mercado de inverno

Vinicius 1º reforço do SC Braga ©SCB

©SCB
[1º Reforço - Vinícius ex-Olhanense]

Entradas (Confirmadas & Rumores) - Vinícius (ex-olhanense), Emidío Rafael (FC Porto), Sougou (Académica), Jorge Gonçalves (Olhanense), Zé Castro (Deportivo da Corunha), Jardel (Olhanense)

Saídas (Transferências & Rumores) - Felipe (tranf.-Flamengo), Elton (tranf-Vasco da Gama), Matheus (FC Dnipro, Lille, Bordéus, Mónaco), Léo Forunato, Andrés Madrid, Luís Aguiar

Os mais e menos de 2010 [4]

O Conhecimento
Braga continua a ser a “casa” de muitas descobertas, e este ano não foi excepção, o reconhecimento é feito com vários prémios recebidos, desde as novas tecnologias á área da saúde, e até mesmo, aquelas pequenas descobertas, que simplificam a vida no nosso dia-a-dia.

  • Professor da Universidade do Minho criou um código de cores universal para daltónicos, o ColorAdd®, que foi já adoptado pela empresa de tintas CIN e despertou interesse internacional pela ajuda que dá às pessoas portadoras desta deficiência. Miguel Neiva, designer e mentor do projecto, revelou que “o ColorAdd é um código gráfico monocromático, sustentado em conceitos universais de interpretação e desdobramento de cores, que permite aos daltónicos identificá-las correctamente”.[CM]
  • Projecto experimental desenvolvido pelo Domínio de Microbiologia e Infecção do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho (UMinho) acaba de receber da Sociedade Portuguesa de Imunologia o Prémio ‘SPI Best Paper Award 2010’, que distingue o melhor trabalho científico na área de Imunologia sedeado em Portugal, no último ano. [CM]

quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

Os mais e menos de 2010 [3]

Orgulho

Desde o europeu de futebol de 2004 que Braga não tem um evento para se promover na Europa, é certo que este não tem o destaque daquela competição de futebol mas, sempre é alguma coisa, apesar disso é uma oportunidade preciosa para se divulgar “Braga”, e suas marcas associadas, sejam elas na gastronomia, cultura, ou até o comércio tradicional.

terça-feira, 21 de dezembro de 2010

Braga solidária.

Braga Solidária ©Correio do Minho

©Correio do Minho

  • Brinquedos adaptados para jovens deficientes - Foi com alegria no olhar e um sorriso contagiante que Jonathan, de 13 anos, e Artur, de 21, receberam ontem os brinquedos propositadamente adaptados para eles e mais treze colegas com paralisia cerebral do Instituto de Reabilitação e Integração Social (IRIS), em Braga. Uma reacção que agradou ao professor e aos alunos da Universidade do Minho (UMinho) que, numa iniciativa conjunta com o portal Ajudas.com, transformaram setenta bonecos para que estas e outras crianças de instituições do País possam brincar.[Diário de Notícias]
  • Agere entrega carrinha ao Banco Alimentar - A AGERE, Águas, Efluentes e Resíduos de Braga vai entregar, amanhã, uma viatura Mercedes - Benz ao Banco Alimentar Contra a Fome de Braga. A viatura, que esteve ao serviço da AGERE, foi recuperada de modo a servir aquela instituição de solidariedade. Trata-se de uma carrinha de três lugares do ano de 2003. [CM]

Quem diz a verdade, não merece castigo…

Daniel Luís

Daniel Luís - Grito Bracarense

Correio do Minho

Deus Bernabé e as goleadas

Sei que o símbolo do Sporting de Braga é basicamente o símbolo heráldico da Cidade dos Arcebispos com um ou outro acrescento, mas isso só nos valoriza, pois mais de dois milénios de história têm muito peso num clube com “apenas” 89 anos! Por isso sugiro que rezemos todos a Deus para que Ele, com todo o Seu superior poder, antes de cada jogo do Braga em casa, faça surgir do céu, a voar, Nossa Senhora Arsenalista, fazendo - a dar uma ou duas voltinhas ao nosso Estádio e pousando-a na mão do Domingos (que é o dia de ir à missa), para desaparecer de seguida como que por artes mágicas. Afinal, o Braga merece ter a Nossa Senhora Arsenalista a esvoaçar pelo Estádio no início de cada jogo, para dar ânimo e tesão aos jogadores, ao treinador, aos adeptos… a toda a massa associativa! Aposto que as goleadas se repetiriam semana após semana. Provocação final: Ai eles têm uma águia no seu emblema? Ai que giro! Mas nós temos uma Nossa Senhora Arsenalista e um Menino Jesus Arsenalistazinho (isto vem mesmo a calhar agora na altura do Natal, não concorda, estimado leitor?) E venham de lá mais cinco! Vivó Braga!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Os mais e menos de 2010 [2]

Rampa Mítica
Após nove anos de interrupção, a Rampa da Falperra regressou, e pelos vistos para ficar, o romper dos motores, voltou para proporcionar as arruadas serra acima. Para a prova resister no tempo, não se cometer os erros do passado, que levaram à interrupção da prova, que se conjuguem as forças vivas da cidade, para manter esta que é a Rampa Mítica.

domingo, 19 de dezembro de 2010

Os mais e menos de 2010 [1]

Os Negócios da China
Nascem como cogumelos e têm arrecadado tudo, o que são grandes espaços no concelho, alguns deles emblemáticos e que deveriam ser aproveitados para outros fins, espera – se que alguém num futuro próximo, meta mão, na “plantação” dos cogumelos.

Desporto Bracarense

Corrida São Silvestre de Braga

Andebol
ABC 1º Divisão Nacional 16ª Jornada
ABC 28-24 MB/Colégio 7 Fontes
Futebol
Merelinense FC 2ª Divisão Nacional 13ª Jornada
Merelinense FC 2-0 Camacha
SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 18ª Jornada
SC Braga 4-2 Leixões
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 18ª Jornada
Académica 1-0 Merelinense FC
SC Braga Juvenis 1ª Divisão – Série A 20ª Jornada
Gil Vicente 1-1 SC Braga
Futsal
SC Braga 2ª Divisão Nacional – Série - A 10ª Jornada
Chaves Futsal 0-3 SC Braga
ASCR Nogueiró 2ª Divisão Nacional – Série - A 10ª Jornada
Póvoa Futsal 7-3 ASCR Nogueiró
Hóquei em Patins
Hóquei Clube de Braga Cers Cup Pré – Eliminatória 2ª Mão
Middlesbrough 1-13 HC Braga
Voleibol
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1 1ª Fase
CD Ribeirense 3-0 SC Braga
Parciais - (25-13, 25-14, 25-17)

Uma grande sala de espectáculos, rodeada de pessoas desacertadas…

Braga Jazz 2010

A Câmara de Braga e o Theatro Circo decidiram cancelar a realização do festival Braga Jazz. A falta de público e a incapacidade para reforçar o orçamento do evento estiveram na base da decisão. O administrador da sala de espectáculos de Braga, Rui Madeira, admite também ser impossível competir com o GuimarãesJazz.
"O número de espectadores do Braga Jazz não era compaginável com o custo que o festival tinha", assume Rui Madeira.
A administração teve em conta a relação entre o custo global do evento e a adesão do público, reconhecendo que a decisão foi também financeira: "Se não há meios para fazer um festival a sério, não vale a pena estarmos a brincar aos festivais".
"Os custos eram incomportáveis e o BragaJazz não tinha margem de progressão, porque não tínhamos mais meios", adianta Madeira, reconhecendo que a proximidade de um festival como o GuimarãesJazz também ajudou à decisão. "Éramos sistematicamente comparados a Guimarães, que tem muito mais financiamento do que aquele que o Theatro Circo podia pagar", justifica.
O Theatro Circo apresentou, esta quinta-feira, a programação para o primeiro semestre do novo ano. A sala de espectáculos de Braga vai ter um orçamento de dois milhões de euros em 2011, reforçando a sua aposta nos espectáculos de música clássico. Outra das principais propostas do Circo no novo ano é o teatro, aproveitando os projectos de parceria entre Culturb, com Évora e Coimbra e o Acto 5, que envolve teatros de Almada, Olhão, Aveiro e Matosinhos.
[Público]

Quando falta imaginação e talento, não adianta, deita – se a toalha ao chão, agora o Theatro Circo vai viver de música clássica e teatro, tirem – me este senhor de lá, mandem – no fazer novelas…

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Goleada, a terminar um ano cheio de prendas !

SC Braga 5-0 Académica ©maisfutebol

©maisfutebol
Em várias crónicas que fiz de jogos anteriores do SC Braga, realcei que faltava que o ultimo passe saísse na perfeição, pois vem, esta noite, tudo funcionou bem, nesta noite gélida, que culminou com a goleada por 5-0 sobre a Académica. De referir que houve jogadores que se transcenderam, Miguel Garcia foi um deles, Keita deu razão aos que acham que o mesmo merece mais oportunidades, e claro Hugo Viana, fenomenal, é uma pena, que nos jogos anteriores, não tivesse jogado a este nível. Foi uma equipa alternativa, aquela que esteve em campo, jogou com alegria, entreajuda, ambição, com vários jogadores a querer mostrar serviço. Perante a eficácia quase plena, foi só aproveitar os espaços dados pelos “estudantes”, e correr para a baliza, de realçar ainda a expulsão de Custódio que manchou uma exibição quase imaculada, mas mostrou entrega, Domingos deve-o considerar uma opção no futuro, mas o SC Braga é já a equipa da liga com mais cartões vermelhos. Filipe, pelos vistos já era, notava – se que estava em Braga contrariado, ainda assim, um muito obrigado, tal como nós, deste - nos momentos inesquecíveis. O ano 2010 foi de ouro, por esta altura no ano passado, ganhamos ao Paços de Ferreira, e fomos campeões de inverno, espera – se um 2011 cheio de sucessos e emoções.

Braga no caminho certo.

2009-08-20 - S. PEDRO D'ESTE - BRAGA

“Braga é um bom exemplo”
A ribeira de Panoias bem como o rio Torto estão a ser alvo de limpeza por parte da AGERE.
A iniciativa, diz Nuno Alpoím, presidente do Conselho de Administração (CA) da empresa municipal, faz parte da política ambiental da empresa.
“A AGERE tem responsabilidades na manutenção dos efluentes e a limpeza faz parte da responsabilidade ambiental e social da empresa”, afirmou Nuno Alpoim.
Do lado da ARH Norte, Pimenta Machado salientou que o trabalho de limpeza só foi possível porque “a taxa de recursos hídricos, incluída nas contas da água, serviu para criar um fundo que financia estas actividades”.
Na prática, afirmou o responsável da ARHNorte, o Estado “está a devolver o dinheiro cobrado às pessoas”, através de iniciativas que permitem melhorar a qualidade de vida dos munícipes.
Pimenta Machado afirmou mesmo que o trabalho desenvolvido pela AGERE e pel a Câmara de Braga 'é um bom exemplo da aplicação da taxa.'
Rios despoluídos em dois anos
Ilda Carneiro, vereadora do Pelouro do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, afirmou que com o trabalho que está a ser desenvolvido, em conjunto com a AGERE, “dentro de dois anos, todas as linhas de água do concelho estarão em condições”, ou seja, completamente despoluídas e desobstruídas”.
[Correio do Minho]

Conhecer o adversário…KKS Lech Poznan

SC Braga - Jogos - Liga Europa
O SC Braga participa pela primeira vez na Liga Europa (onde na época passada foi eliminado no play-off’s de acesso à prova), após a passagem pela Liga dos Campeões já esta época. No sorteio de hoje em Nyon, na Suíça, deu - se a conhecer o adversário, a sorte ditou que o KKS Lech Poznan, será o próximo adversário desta prova, é um clube da cidade polaca de Poznan, com 600 mil habitantes, localizada no centro da Polónia, nesta que é uma visita estreante em terras polacas, pois a equipa dos Gverreiros do Minho nunca jogou neste país em provas oficiais, terá uma deslocação longa (+/- 2253 quilómetros), onde jogará a 1ª mão a 17 de Fevereiro em Poznan, e a 2º mão a 24 de Fevereiro em Braga. O Lech Poznan é clube que tem crescido muito nos últimos anos, na época passada foi campeão do seu país (seis títulos), em 2009 ganhou uma Supertaça polaca, e que nos últimos anos tem sido “cliente” habitual das provas da UEFA. Não se pense que os Kolejorz ‘s (apelidados de ferroviários), são mais uma equipa de Leste desconhecida e com pouco valor desportivo, já esta época na Liga Europa, têm surpreendido alguns clubes, entre eles a Juventus de Itália, e que até ganhou em casa, ao todo milionário, Manchester City. Não se adivinham facilidades, mas com a humildade e a garra que fizeram o SC Braga como ele é hoje, chegaremos aos oitavos – de - final, onde o próximo adversário sairá do jogo entre Sparta Praga vs Liverpool.
Colourful PoznanStadion Lecha - Euro 2012lech-poznan shirtLech Poznan fansLech Poznan team

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Para descontrair !



peixe : avião - Um acordo qualquer

domingo, 12 de dezembro de 2010

Ó meu Braga, ó meu Braga, onde andas tu…

SC Braga ©maisfutebol

©maisfutebol
Falta atitude, falta ambição, falta muita coisa a este Sporting Clube de Braga, Vice – Campeão 2009-2010.

Desporto Bracarense

Campeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (2) ©european-athletics

©european-athletics


Campeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (1) ©european-athleticsCampeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (4) ©european-athleticsCampeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (7) ©european-athleticsCampeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (6) ©european-athleticsCampeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (5) ©european-athleticsCampeonato Europeu de Corta-Mato Albufeira 2010 - (3) ©european-athletics


Atletismo
Campeonato Europeu de Corta – Mato Albufeira 2010
Decorreu esta tarde em Albufeira, o Campeonato Europeu de Corta Mato, onde os atletas e ex - atletas do SC Braga, obtiveram excelentes, Jéssica Augusto conquistou a medalha de ouro, ao terminar a prova em (26m52s), Dulce Felix (26m59s), conquistou a medalha de bronze. Do SC Braga estiveram em prova ontem, Bárbara Ferreira a ser a melhor portuguesa (30º lugar), a selecção portuguesa acabou no 8º lugar com 165 pontos, na categoria de juniores femininos, nos S23 masculinos participaram dois atletas braguistas, Tiago Costa (7º lugar), e Ricardo Vale, tendo este terminado a prova em (85º lugar), no colectivo a selecção portuguesa terminou em 7º lugar, com 133 pontos.
Andebol
ABC 1º Divisão Nacional 15ª Jornada
SL Benfica 26-29 ABC
MB/Colégio 7 Fontes 1º Divisão Nacional 15ª Jornada
MB/Colégio 7 Fontes 31-35 Madeira SAD
Futebol
Merelinense FC 2ª Divisão Nacional 12ª Jornada
União da Madeira 3-0 Merelinense FC
SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 17ª Jornada
Freamunde 0-0 SC Braga
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 17ª Jornada
Merelinense FC 1-2 Moreirense FC
SC Braga Juvenis 1ª Divisão – Série A 19ª Jornada
SC Braga 2-0 Freamunde
SC Braga Infantis 1ª Divisão – Série A 16ª Jornada
SC Braga 3-1 FC Vizela
Merelinense FC Infantis 1ª Divisão – Série A 16ª Jornada
Merelinense FC 3-0 SC Mirandela
Futsal
SC Braga 2ª Divisão Nacional – Série - A 9ª Jornada
SC Braga 3-3 Póvoa Futsal
ASCR Nogueiró 2ª Divisão 9ª Jornada
ASCR Nogueiró 6-5 Boavista
Hóquei em Patins
Hóquei Clube de Braga 1ª Divisão 11ª Jornada
Gulpilhares 2-2 HC Braga
Voleibol Feminino
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1 1ª Fase
GC Santo Tirso 3-1 SC Braga
Parciais - (27-25, 25-14, 20-25, 25-16)

sábado, 11 de dezembro de 2010

Projectos Bracara Avgusta | Edifício Dynamic

Projectos Braga -Edifício Dynamic (1) ©mventura
©mventura
O Edifício Dynamic foi desenhado pelo ateliê Manuel Ventura & Associados, é um projecto para uma edificação dedicada ao comércio e serviços, e que será enquadrado entre as Avenidas Robert Smith e Dr. Francisco Salgado Zenha, segundo rumores, albergará um supermercado gourmet da sigla “Superdecor”, do grupo El Corte Inglés. Este projecto foi apresentado no World Arquitecture Festival, o maior certame de arquitectura mundial que decorreu em Barcelona, um edifício harmonioso e bonito de se ver, mas que parece entalado entre os prédios adjacentes e a Circular, mereceria com toda a certeza outra localização. O mesmo está já em fase de construção.

+ pormenores do projecto

Projectos Braga -Edifício Dynamic (2) ©mventuraProjectos Braga -Edifício Dynamic (3) ©mventuraProjectos Braga -Edifício Dynamic (4) ©mventuraProjectos Braga -Edifício Dynamic (5) ©mventuraProjectos Braga -Edifício Dynamic (6) ©mventuraProjectos Braga -Edifício Dynamic (7) ©mventura

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Realmente, o Norte continua a ser o Porto…

Campanha Turismo de Portugal


Sempre que leio diversos jornais, reparo na publicidade com a sigla “Descubra Portugal”, e pergunto a outros leitores habituais, quantas vezes já viram fotografias ou vídeos a promoverem a nossa região, ou mesmo cidade? Pois, já sei a resposta, o facto é que a promoção turística no Norte está confinada, ao Porto e Douro. Após a extinção das 19 regiões de turismo com a entrada em vigor do decreto-lei n.º 67/2008, de 10 de Abril, as entidades como a Região de Turismo Verde Minho acabaram, criando uma espécie de centralização financeira no que toca a verbas de promoção do turismo, mas que são injustamente distribuídas. O “outro” é que tem razão «o turismo está uma bagunça».

Recolha de alimentos, para o Banco Alimentar de Braga

©harpeidanca

Fotografias tiradas durante a recolha de alimentos para o Banco Alimentar de Braga em Novembro de 2010

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Gverreiros da utopia, caem de cabeça levantada…

Shakhtar Donetsk SC Braga ©record

©record

Era preciso, não um milagre, mas sim uma exibição brilhante, mas tudo fugiu por entre o esforço de toda a equipa. O sonho terminou, acordados de um orgulho que nos ia na alma, o sonho acabou na gélida cidade ucraniana de Donetsk. Uma boa entrada no jogo, em que a surpresa da convocatória foi Aníbal esteve muito bem, até parecia que já jogava há muito tempo na equipa (ganhou – se um defesa), bom a sair para o ataque e com uma boa qualidade de passe, mas as alterações à equipa não ficaram por aqui, Filipe deu lugar a Artur, que em Leiria para o campeonato fez uma boa exibição apesar da derrota. Primeira parte muito boa, com os Gverreiros a pressionar alto, não deixando muito espaço para subir aos jogadores do Shakhtar Donetsk, tendo inclusive alguns lances de perigo, Miguel Garcia que parece talhado para os jogos europeus, correspondeu no geral com uma boa exibição, Rodriguez, é aquele “relógio” na altura que é preciso esteve quase sempre no sítio certo. O pecado continua a acontecer, o ultimo passe está a falhar, talvez aí estivesse a falta de objectividade do ataque, apesar da boa replica dada.
Segunda parte com mais pressão inicial, da equipa de Mircea Lucescu, de Londres vinham boas notícias, o Partizan tinha empatado, a esperança aumentou. Domingos sabia disso, e logo ao minuto 68 faz a primeira substituição, tirando Alan e fazendo entrar Lima, arriscando no tudo por tudo, minuto 72 sai Luís Aguiar, entra Hugo Viana, a falta de Alan, levou o SC Braga a fazer o jogo do “pontapé para a frente” na esperança que Matheus fizesse o “sprint” para a baliza. Nada resultou com o pretendido, a eficácia ucraniana e brasileira, matou o jogo, fazendo terminar o “sonho” de continuar na Liga dos Campeões.
Orgulhosos de todas as batalhas ganhas, nenhum clube português tinha ganho em Sevilha, os Gverreiros ganharam a batalha, nenhum clube português tinha ganho na Sérvia, os Gverreiros ganharam a batalha. Espera – se que em relação à Liga dos Campeões seja um até já, Mas atenção, ainda estamos nas competições europeias, podemos fazer história também na Liga Europa, onde somos cabeça-de-serie, vai ser o continuar a orgulhar Braga cidade, o Minho, e Portugal.

Arsenal 6-0 SC Braga ©uefaSC Braga 0-3 Shakhtar Donetsk ©uefaSC Braga 2-0 Partizan ©uefaPartizan 0-1 SC Braga ©uefaSC Braga 2-0 Arsenal ©uefaShakhtar Donetsk 2-0 SC Braga

Vida, para uma cidade…

Braga ©Molineli

©Molineli

A iniciativa “Compra fora d’ horas”, foi um sucesso, segundo revela o Correio do Minho, segurando – se na Associação Comercial de Braga, este tipo de acções são louváveis, se olharmos que a vida e a azáfama no centro histórico prolonga - se até mais tarde. Contudo não chega, o centro histórico precisa de juventude e a juventude do centro histórico, não só com gente às compras se tira o vazio em que esta zona cai, após o crepúsculo. Não sei qual é a percentagem habitacional da zona histórica, mas seria conveniente abrir espaços de diversão nocturna, com certeza não será consensual esta atitude, mas todos sabemos que o centro histórico a partir das 20h é um imenso espaço vazio e sem vida. Acerca de uns estive em Bilbão, e das coisas que mais gostei foi do centro histórico deles, aliás diga – se, muito parecido com o nosso, as ruas de pedra lapidada, estavam repletas de gente, com o seu copo na mão, numa amena cavaqueira, muitos exibindo símbolos do orgulho basco, mas que davam um ambiente acolhedor a toda aquela zona, com lojas abertas á uma e algumas até às duas da madrugada, era isto que gostava de ver na minha cidade que adoro e amo.

segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Grande Prémio de Literatura - DST 2010 | Maria Velho da Costa

Maria_Velho_Costa
Maria Velho da Costa, pode ser uma escritora desconhecida para alguns, mas esta, tem já, uma obra bastante recheada, com vários títulos editados, é licenciada em Filologia Germânica pela Universidade de Lisboa e tem o curso de Grupo - Análise da Sociedade Portuguesa de Neurologia e Psiquiatria. Foi leitora do King's College, em Londres, Presidente da Associação Portuguesa de Escritores e adida cultural em Cabo Verde. O Lugar Comum foi o seu primeiro livro, ainda nos tempos da censura, de onde apenas se livrou após o 25 de Abril de 1974. Myra foi o título com que a escritora recebeu o Grande Prémio de Literatura - DST 2010. «Myra faz-se acompanhar por um cão. Não um cão qualquer, mas um cão de combate, um cão de matar, treinado para o sangue e para o medo. Porém, nas suas mãos e carícias o animal torna-se dócil, amigo, companheiro de segredos, fiel secretários das lágrimas e dos desejos. Às tantas Myra julga encontrar o seu Sul, julga conhecer o amor. Mas os seus passos têm o destino da miséria – há seres a quem a vida parece negada à nascença. Acelerando para o amor, Myra reencontrará o ódio e a desdita. Tal como Rambo, o cão que também ele parece ter a morte na linha do existir, o cão que nos diz que pior do que ele, um cão dito de matar, é mesmo o homem, esse, sim, verdadeiro animal de matar.
«Myra» é, pois, um livro de procura, mas um livro de desencanto. É um livro sobre nós, sobre o país que somos, um país que desaprendeu de olhar ao outro, um país atravessado pela marginalidade, pela impunidade e pelo desnorte. É sobre um Sul que deixou de o ser e que, cada vez mais, parece ser apenas um território «accionista do Sol», «linda vista para o mar», «remorso de todos nós» que o vemos e vivemos «com horror mal disfarçado».
[PTN]

domingo, 5 de dezembro de 2010

Desporto Bracarense

Domingos Vieira - Conquista o Torneio Internacional da Túnisia ©SC Braga
©SC Braga

Boccia
È com orgulho que vemos mais um braguista espalhar o nome do clube pelo mundo, Domingos Vieira da secção de Boccia de desporto adaptado do SC Braga, conquistou a Medalha de Ouro no Torneio Internacional da Tunísia, o mesmo venceu todos os jogos disputados (4 jogos) 21-0; 9-1; 15-0 e 12-1
Andebol
ABC 1º Divisão Nacional 14ª Jornada
Após a derrota a meio da semana com FC Porto, e que valeu a perda da liderança do campeonato de andebol, o ABC voltou ontem às vitórias, onde venceu o CF Belenenses por 30 - 27, José Rolo, Tiago Pereira, e Luís Bogas foram os melhores marcadores ambos com cinco golos cada. Na próxima jornada o ABC desloca – se a Lisboa para defrontar o Benfica.
MB/Colégio 7 Fontes 1º Divisão Nacional 14ª Jornada
O Colégio Sete Fontes lá continua de derrota em derrota, desta feita foi nos Açores ao perder com o Sporting da Horta por 31-27, com este resultado o MB/Colégio 7 Fontes encontra – se em penúltimo lugar com 18 pontos. Na próxima jornada a equipa bracarense joga em casa com o Madeira Sad.
Futebol
SC Braga Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 15ª Jornada

O SC Braga em juniores deslocaram – se a Santa Maria da Feira, ao terreno do Feirense e perderam por 4-1, um jogo muito contestado pela comitiva bracarense, contestação motivada pela validação de dois golos em claro fora de jogo, onde se reclama também as expulsões exageradas de dois jogadores do SC Braga, de referir que este jogo teve cinco expulsões, duas para os da casa e três para os Gverreiros do Minho. O golo arsenalista foi marcado por João Manuel. Com esta derrota o SC Braga encontra – se na terceira posição a quatro pontos do segundo lugar.
Merelinense FC Juniores 1ª Divisão Zona Norte 2010 – 2011 15ª Jornada
O Merelinense FC juniores, voltou a perder em casa desta feita com o Leixões, 0-1 foi o resultado final, nota para o número quatro da equipa bracarense, Gabriel que fez um grande jogo apesar da derrota. O Merelinense FC tem nesta altura cinco pontos encontrando – se no penúltimo lugar da 1ª Divisão Zona Norte.
SC Braga Juvenis 1ª Divisão – Série A 17ª Jornada
Os juvenis do SC Braga empataram em casa (1-1) com o Penafiel, o golo bracarense foi apontado por Gama, apesar do resultado, os “pequenos” Gverreiros continuam a sua caminhada rumo à próxima fase, continuando a ter a melhor defesa do campeonato em que disputa.
SC Braga Infantis 1ª Divisão – Série A 15ª Jornada
Nesta classe o SC Braga soma e segue, com nova goleada desta feita imposta ao Mirandela em casa deste por 0-7, os golos bracarenses foram marcados por Bruno Rocha (3 golos), André Bonjardim (2 golos), Kákà e João Owen com um tento cada. O SC Braga continua a ter a melhor defesa (6 golos sofridos) e o melhor ataque (76 marcados) e ausência de derrotas, um registo impressionante.
Futsal
SC Braga/AAUM 2ª Divisão Nacional - Série - A 8ª Jornada
No Futsal o SC Braga/AAUM perdeu (3-1) no Porto com o Boavista, com este resultado a equipa braguista perdeu a liderança do campeonato e ainda viu o Viseu Futsal aproximar – se do segundo lugar, a classificação está assim ordenada – 1º Covão Lobo, 2º SC Braga, 3º Viseu Futsal.
ASCR Nogueiró 2ª Divisão Nacional - Série A 8ª Jornada
O ASCR Nogueiró, voltou finalmente às vitórias e logo fora do seu terreno, venceu o Foz por 3-4, este resultado fez com que a equipa subisse alguns lugares, estando no décimo lugar com nove pontos.
Hóquei em Patins
Hóquei Clube de Braga 1ª Divisão 10ª Jornada
O HC Braga perdeu (3-4) este fim-de-semana em casa com o actual campeão português da modalidade, fruto de uma má primeira parte, onde ao intervalo o resultado 0-3 cifrava bem o adormecimento da equipa bracarense. Na segunda parte a história foi outra, a equipa treinada por Vítor Silva entrou bem mais perigosa e fruto disso conseguiu o empate com Nunes (2) e Pedro Alves (1) a serem os marcadores do HC Braga, a dois minutos do fim da partida o FC Porto fez o golo do resultado final.
Voleibol Feminino
SC Braga Campeonato Nacional da Divisão A1 1ª Fase
A equipa do SC Braga em voleibol, perdeu em casa com o Clube K por 0-3, aqui ficam os resultados parciais SCB 0-3 CK (22-25, 19-25, 22-25).

A união faz a força.


O caso da curva da Circular de Braga, foi dado a conhecer por um anónimo, que quis alertar para um problema, que, diga – se, tem contornos para entrar para o livro de recordes do Guiness face ao número de acidentes já verificados. A mediatização do caso vem revelar que a cidadania ou se lhe quisermos chamar o “envolvimento da população” tendo em vista os problemas do concelho, cresceu, com figuras anónimas a aproveitarem os meios de divulgação sejam eles a internet, televisão ou a sua página social, a dar a conhecer casos que os prejudicam no seu dia-a-dia. O propósito é relembrar que à alguns anos atrás, comia – se e calava – se, ficava – se à espera que algum membro camarário tropeçasse nos problemas do cidadão comum e confiando, na sua boa fé, os solucionasse. É pena que só a nossa geração tenha este espírito reivindicativo, faltou reivindicar quando nos tiraram o eléctrico da cidade, faltou protestar quando destruíram edifícios emblemáticos da cidade tais como o Palacete Matos Graça, o Grande Hotel Central, ou a sede do Banco Nacional Ultramarino (demolidos na década de 1970). Recentemente tivemos a petição para o regresso do eléctrico à cidade, promovida por Pedro Morgado, actualmente temos em curso a discussão sobre o “atropelamento” das Sete Fontes por parte da variante do Hospital, estamos no caminho certo, temos de persistir com esta luta e impedir que se continue a atropelar o património bracarense em prol da “gula” dos senhores do betão. Que assim se continue.

Onde é que já se viu isto…

UD Leiria 3-1 SC Braga ©CM
©CM
Não à muito a dizer sobre a derrota do SC Braga em Leiria por 3-1, a sorte continua a não acompanhar a equipa braguista, o minuto 14, revelou – se fundamental para o desfecho do jogo, foi neste minuto que após lesão, Elderson teve de sair para entrar Miguel Garcia, a entrada deste viria a tornar - se “trágica”. Não valerá a pena individualizar as culpas de mais esta derrota, porque quando se perde, todos perdem, mas sabemos quem ficou a ganhar, quem se andou a passear no relvado a semear cartolinas, e que impressiona como está na categoria onde se encontra, parece ter sido um frete encomendado, se olharmos que no próximo fim-de-semana, joga – se o futuro na Taça de Portugal. Habilidosos…

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quem diz a verdade não merece castigo…

Costa Guimarães CM

Costa Guimarães
Correio do Minho
Um deputado por Braga
Quantas vezes se diz mal dos nossos deputados à Assembleia da República, metendo-os todos no mesmo saco. A generalização é sempre um acto de desonestidade gerado pela preguiça intelectual e pela determinada vontade de não querer ver (a pior cegueira, não é?) Parafraseando o autor do hino da Alegria, celebrizado por Beethoven, António José Seguro, deputado eleito por Braga, tem sido um homem valente porque é dos poucos que tem pensado em si mesmo em ultimo lugar, dando prioridade aos interesses superiores dos que o elegeram. António José Seguro foi o único que se atreveu, dentro do grupo socialista a condenar não tributação de dividendos antecipados nas empresas. Marchou contra essa deslealdade para com os portugueses num contexto de austeridade, porque “ninguém pode ficar excluído dos sacrifícios”. “A única coisa que vos quero dizer é que sou fiel a um princípio: o país, no estado em que está, em que pede sacrifícios aos portugueses, esses sacrifícios têm de ser partilhados por todos de uma forma justa, ninguém pode ficar excluído desses sacrifícios e, por isso, fiz duas propostas no grupo parlamentar nesse sentido e uma delas tem a ver com a necessidade de haver uma iniciativa autónoma que permita que os dividendos que algumas empresas se preparam para antecipar sejam objecto de um imposto ou de uma taxa”, afirmou António José Seguro. Para este deputado eleito por Braga, “todos devem dar contributos no sentido” da moralização da vida pública e “ninguém pode ficar de fora”. Mais, disse o deputado que os bracarenses elegeram: “quando se pedem sacrifícios a toda a gente, todas as pessoas têm de fazer um esforço nesse sentido, não seria aceitável que os que mais têm pudessem aproveitar uma situação legal, que do ponto de vista legal não tem nenhum problema, mas que do ponto de vista moral, a meu ver, configura uma deslealdade com aquilo que é pedido aos portugueses que menos têm”. “Ninguém — conclui — se pode pôr de fora desse esforço, sobretudo quando são pedidos às pessoas com menos posses e menos rendimentos, é importante que as pessoas que têm mais rendimentos possam também do ponto de vista ético e moral fazer um esforço nesse sentido (…) todos os sinais, vindos da política, do sector empresarial, de todos os sectores da sociedade portuguesa, sejam sinais de que todos estão disponíveis para este esforço nacional, é isso que se pede e é aquilo que eu como deputado considero que é minha obrigação, que é meu dever”. Esta posição pode não resultar em nada, mas marca a diferença de um eleito que é “penhor de segurança” para quem acreditou nele e mostra como é errado enfiar todos os deputados no mesmo saco da incoerência. A António José Seguro alia-se também a presença frequente junto daqueles que o elegeram. Com um deputado destes, além de termos um pouco mais de segurança, sentimos que não nos abandonou depois de nos apanhar o voto. A diferenciação positiva da fidelidade ao dever tem de ser celebrada
para travar a generalização dos deputados “maria vai com as outras”…

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Ignorância, daqueles que são ignorantes…

Pedro Póvoa - atleta do SC Braga - taekwondo ©José Ricardo Estudante

Pedro Póvoa, 15 vezes campeão nacional, conquistou este domingo o 3.º lugar (categoria de menos 58 Kg) no VI Open de Paris em Taekwondo.

Na prova que se disputou este fim-de-semana na capital francesa, uma das mais importantes do calendário internacional e pontuável para o 'ranking' mundial, participaram ainda outros dois atletas portugueses, Mário Silva (menos 68 Kg) e Jean-Michel Fernandes (menos 80 Kg).
Silva e Fernandes, ambos de 17 anos de idade, conseguiram o 5.º lugar nas respectivas categorias, após terem ganho quatro combates, tantos quanto Pedro Póvoa.
Para além de Portugal e do país anfitrião, estiveram representados mais 30 países: Alemanha, Andorra, Inglaterra, Arménia, Azerbeijão, Bélgica, Bósnia, Bulgária, Camarões, Canada, Chipre, Croácia, Dinamarca, Escócia, Espanha, Estados Unidas, Finlândia, Georgia, Grécia, Haiti, Israel, Itália, Kasaquistão, Rússia, São Tomé e Príncipe, Sérvia, Eslovénia, Suécia, Suíça e Turquia.
[Diário de Notícias]


Fosse Pedro Póvoa, atleta de uns clubes que toda a gente sabe, podem ter a certeza de que vinha bem mencionado o nome do clube a que pertencia, pois bem, este senhor é atleta do SC Braga, a prova que o ecletismo, também tem bons resultados, quando rodeado pelas pessoas certas, os atletas Mário Silva, Jean-Michel Fernandes pertencem à secção de Taekwondo do SC Braga, de referir que também Eduardo Rodrigues competiu neste torneiro representando o clube bracarense.

o mundo da blogosfera


ARQUITECTURA - Arqblog § A barriga de um Arquitecto § Atwarchitecture § Land 4us § O Despropósito § Palavras da Arquitectura § Posthabitat § Sapatos Vermelhos § Um Sitio FILATELIA - Adiafa Filatelia § Atms Portugal § Design e Filatelia § Filatelia Cubense § Filatelia e Gastronomia § Filatelicamente Centro § Marcas e Selos § Núcleo de Filatelia de Faro § Mundo Filatélico § Selos e Cartas FOTOGRAFIA - Momentos e Olhares § Imagenário § O Elogio da Sombra § Lusitanicus § Fotoben § .Blog § Arte Fotográfica § Da Janela § Arte Photographica § Grifo Planante § Um Olhar Sobre... LIVROS - Bibliotecário de Babel § Bibliotecas em Portugal § Balcão de Biblioteca § Da Literatura OPINIÃO -31 da Armada § 100 Nada § 5 Dias § A Aba de Heisenberg § A Curva da Estrada § A Máfia Portuguesa § A Barbearia do Senhor Luís § A Toupeira § A Voz do Povo § Abrupto § Adufe § Aguarelas Portuguesas § Amor e Ócio § Anarca Constipado § Arcadia § Arrastão § Aspirina b § Atlântico § Avesso do avesso § Bandeira ao Vento § Bairro do Amor 2 § Baixa Autoridade § Bananas da República § Bandeira ao Vento § Bicho Carpinteiro § Blogo Existo § Blogo Social Português § BloGotinha § Blue Lounge Cafe § Boa Sociedade § Bode Expiatório § Briteiros § Blasfémias § Blogue de Letras, Artes e Ideias § B-site § Bicho Carpinteiro § Berra-boi § Bitaites § Bidão Vil § Blue! § Blog Operatório § Blogaria Pegada § Bomba Inteligente § Blue Lounge § Blue Moleskin § Breviário das Coisas Breves § Blogue dos Marretas § Caixa de Pregos § Caminhos da Memória § Cantigueiro § Causa Nossa § Clube dos Pensadores § Corta Fitas § Câmara Corporativa § Câmara dos Comuns § Cão com Pulgas § Cacaoccino § Cheiro a Pólvora § Cachimbo de Magritte § Cão de Guarda § Cibertulia § Cinco Dias § Claras em Castelo § Coisas como elas são § ContraFactos § Coreia do Norte § Crítico § Crónicas da Terra § Crónicas do Professor Ferrão § Crónicas de Campanha § Coisas do Antigamente § Desesperada Esperança § Devaneios § Delito de Opinião § Diário da Barafunda § Dias que voam § Do Portugal profundo § Entre as Brumas da Memória § E Deus criou a Mulher § É tudo gente morta § Entre Deus e o Diabo § Escrita em dia § Erecções 2009 § Esquerda Republicana § Etceteras entre Tempos § Espelho Mágico § Fábrica Sombria § Filosofia de Curral § Fora dos Eixos § Filinto Melo § Foram-se os anéis § Fórum Comunitário § French Kissin'Frenesi § Forja de Palavras § Galo Verde § Geração Rasca § Governo Sombra § Gravidade intermédia § Grande loja do Queijo Limiano § Hoje há conquilhas amanhã não sabemos § Há Vida em Markl § Incontinentes Verbais § Ilhas § Imprensa Falsa § In a Lonely Place § Indústrias Culturais § Infinito Pessoal § Irmão Lúcia § Jugular § Jornalismo e Comunicação § Jazza-me muito § Kontrastes § Klepsydra § Kontratempos § Ladrões de Bicicletas § La Force des Choses § Ladrões de Bicicletas § Lâmpada Mágica § Lauro António Apresenta § Lei Seca § Léxico Familiar § Linha do Horizonte § Lilás com Gengibre § Linha dos Nodos § Local & Blogal § Lóbi do Chá § Loja de Ideias § Loucos de Lisboa § Ma-schamba § Machina Speculatrix § Malaposta § Manchas § Mania dos Quadradinhos § Mar Salgado § Margens de Erro § Melancómico § Meditação na Pastelaria § Mel com Cicuta § Memória Virtual § Miniscente § More all of me § Meninas e Moças, Cachopas e Gaijas § Mme Mean § Nu Singular § Nunca Mais § O Carmo e a Trindade § O Canhoto § O Diplomata § O País Relativo § O Regabofe § Orgia Literária § Papéis de Alexandria § Pedra do Homem § Ponto Media § Porta do Vento § Poço dos Negros § Rua da Judiaria § Ruas dos Bragas, 223 § Rui Zink § Sempre a Produzir § Sete Vidas como os Gatos § Somos Portugueses § The Sound of Silence § Tomar Partido § Umblogsobrekleist § Vida das Coisas § Vidro Duplo § Wehavekaosinthegarden § Zero de conduta §