O Gabinete da Presidência da Câmara Municipal de Braga tornou público esta sexta-feira (7 de Março) o seguinte comunicado:
Hospital de Braga
Foi hoje (7 de Março) formalmente anunciada a conclusão do processo de selecção do parceiro privado para a “Concepção, Projecto, Construção, Financiamento, Conservação e Exploração do Hospital de Braga”.De acordo com despacho conjunto dos ministros de Estado e das Finanças, Teixeira dos Santos, e da Saúde, Ana Jorge, publicado em “Diário da República”, ultrapassada que está a fase negocial entre os dois primeiros seleccionados, que ditou a opção pelo concorrente “Agrupamento Escala Braga”, «o processo encontra-se em condições de prosseguir com vista à finalização da minuta de contrato».Neste contexto, a Presidência da Câmara Municipal de Braga não pode evitar a óbvia expressão de satisfação pela conclusão de tão delicado processo negocial, que permite – conforme se evidencia no texto ministerial – evoluir para a fase última, conducente ao início da efectiva construção da nova unidade de saúde.O despacho ora publicado confirma igualmente o calendário processual assumido pelo Governo e reiteradamente veiculado pelo Presidente da Câmara Municipal, augurando para breve o início da execução de tão significativo quão importante equipamento, deveras fundamental para a qualidade da rede de saúde que serve Braga e a região.A evolução para a contratualização desta parceria publico-privada põe igualmente fim, assim se espera, às eternas vozes da desgraça, cujo verbo varia consoante se sentem implicadas no processo: quando a decisão competia a alguns dos seus pares, emudeciam; quando a decisão competia a outrem, o ruído era tão assíduo quanto evidenciador de regozijo, como se a demora lhes aduzisse dividendos eleitorais.Ultrapassada aquela que se considera uma das fases mais difíceis deste processo, a Presidência da Câmara Municipal de Braga faz, assim, questão de se antecipar a essas vozes na manifestação de sincera satisfação pelo cumprimento dos prazos anunciados.Não sendo necessário repeti-lo, julga-se por bem sossegar ainda as mesmas vozes – as mesmas de sempre, embora com variações de timbre – de que, no que implica com o Município de Braga, os compromissos assumidos serão consumados no tempo adequado e sempre que o evoluir do processo o justifique, como outra coisa não seria de esperar.
Câmara Municipal de Braga, 7 de Março de 2008
P’ O Gabinete da Presidência, in: municipiobraga.blogspot.com
4 comentários:
Olhem que não é este hospital. Este, salvo erro, é do consórcio que incluía a Teixeira Duarte.
Graças a Deus. A "lesma" sempre anda. Será que vai ser desta? Ainda tenho dúvidas com a força que as autoridades da Nossa Terra têm mostrado junto do poder central não admira que isto demore uma eternidade. Lembram-se quando este projecto foi iniciado? Creio que há mais de 20 (vinte) anos. Mas um dia há-de ser nem que para isso as coisas e as pessoas tenham de mudar profundamete. A ver vamos.
É vergonhoso que o senhor presidente da câmara afirme que tudo decorreu dentro dos prazos previstos, só porque o governo é da sua cor política. Não queira esconder a verdade. Toda a gente sabe que o que foi anunciado agora já vem com mais de um ano de atraso segundo os prazos estabelecidos pelo antigo ministro Luis Filipe Pereira (este sim deu um grande avanço no processo do novo hospital). Segundo as datas estabelecidas então a gestão do hospital de s marcos deveria ter sido entregue ao consorcio vencedor em haneiro de 2007. Já vamos em Março de 2008 e só agora este governo anunciou o consorcio vencedor. Será porque não enteressaria ao eng Mesquita Machado esta mudança de gestão. É que como todos sabem o seu irmão vai perder o poleiro de administrador do s marcos. Mas não tenham pena que ele já arranjou um tacho no hospital de Barcelos. Ainda tem a lata de vir na revista Sim dizer que o político da família é o irmao. Deve estar a esquecer-se que é um comissário político, ainda por cima de qualidades no minimo duvidosas.
Concordo em absoluto com os comentários. O que se vê é um encolher de ombros devido à côr política das pessoas envolvidas. Estão nesses lugares para defenderem os interesses desta Cidade e desta Região e à custa dos votos deste Povo, mas isso pouco interessa. Muito mais importante para um próximo futuro é preservar uma boa imagem, para quando acabarem os mandatos, haver um bom tacho arranjado lá pelos amigos camaradas de partido. Isso está mais que garantido (se não houver mijo fora do penico). Fiquem atentos e verão como se confirmará o que digo. Esta gente quer mordomias, prestígio, vaidade, serem colocados em lugar de destaque e de preferência sem fazer nada porque é isso que gostam e estão habituados.
Enviar um comentário