
Estamos em época natalícia e a azáfama já começou, há muitos presentes para comprar e pouco dinheiro para gastar é certo, mas na rua do Souto em Braga é ver as nossas gentes com sacos nas duas mãos todas apressadas para ver outras lojas, num canto da rua vê-se uma senhora a vender as tão gostosas castanhas, outras a vender balões, as principais ruas estão iluminadas com arranjos natalícios tornando as mesmas mais harmoniosas, mais bonitas, chamando mais gente a visita – las, o frio aperta as pessoas vestem - se com casacos, cachecóis, luvas tudo o que consiga para tolerar o frio, mas no natal não podemos ter só consumismo também temos que ter solidariedade, a Associação Comercial de Braga deveria fazer uma campanha juntamente com os lojistas para os mais necessitados, para aqueles que menos têm, o natal é para todos não para os que podem.
3 comentários:
O natal é uma época feliz onde reina a abundância. Pena que as pessoas não se lembrem que muito pouco é imenso para quem precisa, e não falo em dinheiro, falo numa palavra amiga, em um carinho, um gesto. Neste natal vamos por no nosso sapatinho um pouco de amor para todas as crianças que precisam e para todos os idosos que como nós já foram jovens um dia.
O Natal cada vez mais é uma época de consumismo. A tradicional época natalícia no minho inicia-se no dia 8 de Dezembro (a azafama de decorar a casa e em algumas casas construir o presépio) e perdura até ao dia 6 de Janeiro com várias actividades culturais e sociais. Hoje em dia inicia-se em Novembro e termina no dia 24 de Dezembro. Até o cantar das janeiras e dos reis estam em vias de extinção. Hoje matam-se pela patente de um bolo rei.
Puro consumismo.
Nunca tinha visto tanta gente a fazer compras fora dos Centros Comerciais, como em Braga. No outro dia mal podia passar no meio das pessoas. E é como diz, com tanta gente e tanta pressa, como ver os outros, necessitados ou não...
Boas festas :)
Enviar um comentário