A Associação de Festas do S. João de Braga vai apresentar uma queixa á direcção de informação da RTP pela forma como a estação pública de televisão tratou noticiosamente as festividades do santo popular na capital minhota.Na edição de ontem do Jornal da Tarde,não houve qualquer referencia ao S.João de Braga ao contrario do que sucedeu relativamente as festas no Porto na Figueira da Foz e na Madeira.Vítor Sousa presidente da Associação de Festas diz que são todos os bracarenses que ficam marginalizados pelo critério da estação publica de televisão ao ignorar aquilo que se faz no S.João de Braga. in: antena minho
____________________
Já não é a primeira vez que a RTP, “despreza” os vários tipos de eventos, realizados em Braga e até na região Minhota. Esta é já, uma guerra antiga que os bracarenses têm com uma estação que se diz pública e que é paga por todos nós, mensalmente. Refiro me á RTP - Centro de Produção do Norte - Porto, porque tem mais meios que outras delegações, e como não acredito que as ordens para fazer a cobertura de qualquer evento no Norte, tenham que vir de Lisboa, retiro disto tudo que á aqui um certo desprezo na mediatização de acontecimentos que se passam em Braga. O facto da cidade dos Arcebispos estar a 50 quilómetros do Porto, não pode continuar a ser justificação para não ter uma delegação da RTP, mais, não se percebe, que cidades como Viseu, Bragança, Viana do Castelo tenham delegações da televisão pública e Braga que tem população equivalente as estas três cidades não tenha uma, mas atenção, não quero com isto dizer que estas cidades não devem ser contempladas com delegações da televisão pública, a mesma tem a obrigação de cobrir a maior parte do território nacional, até porque é paga por todos nós portugueses, enquanto isso o que se pode fazer para já, é continuar a enviar email s, para o Provedor da Televisão, que, digamos, é uma autêntica fachada, porque nas respostas às reclamações, vem sempre o mesmo palavreado, digámos que existe uma espécie de copy paste.
3 comentários:
Por acaso...
Festas de Santo António lá pra baixo, era vê-los a passar tardes inteiras de emissão...
São João tá queto... mal passa. E o que passa parece que é só do Porto...
Bah...
Pois é... Viseu tem uma delegação da RTP que nem se digna reportar as Marchas de Santo António que desfilaram com brilhantismo no passado dia 20 na Av. da Europa, aqui na cidade, onde acorreram muitos milhares de pessoas. Nem na noite de anteontem, compareceu no Rossio onde as Marchas classificadas evoluiram e ficaram a saber as classificações!
A TURMA LUSA DE LISBOA que é um grupo que pratica a arte e tradição no lançamento de balões de S. João, deslocou-se em 2007 a Braga para assitir as Festas de S. João. Claro e evidente que o mais interessante que íamos a procura de ver, seria o lançamento de balões que conforme informação dada, a cidade de Braga também mantinha essa tradição. Infelizmente, não vimos nem um balão no céu e o Porto a pouco distante era um verdadeiro espectáculo no céu e os balões sendo vistos em directo pela RTP 1.
Penso que aí está a diferença. É que o Porto cumpre religiosamente com as suas tradições e não proibe ninguem de as praticar, como foi o caso da comissão de festas de Braga que nesse ano proibiu o lançamento de balões. Se as autoridades não proibem e não há Lei de proibição nessa data, então de quem é a culpa. Propaganda enganatória das Festas de Braga. Por isso a RTP 1 prefira transmitir do Porto, que realmente é o unico lugar de Portugal que preserva por inteiro as suas tradições. Se Braga não está contente, só tem que tentar pela SIC ou a TVI a transmissão em directo das suas festas de S. João, do qual acredito que para fazer frente a RTP 1, são mesmo capazes de fazer um contrato para transmissão.
Um coisa é certa, aprendam com o Porto porque em matéria de S. João, eles vencem por goleada.
Francisco Silva
TURMA LUSA DE LISBOA
"Balão no céu, alegria na terra"
Enviar um comentário