O historiador de literatura Agostinho Domingues, de Braga, publicou um livro intitulado «Nova homenagem a Sá de Miranda», editado pela «Calígrafo» com mais de 100 páginas e que inclui uma biografia do poeta quinhentista, informou o autor.
A obra apresenta alguns elogios a Sá de Miranda feitos por contemporâneos, apreciações críticas da autoria de consagrados estudiosos da sua obra e ainda uma antologia mirandina.
«A edição justifica-se pelo facto de, no corrente ano, se comemorar o 450.º aniversário da morte do escritor, ocorrida ou na Casa da Tapada (Amares) ou em Duas Igrejas (Vila Verde), estando sepultado na Igreja de Carrazedo (Amares)», salientou.
Agostinho Domingues é licenciado em Filologia Românica pela Universidade de Coimbra, mestre em Língua e Literatura Portuguesa pela Universidade do Minho e doutorado na área de História Moderna pela Univ. do Porto.Foi professor do ensino secundário e da Escola do Magistério Primário de Braga, tendo ainda leccionado na Universidade do Minho, aposentando-se quando exercia a docência na Escola Sá de Miranda (Braga).Da sua bibliografia destacam-se os livros que dedicou ao estudo do Humanismo em Portugal (Damião de Góis ou o ensino dos Jesuítas), mas também escreveu sobre João Garcia de Guilhade, Gil Vicente, Padre António Vieira e ainda Fernando Pessoa.Foi deputado à Assembleia Constituinte e à Assembleia da República, vereador da Câmara Municipal de Amares e dirigente associativo, ajudando a fundar a Associação «Autores de Braga» e a Associação Cultural «Francisco Sá de Miranda».in:semanário sol
Sem comentários:
Enviar um comentário