
Francisco Sanches (1550-1622) Médico, filósofo e matemático. Nasceu no território pertencente à diocese de Braga, judeu convertido foi em 1550 baptizado na Igreja de São João do Souto, da mesma cidade, em 25 de Julho de 1551.Com 12 anos saiu de Portugal e foi para Bordéus, onde se matriculou e frequentou o famoso colégio de Guiana, que era um foco intenso de renovação intelectual, em que influíam o Renascimento italiano e o reformismo religioso. Em 1569 saiu de Bordéus para a Itália. Seguiu ali estudos de medicina, aprendendo a investigar em cadáveres. Mais tarde, de novo em França, prosseguiu essa prática no hospital de Toulouse, onde foi director dos serviços médicos durante mais de trinta anos. Em 1573 matriculou-se na Faculdade de Medicina de Montpellier e, dois anos depois, fixou residência em Toulouse, onde permaneceu até ao fim da vida, ensinando medicina, tendo sido considerado nesta universidade um dos mestres mais ilustres. Como homenagem póstuma foi colocado o seu retrato num dos ângulos da sala dos Actos e lá permanece. Braga não o esqueceu, levantando-lhe uma estátua e dando o seu nome a uma escola. foto:i.c.
1 comentário:
Meus caros patrícios,
Tenho imenso interesse sobre a obra de Francisco Sanches.
Gostaria de contar com colaboração dos amigos quanto sua influência à obra de Rene Descartes e até mesmo, de um possível plágio.
Sabemos que eram freqüentes as práticas da espionagem em Portugal na época dos descobrimentos e toda a Europa se interessava pelos mais diferentes tipos de manifestação culturais e científicos daquele tempo.
A matemática de Descartes, já se aplicava naquele tempo a navegação.
O navegador português, Duarte Pacheco Pereira dominava e criou seu próprio método de coordenadas, que lhe permitiram inclusive, ser ele o primeiro navegador a atravessar o Atlântico e ser ele, o verdadeiro descobridor das terras do Brasil cujo motivo, levou Portugal, ao Tratado de Tordesilhas.
Manekolopp do Rio de Janeiro
www.elbufon.com.br
www.euseitudo.com.br
_____________
Enviar um comentário