DESTAQUE - DESTAQUE - DESTAQUE
De mim não posso fugir, paciência!
Organização: Theatro Circo de Braga
Local: Theatro Circo de Braga
Data: 18 de Setembro (Quinta feira) a 19 de Setembro (Sexta feira)
Horário: 21.30h
------------------------
“De Mim Não Posso Fugir, Paciência!” é o mais recente projecto que a bailarina e coreógrafa de dança contemporânea Tânia Carvalho apresenta no Theatro Circo a 18 e 19 de Setembro de 2008.Interpretada por quatro bailarinos – Luís Guerra, Maria João Rodrigues, Marlene Freitas e Ricardo Vidal – e uma pianista – a própria Tânia Carvalho –, “De Mim Não Posso Fugir, Paciência!” explora «os movimentos que um pianista deveria aprender de modo a interpretar a música». Recorrendo ao expressionismo, «tendência de um artista para distorcer a realidade de modo a suscitar um efeito emocional», Tânia Carvalho, para quem «tocar um instrumento implica ser um bailarino», coloca nesta peça o seu interesse pelo modo como a música não produz qualquer efeito se o pianista não estiver sintonizado com o sentido e o ritmo da coreografia.Como marionetas manipuladas pelo pianista, a peça, que tem por base um texto de Patrícia Caldeira, desenrola-se através das reacções dos bailarinos aos gestos do pianista, concretamente ao som produzido pelo piano e aos momentos de silêncio, que resultam igualmente dos movimento executados pelos bailarinos e que, desta forma, se desenvolvem em mútua influência.Contudo, a coreógrafa afasta a categorização deste trabalho dos domínios da improvisação: «a minha intenção é visar o todo, a totalidade da composição, de tal forma que, no palco, a impressão será a de que as reacções entre bailarinos e pianista acontecem em plena reciprocidade pela primeira vez».
CONFERÊNCIAS - CONFERÊNCIAS - CONFERÊNCIAS
Adventures in Global Optimization
Organização: Grupo NSOS - Centro Algoritmi da Universidade do Minho
Local: Edifício da Escola de Engenharia Universidade do Minho
Data: 19 de Setembro (Sexta feira)
Horário: 15.00h
-----------------------------------
O grupo de investigação NSOS do Centro Algoritmi da Universiade do Minho está a organizar um conjunto de seminários que irão decorrer até ao final de 2008.O primeiro realiza-se no dia 19 de Setembro, de 2008 no Anfiteatro do novo edifício da Escola de Engenharia, no Campus de Gualtar.- Adventures in Global OptimizationPor Michael Bartholomew-Biggs - Numerical Optimisation Centre; School of Physics Astronomy and Mathematics - University of Hertfordshire (England)O seminário terá duas partes. A primeira, das 15h00 às 16h00, e a segunda, das 16h30 às 17h30.Será servido café com bolos e salgados no intervalo.A entrada é livre.
DANÇA - DANÇA - DANÇA
Projecção de Vídeos de Dança
Organização: Estúdio Helena Mendonça
Local: Estúdio Helena Mendonça, Praça Camilo Castelo Branco
Data: 21 de Setembro (Domingo)
Horário: 15.00h - 18.00h
---------------------------------------
Estúdio de Ballet e Pilates Helena Mendonça apresenta, dia 21 de Setembro de 2008, uma Projecção dos seguintes Vídeos de Dança:"A Bela Adormecida" - Teatro Mariinskiy"Seeds" - Coreografia Helena Mendonça.A entrada é gratuita, mediante insrição prévia até 19 de Setembro de 2008.
EXPOSIÇÕES - EXPOSIÇÕES - EXPOSIÇÕES
Imagens & Ideias - Flávio Freitas
Organização: Junta de Freguesia de S. Víctor
Local: Junta de Freguesia de S. Víctor
Data: 12 de Setembro (Sexta feira) a 3 de Outubro (Sexta feira)
Horário: Seg. - Sex.: 09.00 -19.00
-------------------------------------------
A Junta de Freguesia de S. Victor apresenta, de 12 de Setembro a 3 de Outubro de 2008 na sua Galeria, a exposição'Imagens & Ideias' de Flávio Freitas.Flávio Freitas, conhecido Fotógrafo Bracarense, amante da Arte de Fotografar desde os 14 anos, expõe um interessante conjunto de fotografias da realidade da nossa região e que animam uma das páginas mais apreciadas do Jornal Bracarense “Correio do Minho”.
LIVROS - LIVROS - LIVROS
Memórias em Fado (2ª Edição) - Apres. Livro
Organização: Livraria Centésima Página
Local: Livraria Centésima Página
Data: 20 de Setembro (Sábado)
Horário: 17.00h
Local: Livraria Centésima Página
Data: 20 de Setembro (Sábado)
Horário: 17.00h
---------------------------------------
Sessão de autógrafos e apresentação do livro 'Memórias em Fado (2ª Edição)', de Manuel Silva Cardoso, dia 20 de Setembro de 2008, na Livraria Centésima Página. No contexto da apresentação haverá um momento de fado. A venda deste livro reverte na totalidade a favor do Simão, uma criança de três anos, que nasceu com Paralisia Cerebral Grave do projecto Poesia Mágica (ACOFA), associação que promove eventos solidários a favor de crianças que necessitam de apoio médico em casos de extrema gravidade.
MÚSICA - MÚSICA - MÚSICA
Recital de Música Indiana
Organização: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Local: Museu Reg. de Arqueologia D. Diogo de Sousa
Data: 24 de Setembro (Quarta feira)
Horário: 21.30h
----------------------------------------
Realiza-se, Quarta-feira, dia 24 de Setembro de 2008, no Museu D. Diogo de Sousa, o Recital "Música da Índia Moghul: Raga Darbari Kanada - recital em surbahar", por Franklin Pereira.Franklin Pereira começou a aprender sitar na Índia, na cidade de Poona, em 1981; continuou estudos em Benares, em 1982 e 1985. Em 1989, 2004, 2007 e 2008 voltou à Índia para retomar as aulas de sitar. Teve também aulas de surbahar e de rudraveena.Desde 1985 que actua em Portugal, a solo ou acompanhado.Neste recital, é interpretado o raga Darbari Kanada em surbahar.
TEATRO - TEATRO - TEATRO
O Escaravelho Contador (Reposição)
Organização: Companhia de Teatro de Braga
Local: Pequeno Auditório do Theatro Circo de Braga
Data: 20 de Setembro (Sábado) a 21 de Setembro (Domingo)
Horário: Dia 20 às 16.00h; Dia 21 às 11.00h
Data: 27 de Setembro (Sábado) a 28 de Setembro (Domingo)
Horário: Dia 27 às 16.00h; Dia 28 às 11.00h
Horário: Dia 27 às 16.00h; Dia 28 às 11.00h
------------------------------------------
A Companhia de Teatro de Braga apresenta em reposição, dias 20, 21, 27 e 28 de Setembro de 2008 no Theatro Circo, O Escaravelho Contador. SinopseComo uma caixa dentro de uma caixa, dentro de uma caixa, dentro de uma caixa o escritor escreve as histórias que o escaravelho por sua vez lhe contou a ele e que o encenador transforma em imagens no teatro e que por sua vez os actores são os fazedores. Assim, o livro do Pina "Histórias que me contaste tu" se transforma em teatro para os mais novos que por sua vez levarão os mais crescidos a acompanhá-los nestas histórias vivas.
in: braga.com.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário