
««Podemos ganhar um ou dois minutos por comboio, mas não resolvemos o problema", afirmou ontem, em Braga, Carlos Reis, da Refer, num debate sobre as potencialidades da ligação ferroviária entre as duas capitais de distrito. Esse facto deve-se ao "estrangulamento" existente na Trofa, onde a passagem dos comboios se faz em via única.»»
««Apesar dos constragimentos, a linha de Braga é para a CP um "caso de sucesso". "Atingimos em 2007 o nível de procura previsto para 2014", sublinha Otília Sousa. Desde a renovação da ligação, em 2004, o número de passageiros cresceu de 3,4 milhões anuais para cinco milhões no ano passado. A introdução de novos horários, em Março, fez com que o ramal de Braga registasse um crescimento de 13 por cento no número de passageiros.»»
««Face à procura, a CP Porto começa a sentir necessidade de introduzir mais comboios. Deste modo, em Setembro começam a circular mais sete composições no serviço comercial dos eixos do serviço urbano. Trata--se de automotoras Alston, fabricadas nos finais da década de 70, e que faziam serviço regional. Estes comboios foram completamente remodelados recentemente e adaptados ao serviço urbano e são uma solução provisória, já que a encomenda de novos comboios feita pela pela CP só deverá ser atendida num prazo de quatro a cinco anos.»»
O debate de anteontem em Braga foi organizado pela comissão de utentes da linha ferroviária. A comissão recolheu 7015 assinaturas na petição pela melhoria do serviço naquela ligação e fez chegar as suas pretensões à Assembleia da República. in: publico.pt
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