««Os utentes da linha de caminho-de--ferro Braga-Porto vão ter que esperar até 2011 para fazerem a viagem em 40 minutos. A reivindicação do movimento de passageiros, lançada em finais de 2007, só poderá ser satisafeita depois das obras de construção da variante da Trofa.»»
««Podemos ganhar um ou dois minutos por comboio, mas não resolvemos o problema", afirmou ontem, em Braga, Carlos Reis, da Refer, num debate sobre as potencialidades da ligação ferroviária entre as duas capitais de distrito. Esse facto deve-se ao "estrangulamento" existente na Trofa, onde a passagem dos comboios se faz em via única.»»
««Apesar dos constragimentos, a linha de Braga é para a CP um "caso de sucesso". "Atingimos em 2007 o nível de procura previsto para 2014", sublinha Otília Sousa. Desde a renovação da ligação, em 2004, o número de passageiros cresceu de 3,4 milhões anuais para cinco milhões no ano passado. A introdução de novos horários, em Março, fez com que o ramal de Braga registasse um crescimento de 13 por cento no número de passageiros.»»
««Face à procura, a CP Porto começa a sentir necessidade de introduzir mais comboios. Deste modo, em Setembro começam a circular mais sete composições no serviço comercial dos eixos do serviço urbano. Trata--se de automotoras Alston, fabricadas nos finais da década de 70, e que faziam serviço regional. Estes comboios foram completamente remodelados recentemente e adaptados ao serviço urbano e são uma solução provisória, já que a encomenda de novos comboios feita pela pela CP só deverá ser atendida num prazo de quatro a cinco anos.»»
O debate de anteontem em Braga foi organizado pela comissão de utentes da linha ferroviária. A comissão recolheu 7015 assinaturas na petição pela melhoria do serviço naquela ligação e fez chegar as suas pretensões à Assembleia da República. in: publico.pt
Sem comentários:
Enviar um comentário