- CONCLUSÕES DO ESTUDO DE MOBILIDADE
- A CIDADE DE BRAGA APRESENTA UM PADRÃO URBANÍSTICO DE INTERESSANTE COMPACIDADE QUE NÃO É CORRENTE NAS CIDADES MÉDIAS PORTUGUESAS, O QUE SIGNIFICA POTENCIAL PARA UMA MAIOR UTILIZAÇÃO DE SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS – COLECTIVOS OU INDIVIDUAIS - CAPAZES DE PROMOVEREM UM ELEVADO PADRÃO DE MOBILIDADE PARA AS PESSOAS E ORGANIZAÇÕES.
- OS SERVIÇOS DE TRANSPORTES PÚBLICOS DE BRAGA ASSENTAM EXCLUSIVAMENTE NO MODO RODOVIÁRIO COLECTIVO – AUTOCARRO – E TERÃO ESGOTADA A MARGEM DE PROGRESSÃO EM TERMOS DE CAPTAÇÃO DE NOVOS CLIENTES, DADO O GRAU DE DEPENDÊNCIA DA POPULAÇÃO RESIDENTE RELATIVAMENTE AO TRANSPORTE INDIVIDUAL E O CONGESTIONAMENTO AUTOMÓVEL QUE DIFICULTA GANHOS DE FIABILIDADE NO AUTOCARRO.
- VERIFICANDO-SE UMA MENOR DIVERSIDADE DE SOLUÇÕES ALTERNATIVAS AO "CARRO PRÓPRIO", DESIGNADAMENTE DE MODOS SUAVES PARA DESLOCAÇÕES INTRAURBANAS DE CURTA DISTÂNCIA, SEJA POR INSUFICIENTE INFRAESTRUTURA - NO CASO DO "A PÉ" -, OU POR FALTA DE INFRAESTRUTURA PRÓPRIA - NO CASO DA BICICLETA -, É DIFÍCIL CONTAR COM AUMENTO SIGNIFICATIVO DA MOBILIDADE DOS CIDADÃOS EM ARTICULAÇÃO COM UMA UTILIZAÇÃO MAIS FREQUENTE DO AUTOCARRO.
- NÃO TENDO MUITO MAIS MARGEM DE PROGRESSÃO DO PONTO DE VISTA DO AUMENTO DA MOBILIDADE INTERNA, O ACTUAL MODELO URBANO, ASSENTE NUMA GENERALIZAÇÃO DA ACESSIBILIDADE AUTOMÓVEL, IMPOSSIBILITA O FUTURO CUMPRIMENTO DE METAS AMBIENTAIS E, MAIS IMPORTANTE, UM DESEMPENHO ENERGÉTICO ADEQUADO. É PORTANTO A PRÓPRIA COMPETITIVIDADE DA ECONOMIA URBANA QUE PODE VIR A ESTAR EM CAUSA.
- UMA ALTERAÇÃO SUBSTANCIAL E PROFUNDA DA ACTUAL SITUAÇÃO INDUTORA DE UM NOVO PARADIGMA PARA A MOBILIDADE URBANA NA CIDADE DE BRAGA, IMPLICA UMA PROFUNDA REFORMA NA GESTÃO DOS ESPAÇOS-CANAL DISPONÍVEIS, QUE DEVERÁ ESTAR ASSOCIADA A UM NOVO PROTAGONISMO DA EMPRESA MUNICIPAL DE TRANSPORTES (TUB-EM) NO QUE RESPEITA QUER À GESTÃO DE NOVA INFRAESTRUTURA COMO À CRIAÇÃO DE NOVOS SERVIÇOS PÚBLICOS, COLECTIVOS E INDIVIDUAIS.
- PARALELAMENTE, A POLÍTICA MUNICIPAL DE URBANISMO E MOBILIDADE TERÁ DE SER ORIENTADA NO SENTIDO DA PROMOÇÃO DO "CIDADÃO MULTIMODAL", OU SEJA, DE UMA ALTERAÇÃO DE ÂMBITO CULTURAL (HÁBITOS), EM PARALELO COM A EVOLUÇÃO DA DIVERSIFICAÇÃO DA OFERTA DE INFRAESTRUTURA E DE NOVAS SOLUÇÕES DE TRANSPORTE.
- COLOCAR OS TUB-EM NUM PLANO DE COMPETITIVIDADE NA EUROREGIÃO NORTE DE PORTUGAL-GALIZA PASSA POR UMA ESTRATÉGIA DE ALIANÇAS/ CRESCIMENTO DA BASE TERRITORIAL DE OPERAÇÃO, E DE INCREMENTO DE SERVIÇOS PARA NOVAS ÁREAS DE NEGÓCIO, PREPARANDO-SE ASSIM PARA O NOVO QUADRO DE COMPETIÇÃO NO ÂMBITO DAS CONCESSÕES DE SERVIÇO PÚBLICO APROVADAS A NÍVEL COMUNITÁRIO.
Vejam aqui o "Estudo de Mobilidade á População Residente no Concelho de Braga"
Vejam aqui o parecer técnico do E.M.P.R.C.B.
2 comentários:
espero que seja o principio de uma verdadeira rede de transportes na cidade de Braga.
Ver para crer
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