«Manuel Tão, professor da Universidade do Algarve e doutorado em Economia dos Transportes, não tem dúvidas de que a melhor solução para a rede ferroviária a norte do Porto era ligar estas duas "pontas soltas" do Minho. "Pela realidade da região, seria um investimento essencial", reitera. Manuel Tão antecipa que essa ligação "teria um tráfego próprio, até por causa da Universidade do Minho, que tem um pólo em cada cidade", mas seria capaz de gerar um tráfego suplementar associado à alta velocidade. "Braga terá uma estação de alta velocidade e faz todo o sentido que as linhas convencionais distribuam esses fluxos"» …«Manuel Tão entende que a concretização da linha depende mais "de uma questão política do que de disponibilidade de fundos". O preço unitário por quilómetro de ferrovia é semelhante ao da construção de uma auto-estrada, com a vantagem de que o caminho-de-ferro consome menos um terço de terreno. Em 2003, o Estado investiu 75 milhões de euros nos 17 quilómetros da A11 que ligam as duas cidades. Tão acredita que com a mesma verba era possível ligar as duas principais cidades do Minho por comboio.» in: público / flickr - bragablog / por: forúm skycrapercity
Não foi eu que disse foi um especialista em transportes…
Á muitos anos que se fala na possível ligação em carris entre Braga e Guimarães, mas das ideias á pratica já lá vão uns longos anos, recentemente aquando a concretização do projecto Quadrilátero Urbano entre as quatro maiores cidades do distrito, se pensou que, com este reunir de forças seria possível desencravar a ideia e concretiza la no terreno, mas nota se, que não á avanços nem muita vontade por parte dos autarcas das duas cidades nesta matéria, ainda para mais, quando está para breve o inicio das obras da linha de Comboio de Velocidade Elevada entre Porto - Braga – Vigo, linha esta que até poderia ser uma grande alavanca para a concretização deste projecto entre Braga e Guimarães, resta nos, andar ao sabor do mar e esperar que alguém eleja, como uma prioridade, a ligação destas duas cidades por comboio.
1 comentário:
As cidades não devem andar ao sabor de nada. Devem exigir aos seus eleitos que exijam o que lhes é devido. Quanto a isso e no que a Braga diz respeito tenho muitas dúvidas que saida o que é exigir.
Aliás a cidade, via 28 de Maio, está ligada a dois fenómenos elucidativos da sua têmpera e aqui espero que não volte a censurar-me pois vou apenas constar uma (duas) verdades histórico-sociológicas:
Mesquita Machado (1976;2013) = Salazar (1932;1968) + 1.
Sintomático, não?!
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