
A Aeronorte, empresa de transporte aéreo com sede em Braga, vai construir um novo hangar no Aeródromo Municipal de Bragança, que lhe permitirá transportar passageiros, em 2008, de Trás-os-Montes para o Porto, Lisboa e Paris, afirmou ontem fonte da empresa. A directora-executiva da Aeronorte, Leana Ribeiro, adiantou à Lusa que o hangar, um investimento de um milhão de euros, colmatará necessidades já identificadas na região, “onde existe uma forte procura de voos de ligação ao Porto e Lisboa, durante todo o ano, e ainda voos para Paris, em especial no Verão e por alturas da Páscoa e do Natal”. “Com o novo hangar em Bragança, a Aeronorte vai melhorar a sua operacionalidade e a sua eficácia”, garantiu a responsável. Em sua opinião, esta nova infra-estrutura vai, ainda, “impulsionar o desenvolvimento do Aeródromo Municipal de Bragança e contribuir para uma maior dinâmica da economia local”. “O projecto do novo hangar tem tido o melhor apoio da Câmara de Bragança, cidade que se situa numa posição geoestratégica privilegiada na Península Ibérica, a 200 quilómetros do Porto e a 300 de Madrid”, acentuou Leana Ribeiro. A Aeronorte, que centra a sua actividade na aviação comercial e executiva, torna-se, assim, na primeira empresa de transporte aéreo com instalações próprias em Bragança. A empresa, sedeada no Aeródromo de Palmeira, em Braga, perspectiva atingir, em 2008, um volume total de negócios de 10 milhões de euros. Leana Ribeiro sublinhou que “a Aeronorte foi, também, a primeira companhia de aviação a ter aeronaves baseadas no Aeroporto do Porto, no âmbito da aposta na aviação comercial e nos voos executivos para os empresários e figuras públicas da região”. Sem que o nosso aeródromo não tem comprimento que chegue para receber aeronaves com maior porte, mas numa altura em que o nosso presidente de câmara quer fazer investimentos em parceria público-privado, porque não acolher este tipo de investimentos? Braga tem potencial não muito mas poderia receber trafego de emigrantes que são muitos no nosso Minho que muitos tem, seria bom que o nosso presidente de câmara abra os olhos e comece a planear o futuro.
3 comentários:
A Aeronorte também faz voos de higcost do aeroporto Sá Carneiro para vários destinos na Europa, Brasil e América do Norte (se não me engano).
Mas voltando para Braga, o actual aeródromo de Braga não possuiu dimensão, comprimento de pista, para este tipo de voos. E como sabemos, a visão curta dos governantes bracrenses bloquearam uma possível expansão do dito, ao autorizarem a construção desorganizada de vivendas em torno dele. Agora queixam-se do ruido. Não tenho pena nenhuma, afinal o aeródromo e autódromo já lá estão à muito, antes de qualquer casinha nas redondezas. Culpa dos governantes e de quem foi lá construir.
Este investimento é muito importante para Bragança e para Tras-os-Montes!!... Para Braga teriar que ser outra solução...
Haverá necessidade deste tipo de investimento, quando Braga tem um aeroporto a 25 minutos de distância?
Já repararam quanto tempo demora um habitante de Gondomar a Chegar ao aeroporto Sá Carneiro? e se a viagem for feita a uma hoa de ponta? Certamente mais tempo do que um morador na cidade de Braga.
Enviar um comentário