
Braga e o Minho têm dois jornais de referência o Diário do Minho e o Correio do Minho, e segundo várias sondagens são a nível regional até os mais lidos, mas nem o facto de serem uma referência para a região se opta por um jornalismo isento, um jornalismo que saiba investigar e aprofundar as notícias em causa, que seja rigoroso, que tenha boas manchetes, e acima de tudo envolvimento com a região à sua volta, ora se o primeiro se dedica a questões religiosas o segundo anda sempre a compasso da câmara, outra coisa que deixam muito a desejar são os textos e as manchetes que por vezes têm erros muito grosseiros,os sítios online destes jornais aos fins de semana e por vezes à semana praticamente não são actualizados. Estes dias saiu mais um número do semanário bracarense "o balcão", neste jornal nota se que tem um grafismo dos anos oitenta e contém também muitos erros, um jornal que se quer afirmar não pode cometer estes dois "pecados" estará condenado ao fracasso? Só o tempo o dirá,mas duma coisa não há dúvida Braga sendo a terceira maior cidade de portugal merecia um jornalismo melhor.
6 comentários:
Se Portugal acabasse em Vila Nova de Gaia era. O Balcão é que antes de nascer já o era. É assim a mentalidade cosmopolita das terceiras cidades. Braga tem uma particularidade que difere em absoluto da terceira cidade: Coimbra cativa e Braga farta. Eu sou de cá e estou danado por voltar para lá. Se não gostam do balcão façam melhor. Não esqueçam é que eu trabalho com engenheiros mede in UM que dizem: e quem faz o págamento ao pessoal de baloungo?
Respondo ao Sr. anónimo, se tem dúvidas em Braga ser a terceira maior cidade do país faça uma consulta pela internet e verá que tanto a nível populacional como a nivel economico Braga supera Coimbra e penso que estes argumentos contam e muito, quanto ao facto do semanário "O Balcão" respondo lhe assim, não gosto que Braga e a Região tenha um jornal só por ter para isso é preferivel que acabe já.Quanto aos engenheiros (julgo que queria dizer made)made in U.M. tenho um na minha familia que está a trabalhar numa das maiores empresas de construção civil de espanha, vai a congressos e colóquios e saiu á cerca de ano e meio da universidade, como vê nem todos são iguais.Um abraço.
Sr. Sérgio Gonçalves:
Eu acho que em Braga há uma euforia muito grande relativamente aos seus 161.000 hab. (censo 2001). Não estamos a falar da cidade mas do Concelho. Somei, para o mesmo censo, a população das 7 freguesias "clássicas" de Braga e obtive 68.800 habitantes. Cidade para mim é um aglomerado urbano em casco contínuo e consolidado. Vamos (versão optimista) incluir neste casco Ferreiros, Real, Gualtar, Fraião, Lamaçães, Lomar e Nogueira(?): dará um total de aproximadamente 100.000 pessoas. Ou seja, quase 2/3 dos bracarenses vivem na cidade. O concelho, esse sim é o mais populoso foras das áreas metropolitanas. Coimbra não tem menos que 100.000 habitantes. A sua população trabalha predominantemente nos serviços (escolas, hospitais, administração pública) que se localizam dentro do tal casco urbano, incluindo a Penitenciária paredes meias com a universidade. Para se entender melhor o meu raciocínio diga-se que a UC tem 3 pólos (dentro da cidade) e ainda há o politécnico. Há muito mais estudantes em Coimbra que em Braga que moram dentro da cidade e nos censos, são considerados população presente e não residente.
Da marktest relativamente ao artigo dos 25 concelhos com 50% do poder de compra obtive: Coimbra 1,61% e Braga 1,57%.
Do site da ANMP retiro os seguintes valores para IRS pago nos municípios (tem muito a ver com vencimentos, nivel de vida e poder de compra): Braga - 111.000.000€ e Coimbra - 182.000.000€.
Considerando a diferença existente em 1973 quando lá cheguei como estudante pode dizer-se que Braga está no bom caminho.
O handicap é o vencimento mensal (problema de todo o Norte) o que exige requalificação das pessoas e empregos. Há o INL e a Incubadora do Fojo mas ficou para trás o parque tecnológico porque o das Taipas é de Guimarães. Coimbra deixou fechar quase toda a indústria tradicional mas tem no terreno o Coimbra i Parque.
Cumprimentos,
Bernardo Pereira
Meu Caro Sr. Sérgio Gonçalves, fazendo uma análise com rigor, com imparcialidade e com alguma exigência, o Jornais em Braga estão pobres e conotados. repare, não são os Jornalistas. O Semanário O Balcão tem um caminho editorial próprio e acima de tudo é gratuito, pelo menos não ofende a bolsa do leitor quando compra um jornal e só constata "lixeira" informativa. Acho que Braga merecia melhor e com uma certificação de maior qualidade da sua "comunicação social" já instalada. A cidade e o concelho de Braga precisa de mudar de mentalidade institucional a nível local, é por isso que os Jornais regionais não evoluem porque sabem o risco económico quando não pactuam com a política local que está no poder. Percebeu o que pretendo dizer? Não seja tão convencido e procure verificar outras realidades por este país fora sem protagonismo, falsa profecia de imagem e sem os tentáculos do "polvo" autárquico que controla a cidade de Braga. Talvez o Semanário O Balcão ainda venha a incomodar muita gente com a sua difença.
Sr. Sérgio Gonçalves: escreve-se "saiu HÁ cerca de um ano..." ai ai ai...
Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!
Enviar um comentário