««a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho descobriu uma grande necrópole romana em plena Avenida da Liberdade, em Braga. Segundo o Diário do Minho desta segunda-feira, várias dezenas de sepulturas, algumas delas com esqueletos quase inteiros, foram já colocadas a salvo»»
««o Diário do Minho escreve ainda que a descoberta da necrópole romana foi feita em Janeiro, altura em que a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho deu inicio às escavações que decorrem no quarteirão ocupado pelas antigas instalações dos Correios»»
««as escavações estão a ser pagas por uma empresa privada que vai no local construir um novo centro comercial, o jornal escreve que esta empresa terá dado indicações para que os achados não fossem divulgados publicamente, razão pela qual, a descoberta não terá ainda sido comunicada à Câmara Municipal de Braga»» in: antena-minho/foto: diário do minho
-------------------------------
Pergunto - Como é que a Câmara Municipal de Braga não sabe desta intervenção, ainda por cima na zona sensível da cidade que é?
--------------------------------
Pergunto - Haverá interesses em ocultar esta descoberta?
--------------------------------
Só espero que agora não façam como outros vestígios encontrados na cidade, ou seja, construir um edifício comercial em cima da dita “necrópole romana” e isolar a descoberta de todos os bracarenses.
3 comentários:
Andam todos distraídos? A presidente da Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho, em entrevista ao 'Correio do Minho', a 31 de Maio deste ano, revelava a descoberta da necrópole. A Câmara de Braga não lê jornais? Os jornalistas não lêem jornais?
Tanto quanto sei, a Câmara Municipal acompanhava as escavações através do seu Gabinete de Arqueologia. Contudo, quem coordena os trabalhos científicos e quem foi contratado pelo dono da obra, o Grupo Regojo, foi a Unidade de Arqueologia da Universidade do Minho.
Afinal, porque é que só agora é que a UA/UM e o dono da obra vão falar publicamente sobre os achados? Quem anda a esconder o quê? A Câmara, ao menos nesta questão, parece-me que não está implicada... Mas, que a Comunicação falhou, isso falhou.
isto prova que em braga só há um jornal... E o que ele não noticia não existe..
Enviar um comentário