Ontem ficou confirmado que uma empresa de Braga (Aeronorte), ganhou o concurso para a ligação aérea entre Trás-os-Montes e Lisboa, á uma semana atrás surgiu a notícia que a Região de Turismo Leiria/Fátima equacionam negociar com companhias low cost para utilizarem aquele aeródromo, entretanto em Viseu o presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, defende que o Aeródromo Gonçalves Lobato seja capacitado para receber voos regionais, charters e low cost, na Covilhã decorre um processo para a construção de um aeroporto, a Câmara abriu concurso para uma pista de 2,2 quilómetros que permitirá a utilização de aviões com lotação até 120 lugares, confirmou o presidente da Câmara da Covilhã, Carlos Pinto, o aeroporto poderá servir voos “low cost” e área logística.
Na nossa região, nada se faz nesta matéria, o aeródromo de Braga está “entalado” pelo Autódromo Vasco Sameiro, sem capacidade de expansão, deixaram construir no redor da pista logo aí perdeu espaço para crescer, os dirigentes da nossa região e mais o Presidente da Câmara Municipal de Braga, deviam pensar nisto, Braga e o Minho não podem andar sempre a reboque do Porto, porque não se começa a preparar terreno para esta estrutura, deve se definir a futura localização do Aeroporto do Minho (nome que dou, porque penso que é uma estrutura para uma região) e impedir a construção nesse mesmo espaço, á quem defenda que o A.M. deve ficar localizado no “sapal de Prado, pois também acho que será a melhor localização para o A.M., porque quanto mais longe ficar do Aeroporto Francisco Sá Carneiro melhor, mais, se Bragança tem capacidade para ter dois voos diários entre esta cidade transmontana e Lisboa e tem procura, imaginem Braga (concelho), que tem cinco vezes mais em população, continuo a achar que um aeroporto na região teria pernas para andar, acho havia muitas oportunidades de negócio, recentemente a Aeronorte mudou as suas instalações de manutenção para Bragança porque o aeródromo de Braga não tinha capacidade de expansão.
Na nossa região, nada se faz nesta matéria, o aeródromo de Braga está “entalado” pelo Autódromo Vasco Sameiro, sem capacidade de expansão, deixaram construir no redor da pista logo aí perdeu espaço para crescer, os dirigentes da nossa região e mais o Presidente da Câmara Municipal de Braga, deviam pensar nisto, Braga e o Minho não podem andar sempre a reboque do Porto, porque não se começa a preparar terreno para esta estrutura, deve se definir a futura localização do Aeroporto do Minho (nome que dou, porque penso que é uma estrutura para uma região) e impedir a construção nesse mesmo espaço, á quem defenda que o A.M. deve ficar localizado no “sapal de Prado, pois também acho que será a melhor localização para o A.M., porque quanto mais longe ficar do Aeroporto Francisco Sá Carneiro melhor, mais, se Bragança tem capacidade para ter dois voos diários entre esta cidade transmontana e Lisboa e tem procura, imaginem Braga (concelho), que tem cinco vezes mais em população, continuo a achar que um aeroporto na região teria pernas para andar, acho havia muitas oportunidades de negócio, recentemente a Aeronorte mudou as suas instalações de manutenção para Bragança porque o aeródromo de Braga não tinha capacidade de expansão.
Fica aqui uma breve historia do aeródromo de Braga.
O Aeródromo de Braga surgiu através de progressivas transformações de antigos campos de lavoura e bouças na freguesia de Palmeira, designado como "Campo de Aviação", nome pelo qual ainda é reconhecido o actual Aeródromo, inaugurado a 22 de Junho de 1929 com a aterragem dum avião militar monomotor "Junker -F13", pilotado pelo capitão Amado da Cunha.
A História deste aeródromo confunde-se até certa altura com a História do Aero Club de Braga.in: wikipedia.org
A História deste aeródromo confunde-se até certa altura com a História do Aero Club de Braga.in: wikipedia.org
1 comentário:
E que tal em Pedralva? Sairia mais caro, mas o impacto seria menor, desde ruído e visual. O corredor aério seria por zonas florestais, ou contrário de Prado pelo meio da habitação.
Mas com uma ligação por TGV directa de Braga ao Sá Carneiro poderá ser melhor em termos de oferta. Por outro lado o Sá Carneiro está a crescer, e já está limitado a uma pista. Preparar tereeno em Braga poderá ser uma garantia para que qd o Sá Carneiro atingir o limite, bastaria um upgrade ao de Braga.
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